faceboook

Vestibular ou ENEM: qual vale a pena fazer em 2021?

Com a Pandemia e o Alto número de Abstenções, Muitos Estudantes Têm Dúvidas para 2021. Afinal, fazer Vestibular ou ENEM? Entenda!

Autor: Redação Impacta

Com o surgimento da pandemia e os diversos problemas causados por ela, muitos estudantes perderam o interesse em realizar o ENEM em 2020, exame que foi adiado para janeiro e fevereiro de 2021.

O resultado foi o recorde de abstenções nas primeiras datas para realização da prova presencial.

Para 2021 ainda há muita incerteza sobre o ano letivo e a realização do próximo ENEM, levando muitos estudantes a se perguntarem se realmente vale a pena apostar no Enem ou seria melhor apostar diretamente num vestibular? A avaliação ainda pode ajudá-lo a alcançar melhores oportunidades? 

Para esclarecer essas questões aos candidatos, listamos abaixo importantes pontos a se considerar e discutir sobre Vestibular ou ENEM.

Mas antes de responder as perguntas acima, precisamos estabelecer e entender como funciona cada um e para que servem.

Vestibular, para que serve?

É o processo seletivo através de um exame pelo qual cada universidade, faculdade ou instituição de ensino aplica e determina a participação do candidato.

Cada instituição possui seu próprio critério e número de vagas. Em muitas universidades os estudantes conseguem porcentagens de bolsas e até bolsas integrais no curso! 

Como funciona o vestibular?

Conforme dito acima, cada instituição tem seu próprio critério de avaliação. Muitas das universidades optam por provas com redação, outras envolvem mais processos longos como diversos dias para realizar os exames ou fases de exames. 

Neles, os participantes concorrem entre si para garantir suas vagas nas instituições e cursos de suas escolhas. Basta contatar as universidades de seu interesse e buscar se inscrever.

Afinal, o que é o Enem?

Enem, ou Exame Nacional do Ensino Médio, é a prova que visa avaliar os estudantes a partir do que aprenderam nos últimos anos de ensino médio com o intuito oportunizar o ingresso em instituições de ensino superior públicas ou privadas de todo o Brasil.

Desse modo, pode ser uma porta de entrada para novas oportunidades, como substituir vestibulares tradicionais, garantir bolsas de estudo no exterior e alavancar a possibilidade de adentrar em importantes programas como Sisu, ProUni e Fies.

A avaliação se dá por meio de uma redação, a qual exige um texto dissertativo-argumentativo de temática revelada no dia do exame, e também a partir de questões optativas em quatro áreas de conhecimento: Linguagem e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A prova dura dois dias.

Como funciona o Enem?

Para matricular-se no Enem, o estudante precisa estar concluindo ou concluído o ensino médio e se candidatar através do site oficial do Exame nos dias e horários determinados e notificados no portal. 

De 2020 em diante, com as dificuldades da pandemia, foram tomadas providências para a inscrição e realização da prova. No momento da inscrição, os candidatos puderam escolher entre realizar o exame impresso ou o Enem Digital.

vestibular ou enem

Vantagens e Desvantagens do Vestibular e do Exame ENEM em 2021

Listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de exame. Confira!

Vantagens Vestibular

A maior vantagem que os vestibulares oferecem é o tempo e a maior garantia de vagas nas universidades e nos cursos de interesse do estudante.

Outro ponto positivo é que eles podem oferecer bolsas de cursos que não se enquadram nos programas mencionados anteriormente, como ProUni e Sisu.

Vestibulares tradicionais dificilmente caem nas mesmas datas do ENEM e em muitas instituições você pode marcar a melhor data e horário disponíveis para você.

Desvantagens Vestibular

O resultado de um vestibular em uma determinada instituição não se aplica às demais. 

Cada instituição possui seu próprio vestibular, ou seja, se você se sair bem em um vestibular em determinada universidade, não influencia em nada sua bolsa em outras universidades, o que demanda do candidato mais tempo e realização de exames em diversos locais diferentes em suas respectivas instituições.

Vantagem Enem

Uma grande vantagem em realizar o ENEM é que você pode utilizar a nota deste ano ou de anos anteriores para adentrar tanto em universidades públicas quanto em universidades privadas, substituindo um vestibular tradicional, além de possibilitar bolsas de estudos em escolas no exterior. Ou seja, sua nota pode facilitar a entrada em grandes universidades no futuro!

Programas como Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa de Universidade para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utilizam o resultado do ENEM para o ingresso de candidatos nesses programas!

O Enem também serve como uma maneira de complementar as notas de vestibulares tradicionais. Algumas instituições complementam as pontuações e notas dos participantes com seus resultados do Enem, o que pode abrir ainda mais oportunidades.

Para quem é maior de 18 anos e infelizmente não possui o ensino médio completo, através do ENEM é possível obter um certificado de conclusão do Ensino Médio, além de abrir grandes possibilidades, como as citadas acima.

Tudo que você precisa fazer é conseguir um resultado acima de 500 na redação e 450 pontos em cada área de conhecimento.

Apesar da pandemia ter dificultado a vida de muitos candidatos, realizar o exame em 2020 garantiu uma experiência e a bagagem para as próximas edições.

Mesmo que não tenha alcançado uma nota boa e desejável nesta ou em outras edições passadas, para as próximas você progressivamente se sentirá mais confiante e mais capaz de melhorar o seu histórico por meio desta vivência!

Desvantagens Enem

A grande desvantagem do ENEM, por conta do coronavírus, é que se fez necessário alterar todo o calendário. Portanto, será necessário esperar a divulgação dos resultados, que é o mais difícil, pois pode atrasar o ano letivo. 

As notas do ENEM 2020, em condições normais, seriam entregues em janeiro, porém as provas foram realizadas em janeiro de 2021. Conforme o Ministério da Educação (MEC), as notas da edição de 2020 serão divulgadas somente no final de março de 2021.

Conclusão

Conforme vimos, ambos os casos são muito abrangentes, possuem vantagens e desvantagens, mas sempre possibilitam diversas oportunidades de estudo em paralelo ao interesse do candidato. 

Se ainda estiver na dúvida entre vestibular ou ENEM… Faça ambos! Dessa forma, você terá grandes oportunidades de conseguir bolsas de estudos e um leque muito amplo de possibilidades para entrar em diversas universidades e cursos da sua escolha! Não perca tempo!

Para mais dicas e informações é só nos procurar nas redes sociais e acessar o nosso Manual de Estudos para ENEM!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!