faceboook

Tecnologia ainda é uma das áreas mais aquecidas no mundo. Saiba quais cargos estão em alta!

Algumas indústria vão se destacar na oferta de vagas no segundo semestre de 2021. A área de Tecnologia e E-commerce se destacam. Confira tudo!

Autor: Redação Impacta

Na última semana de julho a consultoria de recrutamento Robert Half lançou o seu relatório “Demanda por talentos no cenário atual”, que aponta quais as áreas e cargos são tendência na oferta de empregos no segundo semestre de 2021. E os setores de tecnologia e e-commerce estão presentes!

Para saber quais indústrias devem contratar mais, a pesquisa, que foi realizada em março de 2021, contou com 1.500 executivos entrevistados ao redor do mundo, incluindo países como Alemanha, Bélgica, Brasil, França e Reino Unido!

Além disso, a Robert Half também ouviu CIOs, CTOs e CFOs, além de gerentes de contratação em geral, em entrevistas online para elencar quais as funções e habilidades estarão mais em alta nos próximos meses. Vamos ver os resultados!

5 áreas mais aquecidas para o segundo semestre

Os setores mais aquecidos segundo o levantamento são:

  • Serviços financeiros
  • Tecnologia
  • E-business / E-commerce
  • Saúde
  • Construção

A área de tecnologia foi uma das poucas a se manter em alta mesmo durante a pandemia e que deve continuar em alta para acompanhar a transformação digital do mercado.

Vale destacar ainda o crescimento do setor de Varejo Online, ou os e-commerces, que teve forte e abrupta expansão no último ano e agora busca profissionais e especialistas para dar suporte e estratégia para o operação.

Segundo os recrutadores entrevistados, essa rápida transformação do mercado gerou impactos nos processos de seleção, como uma busca por candidatos com um conjunto de habilidades mais abrangentes e estratégicas.

Planejamento e a capacidade de atuar de forma flexível – como no trabalho remoto ou híbrido também foram bastante consideradas.

Além disso, as chamadas Soft skills também estão em alta. São as habilidades pessoais, como capacidade de liderança, boa comunicação e pensamento criativo.

Quais cargos e funções estão em alta?

Para listar os cargos e funções mais demandadas para o segundo semestre de 2021, a Robert Half ouviu gerentes de contratação em geral, mas também os CTOs/CIOs e CFOs.

É possível dividir ainda as posições abertas entre as que devem ser permanentes e as que devem ocorrem em contratos especializados, algo que aqui no Brasil seria como contratações via CLT ou como prestador de serviço. Vejam quais são:

Cargos mais buscados por gerentes de contratação em geral:

Para as posições permanentes:

  1. Pessoal de Vendas (incluindo televendas)
  2. Gestão/Administração
  3. Gestão de Projetos
  4. Recursos Humanos
  5. E-commerce/Marketing Digital

Nos cargos para contratos especializados a única diferença na lista é que a 4ª posição (Recursos Humanos) dá lugar ao Talent Acquisition, indicando a importância que o setor de RH e contratação tem no atual momento.

Para os CTOs e CIOs

Posições permanentes:

  1. Segurança de dados
  2. Business Intelligence
  3. Cloud Computing
  4. Administração de banco de dados
  5. Gerenciamento de redes/sistemas;

Já para cinco principais posições para contratos especializados algumas ordem se alteram e surge a área de programação:

  1. Segurança de dados
  2. Business Intelligence
  3. Gerenciamento de redes/sistemas
  4. Cloud
  5. Desenvolvimento

Posições buscadas pelos CFOs:

Cargos permanentes:

  1. Planejamento Financeiro
  2. Análise Financeira
  3. Gestão contábil
  4. Payroll
  5. Gestão fiscal

Posições para contratos especializados:

  1. Análise Financeira
  2. Planejamento Financeiro
  3. Relatórios
  4. Gestão fiscal
  5. Auditoria

Habilidades necessárias

Além das soft skills que já citamos no começo do texto, como ter uma comunicação mais assertiva e colaborativa com a equipe, o levantamento também aponta que saber utilizar alguns dispositivos e softwares específicos também é importante.

Outras habilidades para os candidatos em cargos no geral são a capacidade de processar e analisar dados e o conhecimento em ferramentas de colaboração e comunicação, que são fundamentais para o trabalho home-office.

Porém, é possível destacar também algumas ferramentas ou práticas que são valorizadas por cada área. Confira!

Para cargos em Tecnologia:

Para funções Financeiras e Contábeis:

  • Especialistas em ferramentas de BI
  • Foco em transformação digital para a área de Finanças

Para cargos Administrativos:

  • Conhecimentos em programação, análise de negócios e tecnologia da informação

Para as áreas ligadas ao Marketing e Comunicação:

  • Ferramentas de análise de dados
  • Social media
  • Content marketing
  • Gestão de projetos
  • Gestão de performance

Qualificação é a chave para preencher as áreas mais aquecidas

O relatório apontou ainda que 69% dos profissionais entrevistados acreditam que a transformação digital vai exigir mais qualificação dos candidatos.

Por outro lado, 49% dos profissionais disseram que não receberam treinamento adequado por parte de seus gestores para lidar com as novas tecnologias no trabalho nos últimos meses.

Para resolver essas lacunas a solução para muito dos entrevistados será focar no treinamento das equipes durante o semestre. Nesse contexto, 37% dos profissionais afirmaram que desejam aperfeiçoar habilidades tecnológicas até o final do ano.

Já para 32% a prioridade será melhorar as competências de comunicação. E para 28% os esforços serão em treinamentos para ajudar no planejamento e organização.

Forma de aprendizado

Com o treinamento sendo uma necessidade muito apontada, o estudo também quis saber quais as formas ideais de assistência de treinamento para o semestre final de 2021:

  • 38% – Treinamentos práticos
  • 36% – Mentoria
  • 24% – Consultorias especializadas

Quer ficar sempre por dentro das melhor dicas e novidades para sua carreira?

Então acompanhe o Blog Impacta, assine a nossa newsletter e receba todo mês uma seleção dos nossos melhores conteúdos, de acordo com a sua área de interesse!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!