faceboook

Atualização profissional: entenda a importância de se requalificar

Só existe um segredo para continuar crescendo na carreira, tendo muita experiência ou não: a atualização profissional. Entenda!

Autor: Maria Cecilia Antunes

Atualmente estamos conectados todos os dias a fluxos de informações incontáveis, vindos de diversas fontes. Novas formas de trabalho também surgem com a velocidade da tecnologia. A atualização profissional passa a ter suma importância para profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho, tão competitivo e acirrado.
No post de hoje, vamos entender sobre a importância da requalificação, isto é: como podemos nos desenvolver a fim de concorrer a novas vagas de emprego, promoções ou até mesmo retomada de carreiras. Acompanhe!

Habilidades profissionais e demandas do mercado

Antes de mais nada, verifique as suas principais habilidades profissionais, a fim de poder melhorá-las — ou definir como buscar novas oportunidades de crescimentos em outras áreas. Essa é uma atitude positiva para começar a sua atualização profissional.
Entenda melhor, também, as demandas do mercado, procurando alinhar sua vocação com o que as empresas solicitam para contratar e manter seus talentos. Assim, você poderá desenvolver sua carreira de forma mais ágil e eficiente.

Extensão universitária e sucesso na carreira

Invista em cursos de extensão universitária, especializações ou pós-graduações. Essas formas de aquisição de conhecimento são excelentes escolhas, principalmente se você tiver como objetivo, em um futuro próximo, conquistar uma nova vaga de emprego ou ganhar uma promoção no seu atual trabalho.

Isso vai ajudar a se desenvolver em alguma especialidade, tais como: gerenciamento de projetos, linguagem de programação, etc. Você planeja e começa seus estudos agora, para colher os resultados a partir de 6 meses a 1 ano e meio.

Aquisição de novos conhecimentos e competências

Se você pretende conseguir o primeiro emprego, dar uma guinada em sua carreira ou até mesmo mudar completamente de profissão, é recomendado iniciar uma nova graduação na sua nova área pretendida. Por exemplo: você é publicitário, mas gostaria de ser um profissional de tecnologia.
Esse objetivo será conquistado a longo prazo, mas ainda durante o curso você pode conseguir novos postos de trabalho ou mudar de empresa. Isso também dependerá do networking que você fizer, o que pode ser alavancado ao conhecer novas pessoas durante a formação.

Relevância dos cursos livres e das certificações

Invista em cursos livres e rápidos, como os de 30 a 40 horas, aproximadamente, caso você precise de informações de maneira imediata. Busque também certificações que possam atestar sua competência em determinado campo. Por exemplo: faça aulas de Mídias Sociais, caso você tenha começado a ter essas tarefas no seu trabalho; ou um curso de Excel, se for utilizar esse programa no seu dia a dia.
Num curto prazo você terá novos conhecimentos que ajudarão na sua rotina e poderão valorizar o seu currículo. Afinal, não apenas os cursos acadêmicos, como graduações e pós-graduações, garantem o sucesso no mercado de trabalho. Tais cursos livres também podem ser uma ótima fonte de contatos.
Além disso, há segmentos de carreiras que mudam constantemente e precisam de atualização contínua. O setor de tecnologia e marketing são alguns deles, oferecendo diversas certificações que devem ser renovadas periodicamente.

A atualização profissional como diferencial competitivo

Manter-se sempre informado e atualizado é um dos diferenciais competitivos entre os diversos profissionais que temos hoje no mercado de trabalho. Portanto, investir na sua atualização profissional constante será um grande passo na busca por novas conquistas, novas oportunidades e novas promoções.
Aqueles que continuam estudando estão sempre vários passos à frente de qualquer outro profissional. Por isso, invista em você!
Quais ações você vem tomando para aprimorar suas habilidades? Quer mais dicas de como se manter competitivo em meio ao mercado? Acompanhe nossas redes sociais e receba sempre novidades e informações de carreira e atualização profissional. Acesse nosso Facebook, LinkedIn e Twitter.
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!