faceboook

6 dicas básicas de otimização SEO que você precisa saber

Otimizar SEO para aparecer nas primeiras posições do Google é ideal para atrair mais clientes para seu site. Veja dicas para melhorar o tráfego orgânico!(...)

Autor: Resultados Digitais

As vendas pela internet têm crescido bastante nos últimos tempos. Com o Marketing Digital, as empresas ganharam oportunidades de oferecer suas soluções para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, o tempo inteiro.
Porém, essas vantagens são acompanhadas de uma acirrada concorrência, que disputa diariamente a atenção dos consumidores.
Nesse sentido, as primeiras posições da busca no Google são desejadas pelas marcas, que investem nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para alcançar melhores resultados.
Se você deseja alavancar o seu negócio, aparecendo nas primeiras posições do Google e outros mecanismos de busca, confira a seguir 6 dicas básicas de otimização SEO.

A importância do tráfego orgânico no site

O tráfego no site é como a presença de visitantes em uma loja física. Se uma loja recebe poucas visitas, as oportunidades de conversão em vendas serão baixas. No ambiente online, quanto maior for o tráfego, maior será a possibilidade de obter bons números em vendas.
Mas como atrair visitantes? O primeiro passo é entender o comportamento do público. Vendas forçadas, vendedores insistentes e invasivos não são mais a única solução. Agora, o público busca as soluções, comparando diferentes ofertas, avaliando experiências de compra de outros clientes e buscando informações na internet para embasar sua decisão.
Com isso, os principais meios utilizados para as buscas são os sites de pesquisa, como o Google. A intenção do buscador é sempre apresentar os melhores resultados, relevantes para o usuário. Por isso as empresas devem oferecer aquilo que realmente é buscado e necessário.
O ato de oferecer conteúdo relevante e atrair os potenciais clientes para seu site em vez de ir atrás dessas pessoas é o que chamamos de Inbound Marketing.
Mas não é só o conteúdo que faz uma marca galgar posições na busca orgânica. Há algumas técnicas de otimização que ajudam a dar maior encontrabilidade às páginas para os mecanismos de busca.

Então, dada a importância do tráfego orgânico para o sucesso de um negócio, você precisa entender a aplicar as técnicas de otimização. Para isso, vamos mostrar algumas dicas interessantes.

Confira dicas básicas de otimização SEO que você precisa saber

6 dicas básicas de SEO para você usar em seu site

1. Use palavras-chave nos títulos das páginas

O título da página é um dos principais pontos para o SEO. Ele não se refere, obrigatoriamente, ao título do conteúdo ou nome de um produto. É a frase que aparecerá no resultado da busca.
Os buscadores, na tentativa de identificar as páginas mais relevantes, fazem uma varredura por palavras-chave. Essas palavras são termos utilizados para encontrar algo.
Por exemplo, uma pessoa que procura uma geladeira pode utilizar o código: geladeira inox. É um termo curto e generalista, conhecido como head tail. Esse tipo de palavra-chave tem alta procura, mas também grande competitividade.
Porém, uma pessoa pode fazer uma busca com o termo: geladeira duas portas 380 litros inox. Esse já é um termo específico, chamado de long tail ou cauda longa. O potencial cliente já tem informações sobre o produto e provavelmente procura pela melhor oferta. A procura é menor, mas a competitividade também é reduzida.
Então, a dica para construir um bom título e ser encontrado pelos mecanismos de busca é utilizar as palavras-chave do seu mercado.
Lembre-se de que o tamanho máximo de caracteres que o Google mostra é 63 e as primeiras palavras ganham mais importância que as últimas.

2. Construa uma URL amigável

A URL, que representa o endereço da página, é outro fator importante no ranqueamento da busca orgânica. Ao criar um ambiente virtual, atente para que os endereços sejam amigáveis, contendo as palavras-chave escolhidas.
Evite URLs com códigos, números e demais elementos. Uma boa dica é que, para construir um bom endereço, você consiga identificar o conteúdo da página pela própria URL.

3. Faça uma boa síntese com a meta description

Vamos fazer um teste. Abra a janela do Google e digite algum termo que você deseja buscar. Aparecerão algumas opções. Em qual você clicará? Provavelmente nas primeiras posições, mas o que você observará para identificar as páginas mais relevantes?

