faceboook

Segurança de dados: saiba tudo sobre a área e a carreira!

A segurança de dados é o processo de proteção de informações confidenciais contra o acesso não autorizado, que inclui todas as diferentes práticas(...)

Autor: Redação Impacta

A segurança de dados é o processo de proteção de informações confidenciais contra o acesso não autorizado, que inclui todas as diferentes práticas de segurança cibernética para proteger seus dados contra uso indevido, como criptografia, restrições de acesso (físico e digital) e muito mais.

Como muitas pessoas estão trabalhando remotamente desde o início da pandemia do novo Coronavírus, há mais oportunidades de acesso não autorizado do que nunca!

Neste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre segurança de dados e oportunidades de carreira na área. Vamos lá?!

Por que a segurança de dados é importante?

A segurança dos dados é importante porque uma violação pode ter sérias repercussões para uma organização. Grande parte do valor de uma marca vem do papel que ela desempenha nas decisões de compra. 

Em outras palavras, o valor de marca forte pode realmente aumentar a disposição de clientes em pagar por determinados produtos ou serviços. O efeito real que uma perda de confiança tem na imagem de uma marca depende muito dos detalhes da violação, de como ela afeta o cliente e muito mais.

Quais são os tipos de tecnologias de segurança de dados?

Existem várias tecnologias diferentes para proteger dados que possibilitam que todos os pontos de acesso em potencial estejam protegidos. Veja as principais!

Autenticação

A autenticação é o processo de verificar as credenciais de login de um usuário (senhas, dados biométricos, etc.) E é uma das partes mais importantes de sua estratégia de segurança de dados porque é uma defesa de linha de frente contra acesso não autorizado a informações confidenciais.

A função é conceitualmente simples, mas muito difícil de obter em escala do ponto de vista tecnológico. No entanto, novas tecnologias como logon único, autenticação multifator e detecção de senha violada estão tornando mais fácil do que nunca proteger o processo de autenticação sem sacrificar a experiência do usuário.

Criptografia

A criptografia de dados embaralha informações confidenciais com um algoritmo para que não possam ser lidas por alguém sem as informações específicas (a chave de criptografia) necessárias para desembaralhá-las.

É uma ferramenta de segurança de dados incrivelmente importante porque garante que, mesmo que alguém obtenha acesso não autorizado às informações, não poderá usá-las. É preciso sempre garantir que as chaves de criptografia sejam armazenadas com segurança e que o acesso a elas seja limitado ao menor número possível de pessoas.

Tokenização

A tokenização é semelhante à criptografia. No entanto, em vez de embaralhar os dados com um algoritmo, substitui esses dados por caracteres aleatórios. A relação com os dados originais (o “token”) é então armazenada em uma tabela de banco de dados protegida separada.

Mascaramento de dados

O mascaramento de dados não os transforma em um formato intermediário, mas é obtido ao “mascarar” os caracteres dos dados com caracteres proxy. O software o reverte assim que é entregue ao seu destino final.

Controles de acesso físico

O controle de acesso a dados também é uma parte importante de uma estratégia de segurança de dados. Enquanto o controle de acesso digital é frequentemente gerenciado por meio de procedimentos de autenticação (e limitando o número de usuários autorizados com acesso aos seus dados), o controle de acesso físico gerencia o alcance aos locais onde os dados residem, como, por exemplo, um data center ou servidor local.

Como entrar na carreira de segurança de dados?

A carreira em segurança de dados é uma das melhores escolhas para quem quer atuar na área. De hackers a violações de dados, desde o início do avanço tecnológico, empresas de todo o mundo contratam continuamente pessoal de segurança cibernética para evitar ser uma das vítimas. No entanto, essa situação abriu enormes oportunidades para profissionais apaixonados dispostos a entrar no campo e prevenir crimes cibernéticos. 

A seguir listamos algumas características necessárias para construir uma carreira sólida em segurança cibernética. Veja!

Habilidades tecnológicas

As habilidades essenciais para uma carreira de segurança cibernética são denominadas hard skills e inclui o conhecimento tecnológico básico como Java, habilidades em C, C + + e PHP. Além de saber se defender contra injeções de SQL se for um desenvolvedor web, o que é útil para um desenvolvedor de segurança cibernética também.

Habilidades interpessoais

As habilidades sociais também desempenham um papel importante na comunicação com qualquer pessoa na carreira de segurança de dados, e não apenas isso, elas são necessárias para todos os campos. Por exemplo, na carreira de segurança cibernética, é preciso transmitir questões técnicas a outros colegas, pois o trabalho está em estreita coordenação com as partes interessadas e outros grupos relacionados aos assuntos que podem não possuir conhecimento técnico.

Experiência na área e construção de currículo

Muitos empregadores também exigem que os candidatos tenham experiência de trabalho anterior em segurança de dados ou áreas afins. É altamente recomendável que se faça estágios e obtenha experiências de trabalho de curto prazo para garantir uma melhor oportunidade de emprego.

Um profissional de TI, aprende coisas novas diariamente e nunca fica entediado, pois sempre há um novo problema a ser resolvido. E aí, decidiu ingressar na área de segurança de dados? Visite o site da Faculdade Impacta e saiba mais sobre o curso Defesa Cibernética!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!