faceboook

Por que você deveria aprender a linguagem PHP?

Usada como base para sites como Facebook, WordPress e Wikipédia, aprender a linguagem PHP é fundamental para quem quer atuar com desenvolvimento web!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Pense em grandes sites, como Facebook, WordPress, Wikipédia. Apesar de servirem a propostas diferentes, seus sistemas têm algo em comum: todos foram desenvolvidos em cima da linguagem PHP. Mas o que é isso?
Quando se fala em desenvolvimento web, diversas linguagens são utilizadas na programação de sites. E uma das mais difundidas no mercado é justamente o PHP. O motivo é claro: ela foi aprimorada ao longo dos anos, e por meio dela diversas plataformas famosas foram desenvolvidas e continuam em plena expansão.
Então, por qual motivo é preciso aprendê-la? Quais são as principais aplicações dessa linguagem? Qual é a relevância do curso de PHP para o mercado? A resposta para essas e outras perguntas é o que veremos no artigo de hoje! Confira:

A importância da linguagem PHP

Criado em 1995 por Rasmus Lerdorf, o PHP tinha como principal objetivo ser uma alternativa formal de linguagem para web. E, por suportar desde pequenos até grandes páginas, essa linguagem foi aperfeiçoada com o passar do tempo para suprir as necessidades dos diferentes grupos.
Atualmente, ele é um software livre, o que faz com que muitos programadores o utilizem na hora de criar os seus sites. E, com ele, é possível começar a escrever scripts simples dentro de poucas horas.
Seus códigos são transformados em HTML com facilidade — algo bastante interessante para um programador iniciante — e são ricos em recursos, o que é essencial para profissionais que já atuam no mercado há algum tempo.

Vantagens do aprendizado

Algumas vantagens tornam ainda mais importante o aprendizado da linguagem PHP. A seguir, enumeraremos algumas das principais:

1. Gratuidade

Para começar a utilizar a linguagem PHP, não é preciso adquirir nenhuma licença de utilização do software. Isso quer dizer que ninguém cobrará taxas ou royalties ao desenvolvedor, permitindo que ele possa explorar a ferramenta à vontade durante o seu aprendizado, e também no seu dia a dia como profissional.

2. Qualidade

O PHP foi muito difundido desde a sua criação, o que permitiu um amadurecimento gigantesco dele. E, como a linguagem esteve na mão de diferentes desenvolvedores pelo mundo, isso permitiu que atualizações consistentes fossem feitas, garantindo qualidade para os profissionais que utilizam a linguagem.
Essa é a garantia de que avanços continuarão a acontecer, visto que o sistema é livre.

3. Usabilidade

Segundo uma pesquisa da Web Technology Surveys, a linguagem PHP é utilizada em 82,8% de todos os sites presentes na web.
Esse número representa a grande usabilidade da linguagem e, consequentemente, faz com que os desenvolvedores tenham exemplos de sucesso da aplicação do método, bem como suporte necessário caso algum problema surja. Afinal, o mercado tem disponível uma série de empresas que oferecem o serviço.

4. Compatibilidade

Além da rapidez e robustez do PHP, outra das suas características mais marcantes é a sua compatibilidade com diferentes sistemas e bancos de dados. Sybase, MySQL, MS-SQL, Oracle e outros compatíveis ODBC se conectam facilmente com o PHP.
Além disso, ele funciona em qualquer plataforma com um servidor de internet, o que inclui Linux, Windows, Solaris, entre outros. Ou seja, quem optar por realizar um curso PHP terá mais facilidade de começar a programar do que optar por outras linguagens. E ainda terá a chance de fazer trocas mais consistentes com outros profissionais.

As principais aplicações do PHP

Como já dissemos, grandes sites utilizam o PHP como base de linguagem para o seu desenvolvimento. No entanto, ele não está restrito apenas a gerar HTML, que é a linguagem de marcação para criação de páginas na web.
Por meio do PHP é possível ainda criar imagens, arquivos em PDF, animações Flash, sistemas de pagamento para e-commerces, processamento de textos, entre muitos outros. Aliás, uma das aplicações mais importantes da linguagem é justamente a sua capacidade de interagir com vários bancos de dados, o que o torna a programação mais simples de ser executada.
E, além dessa função, o PHP tem ainda uma série de extensões, permitindo a transformação de dados complexos mesmo de outras linguagens de programação, como o JAVA.
Enfim, a aplicabilidade do sistema é bastante ampla. Diante disso, quem domina a linguagem PHP tem a possibilidade de atuação diversificada no mercado — como mostraremos melhor a seguir.

O mercado para quem investe em um curso de PHP

Apesar de termos falando muito até aqui sobre desenvolvedores, quem decide investir em um curso de PHP não precisa atuar só nessa frente. As possibilidades no mercado são variadas.
Uma pessoa capacitada pode ser desde um profissional freelancer até mesmo um empreendedor. Podemos até incluir nessa lista o arquiteto de sistema, o desenvolvedor back e front-end, o analista de banco de dados, entre outros.
Outro aspecto interessante é que diferentes tipos de empresas precisam do trabalho desse profissional — multinacionais, agências, startups, pequenas e médias organizações em todos os segmentos do mercado. Isso graças ao crescente uso de tecnologias avançadas dentro das companhias e a sua necessidade de aperfeiçoamento constante.
Sobre os salários, eles variam muito. Um estagiário, por exemplo, ganha cerca de R$1000, já um profissional sênior pode ganhar mais de R$15000. Tudo dependerá, principalmente do porte da empresa e do nível de responsabilidades.
E uma curiosidade é que, apesar da crise no país e do número de desempregados a um nível alto, geralmente o profissional da área costuma ficar pouco tempo desempregado.
Isso mostra a franca expansão do mercado e a necessidade de qualificação, visto que as empresas também têm exigido conhecimentos atualizados, além de habilidades, como proatividade, trabalho em equipe e dinamismo.
Diante de tudo isso, a importância do curso de PHP está embasada justamente na maneira mais rápida de adquirir conhecimento sobre a ferramenta e se familiarizar com as várias funcionalidades existentes. Ademais, o aprendizado ajudará o estudante a trabalhar com maior eficácia, evitando erros de programação e retrabalhos.
Enfim, como vimos neste artigo, saber sobre a linguagem PHP é se abrir para um mercado que tem crescido e se aperfeiçoado constantemente.
Assim, o estudante que busca se qualificar consegue melhores oportunidades de carreira, mas não só isso. Ele também tem a oportunidade de aprender mirando em grandes exemplos do mercado e, quem sabe, criar plataformas que serão os próximos sucessos do mundo da web.

E então, gostou do nosso artigo? Para saber mais sobre cursos de PHP 7, veja este vídeo do instrutor Eduardo Petrel:

E não esqueça de deixar seu comentário se o post foi útil para você ou caso tenha ficado alguma dúvida sobre o conteúdo! 

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!