A meta descrição é aquele texto que funciona como um resumo do que a página abordará, aparecendo embaixo da URL. Esse espaço deve servir para atrair o visitante, criando uma síntese do conteúdo.

Ter uma boa meta description é fundamental para otimizar seu SEO

Para a criação de uma boa meta descrição, lembre-se de que os buscadores têm limites de caracteres apresentados. Então, crie um texto com até 160 caracteres. Além disso, faça uma produção atrativa, que desperte a curiosidade do usuário, convidando-o a visitar a página.

4. Utilize imagens nas páginas

As imagens inseridas nas páginas também possuem peso no ranqueamento. Basicamente, os mecanismos de busca as enxergam por três maneiras: nome do arquivo, texto alternativo e contexto.
O nome do arquivo deve ser direto com o que a imagem reproduz. Por exemplo, se a imagem mostra um computador, coloque o nome como “computador.jpg”.
Em segundo lugar, o texto alternativo é o caminho que ajuda os buscadores a identificar as imagens. Eles associarão o texto com os demais termos do conteúdo. Você pode colocar a palavra-chave como texto alternativo, desde que aquela imagem retrate o termo utilizado.
Por último, os mecanismos de busca avaliam o contexto onde a imagem está inserida. Novamente, o Google e demais ferramentas desejam mostrar o que é mais relevante para a busca. Então, concentre-se em imagens que ajudam a desenvolver o conteúdo e coloque-a próxima do texto em que faz mais sentido.
Além de ser útil para SEO, as imagens ajudam na experiência do usuário, tornando a página muito mais interessante. Antes de publicar um novo post no blog, por exemplo, invista um tempo para fazer uma pesquisa em bancos de imagem.

5. Desenvolva o conteúdo em headings

Na construção do seu conteúdo você deve utilizar subtítulos para separar o texto, indicando prioridades. Essas divisões são feitas com códigos: h1, h2, h3 e assim por diante.
Há uma hierarquia nos subtítulos. O h1 é o título da página, h2 são os subtítulos e assim sucessivamente.
Inserir as palavras-chave nos subtítulos é muito interessante para ajudar as buscas. Afinal, eles mostram exatamente onde o tema central será trabalhado.
Além de ajudar no posicionamento da busca orgânica, os headings facilitam bastante a leitura, oferecendo uma melhor experiência aos usuários.

6. Crie conteúdos relevantes

Por fim, o conteúdo é extremamente importante para o ranqueamento das páginas. Como dissemos, o objetivo dos mecanismos de busca é apresentar o material mais relevante para o usuário.
Então, não adianta seguir as cinco dicas anteriores se a sua produção não é realmente útil e não responde às dúvidas do público.
Por isso, concentre-se em entregar o que as pessoas estão buscando em cada página.

O bom posicionamento e o sucesso do seu negócio

Como vimos em nosso artigo, o trabalho de SEO é fundamental para que as empresas consigam inserir suas páginas nas primeiras posições da busca orgânica.
O público utiliza esse meio para obter informações, tirar dúvidas, avaliar ofertas e tomar a melhor decisão de compra. Os primeiros resultados na busca ganham destaque e concentram a maior parte dos cliques.
Para conquistar uma posição nobre nos resultados, crie títulos com as palavras-chave, construa URLs amigáveis, faça uma boa síntese na meta descrição, utilize imagens, desenvolva o conteúdo em subtítulos e concentre-se em entregar ótimos conteúdos, relevantes para seu público-alvo.
Essas são dicas básicas e o trabalho de SEO pode ir muito além, com estudos de velocidade, responsividade e utilização de link building. Porém, as dicas que fornecemos já são capazes de aumentar o tráfego orgânico do seu site, criando oportunidades para aprimorar as vendas.
Guest post escrito por Resultados Digitais.

4 Comentários

  1. Marcio Nugas disse:

    Excelente Artigo. Parabéns!

  2. Mateus Silva disse:

    Muito bacana o seu artigo. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!

    • Redação Impacta disse:

      Que bom que curtiu, Mateus! Para não perder as dicas do Blog, você pode se inscrever para receber nossa Newsletter mensal. Abraços.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!