O que é pesquisa por voz e como ela impacta o SEO?

Uma das principais tendências no marketing digital é a pesquisa por voz. Entenda como esse comportamento será importante para o SEO do seu site!

Autor: Redação Impacta

O Google muda constantemente os seus algoritmos com objetivo de aperfeiçoar nossa experiência enquanto usuários. A pesquisa por voz é um exemplo de como o mecanismo de busca cria cada vez mais possibilidades que facilitam o nosso dia a dia.
Além de se popularizar com um dos maiores buscadores do mundo com pesquisas em texto, o Google também disponibiliza respostas pelo comando da fala. A pesquisa por voz é o recurso que utilizamos para fazer uma pergunta sem precisar digitar, apenas falando. Basta clicar no microfone que fica ao lado do campo de busca para ativar a função.
Se, por um lado, essa tecnologia é fundamental na otimização de tempo das pessoas, por outro, as empresas precisam estar atentas às questões de SEO. Todo o esforço empregado pelas marcas na otimização dos sites para que eles sejam exibidos nas primeiras páginas do Google tem agora um complemento: a pesquisa por fala.

Como a pesquisa por voz funciona

O acesso facilitado aos smartphones e a criação das assistentes virtuais, como a Siri e a Cortana, intensificou as pesquisas por voz. Além disso, há outra atualização do Google que influenciou essa busca por meio do comando da fala: a Hummingbird.
Uma das principais diferenças desse mecanismo é que ele compreende melhor a intenção por trás das pesquisas realizadas. Ele se torna ainda mais eficiente ao entender não apenas o significado das palavras, mas também o que as pessoas querem encontrar especificamente naquele momento.
Assim, o Google passa a levar em consideração, além de uma determinada palavra-chave, aquilo que motivou o usuário a fazer a pesquisa. Por isso, o mecanismo pode mostrar conteúdos que não necessariamente têm aquele termo, mas que são relevantes naquela ocasião.
De forma geral, as buscas realizadas por meio da fala têm algumas características distintas das pesquisas por texto. Se alguém digitasse “estratégias de marketing de conteúdo”, por exemplo, na busca por voz usaria palavras mais completas, como: “quais são as melhores estratégias de marketing de conteúdo utilizadas pelas empresas atualmente”.
Isso acontece porque as pesquisas por voz tendem a ser mais espontâneas e utilizar um número maior de palavras do que nas buscas por escrito. Embora as pesquisas por texto ainda sejam a maioria, a tendência é que as pessoas utilizem cada vez mais o recurso da fala para obter as melhores respostas para as mais variadas questões.

Como essa tendência impacta no posicionamento e no SEO dos sites

Segundo a StatCounter, o uso da Internet por dispositivos móveis e tablets ultrapassou a área de trabalho em todo o mundo pela primeira vez em 2016. Isso indica que a pesquisa por voz é realmente importante e ainda vai crescer muito.
Nesse contexto, essa nova forma de utilizar as pesquisas no Google vai impactar diretamente as páginas que praticam táticas de SEO com objetivo de melhorar o posicionamento.

Considerando que essa tendência de buscas por meio da fala faz com que o mecanismo não se preocupe apenas com palavras-chave, é preciso adaptar os conteúdos. Afinal, muitos sites ainda criam textos com base apenas nessas palavras, sem considerar a experiência do usuário — o que pode fazer com que eles percam muitas visitas.

Como otimizar o conteúdo do site para pesquisas por voz

Existem algumas práticas que podem ser aplicadas com o intuito de otimizar os sites para que, assim, eles sejam acionados diante de uma pesquisa por voz. A seguir, vamos compartilhar algumas dicas para otimizar o conteúdo nessa nova modalidade de pesquisa. Confira!

Tenha cadastro no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso que permite divulgar um negócio de forma totalmente gratuita. É possível inserir informações como endereço, fotos, depoimentos de clientes satisfeitos e horário de funcionamento.
A ferramenta é ideal para quem tem um negócio local, pois, ao pesquisar por empresas físicas de uma região determinada, as chances de a empresa aparecer serão maiores.
Além disso, as pesquisas por voz têm um peso importante na questão da localização. Sendo assim, cadastrar o negócio nessa plataforma é uma maneira de aumentar as possibilidades de um site aparecer nos primeiros resultados mediante uma busca por voz.  

Crie posts esclarecendo as dúvidas mais frequentes

Outra tática que pode auxiliar muito no posicionamento do site é desenvolver um conteúdo que responda às principais perguntas que o seu público costuma fazer. Os profissionais ligados à área de atendimento ao cliente podem ter informações valiosas sobre isso.
Além do mais, existem ferramentas que ajudam a descobrir os termos mais buscados no Google. Com esses dados, é possível criar posts que ofereçam exatamente o que as pessoas pesquisam no mecanismo de busca. Uma delas é a Answerthepublic.com, que permite encontrar as perguntas mais buscadas.

Utilize a técnica dos posts em áudio

Sabemos que as táticas de SEO em texto não excluem a aplicação das ações necessárias nessa nova tendência de buscas por meio da fala. Um exemplo disso seria utilizar, além do post escrito, um áudio com o mesmo conteúdo sendo narrado por áudio. A Voozer é uma ferramenta que pode ajudar nisso.
É fato que nem sempre as pessoas estão dispostas a ler um conteúdo e, se elas fazem uma pesquisa por voz, é muito provável que queiram poupar tempo. Por essa razão, essa é uma excelente alternativa para melhorar a otimização do seu site e se aproximar ainda mais da sua audiência. Afinal, essa atividade pode aumentar bastante o tempo médio que uma pessoa passa dentro do seu site.
Esse é um dos fatores que influenciam o SEO de uma página, indicando para o Google que o site é interessante para os usuários em determinadas buscas. Logo, o mecanismo tende a mostrar mais o site nos primeiros resultados de busca.
Neste artigo, abordamos a importância da tendência de pesquisas por voz e como ela interfere diretamente nas táticas de marketing digital. Mais uma vez, fica claro que se destacar no ambiente online não é algo relacionado apenas à utilização de ferramentas, mas principalmente ao comportamento das pessoas.
Se você ainda tem dúvidas sobre a pesquisa por voz, deixe suas perguntas nos comentários!

1 Comentário

  1. Alissa Antonela disse:

    Parabéns, gostei do conteúdo, muito bom o material, vou começar a seguir.

    Obrigada

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