Afinal, por que realizar um curso de e-commerce?

O Brasil é um dos principais países focados no e-commerce, o que faz a vontade de se especializar no assunto, cada vez maior e vantajosa.

Autor: Redação Impacta

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais consomem pela internet? Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão de faturamento no comércio eletrônico deverá ser de R$79,9 bilhões em 2019, um aumento de 16% em relação a 2018. Ou seja, com o mercado aquecido, vale muito a pena investir em um curso de e-commerce

Pense o seguinte: se há uma movimentação enorme nesse setor, a necessidade de profissionais capacitados para suprir a demanda também é grande. E nada melhor do que estar qualificado para isso, com intuito de trazer ideias inovadoras, ações práticas e pensar sempre na relação entre consumidor e empresa. Uma vivência na área é, nesse cenário, fundamental.
Porém, apostar no curso de e-commerce vai além: é algo que você poderá desenvolver muito mais no decorrer da carreira. Que tal saber tudo sobre o assunto? Confira abaixo e se prepare!

  O que você aprende em um curso de e-commerce?

O  curso de e-commerce ajudará você a entender melhor como esse mercado funciona, dando noções bem reais de tendências, práticas de sucesso, cases que deram certo e errado, e, principalmente, de como o profissional deve desenvolver melhor seus potenciais.
Durante todo o período de aprendizado, há alguns pontos importantes, como os que listamos a seguir.

  Planejamento e estruturação do e-commerce

É aqui que você entenderá passo a passo como fazer uma profunda análise de mercado, entendendo como está o panorama nacional e internacional do comercio eletrônico. Outro detalhe muito importante é saber como funciona a sazonalidade do e-commerce, além de conseguir desenvolver bem as estratégias para identificar as oportunidades e vantagens disso.
Indo mais além, será possível compreender como fazer uma completa gestão das operações de e-commerce, as formas de contato com fornecedores e, principalmente, as ferramentas que podem ser usadas para uma boa gestão, como o uso das novas tecnologias e plataformas de CRM.
Ainda nesse módulo, você saberá como categorizar um produto, criar vídeos de apresentação deles, bem como o tratamento de imagens e utilização em mídias sociais. É válido lembrar que, em um curso de e-commerce, esses assuntos devem fazer parte da grade curricular, pois são essenciais nesse cenário em que o uso de redes sociais está se intensificando ainda mais no Brasil.

  Marketing Digital para E-Commerce

Se tem algo que é imprescindível para quem trabalha ou pretende atuar com e-commerce é o Marketing Digital. Só para você ter uma ideia, segundo a Aberdeen, as empresas que investem nesse tipo de estratégia podem aumentar em 5 vezes as chances de conversão entre os consumidores.
Seguindo por esse módulo, terá contato com outros assuntos como técnicas de SEO para o marketing de conteúdo, uso de blogs post, estratégias de produção de conteúdo, escolher palavras-chave para artigos ou materiais em geral que vão para o online e muito mais.
Como o assunto é amplo, ainda traz conhecimentos de Web Analytics, Inbound Marketing e conceitos de métricas, além de ensinar na prática como mensurar resultados, trabalhar com ROI, KPIs, Google Analytics etc. É um dos módulos mais interessantes dentro do curso de e-commerce, pode apostar!

  Administração da Operação

Nesse módulo do curso, você terá uma noção mais real sobre uma empresa, que envolve questões de âmbito jurídico, legislação, como montar uma equipe eficiente e capaz de lidar com os desafios do dia a dia, entre outros. Também fortalecerá os seus conhecimentos quanto ao relacionamento com o cliente e tratamento dado a esse público.

  Quem são os profissionais da área?

Se você gosta de tecnologia, relacionamento com o cliente, estratégias de vendas, redes sociais e marketing, o curso de e-commerce é feito para os seus desejos profissionais.
Então, podemos dizer que as pessoas que atuam na área têm esses gostos em comum, além da facilidade em aprender sobre as novas tecnologias e mercado de consumo nos dias atuais. 
Outras características que traduzem bem como é esse profissional estão relacionadas com as soft skills. Geralmente, quem atua na área de e-commerce tem maior capacidade de se comunicar com a equipe e com os clientes, além de boa postura perante desafios e engajamento na busca por inovação e uso das novas tecnologias.
 

311285-afinal-por-que-realizar-um-curso-de-ecommerce

 
  Por que trabalhar na área?

Até o momento, já foi possível compreender o quanto a área de e-commerce traz diversas vantagens, não é mesmo? Ainda assim, vale ressaltar alguns:

  • Área em crescimento

O e-commerce está entre os mercados de maior crescimento, não só no Brasil, mas no mundo todo. Para quem quer estar em uma profissão dinâmica, moderna, com boas perspectivas de aprimoramento profissional e pessoal, eis aqui o seu lugar;

  • Possibilidade de crescimento profissional

Ser um profissional de e-commerce é algo que já atrai olhares das empresas. Como as exigências do consumidor não param de mudar e estão em constante transformação, há uma enorme possibilidade que você cresça nessa profissão;

  • Falta de profissionais qualificados

Segundo a Pesquisa Profissional E-commerce, o Brasil tem profissionais que são aptos a trabalharem na área, mas ainda precisam de mais qualificação e experiência.
E só para ter uma ideia, entre as habilidades do profissional que são essenciais no mercado atual, sem dúvidas, a qualificação específica em e-commerce e saber usar a tecnologia e suas ferramentas. É válido reforçar que esses temas ainda estão começando a ganhar destaque entre os novos profissionais — por isso, a falta de mão de obra qualificada.
Você poderá ser exatamente esse futuro colaborador, que está sendo muito procurado pelas empresas que atuam com comércio eletrônico. E o melhor é que estará mesmo apto para desenvolver vários tipos de estratégias e novas ações para alavancar os negócios.
No mais, não tenha dúvidas de que essa área é uma das mais importantes para quem está pensando em um curso superior. A boa notícia é que existem muitas possibilidades de aprendizado, não apenas dentro da instituição de ensino, mas em estágios, oportunidades de emprego e empresas que estão dispostas a investir na contratação de mão de obra qualificada.
Se você quer entrar em uma área que já figura entre as mais interessantes e dinâmicas, vale apostar no curso de e-commerce. Mas não se esqueça de que é preciso encontrar a instituição de ensino ideal, com bons professores, ótima infraestrutura de aprendizado e oferta de que você consiga colocar em prática todo o conhecimento adquirido dentro da sala de aula. Então, não perca tempo e comece a se planejar agora mesmo para essa etapa importante da sua vida!
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para saber mais sobre o curso de E-commerce e Marketing Digital da Impacta!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!