faceboook

7 Habilidades Essenciais para ser um Product Manager

Um dos Profissionais mais Importantes nas Empresas atualmente é o Product Manager! Saiba quais Habilidades e Conhecimentos são ideais.

Autor: Redação Impacta

Você sabe o que é Product Manager? Se não, logo essa dúvida será sanada, pois este post vai explicar o que é preciso saber para entrar nessa profissão relativamente nova e que é cada vez mais requisitada no mercado de trabalho. 

Se você gosta de trabalhar com dados, interagir com diversas pessoas e refletir sobre soluções para o cotidiano da sociedade, essa é uma interessante alternativa profissional. Continue acompanhando o post e saiba mais. Boa leitura!

O que é Product Manager?

Em poucas palavras, o Product Manager, ou gerente de produto, é o profissional responsável pelo desenvolvimento e entrega de produtos. 

Atuando desde a realização de pesquisa de mercado, com o objetivo de identificar as necessidades do público-alvo, até  a análise da resposta da concorrência a essas necessidades, o Product Manager é responsável por unir essas informações e auxiliar na criação de um produto que atenda as demandas dos consumidores. 

Além disso, o gerente de produtos deve considerar os meios materiais disponíveis, como a tecnologia, para que o produto possa de fato ser elaborado com excelência. 

Sendo assim, costuma-se afirmar que o Product Manager une três aspectos: negócios, tecnologia e a experiência do consumidor. 

Esse profissional também deve possuir visão de mercado para planejar qual o melhor momento de lançar um produto, bem como auxiliar a equipe de marketing na elaboração das melhores estratégias de divulgação e vendas. 

Nesse sentido, o Product Manager atua em diferentes setores por onde passa o produto com o objetivo de proporcionar coerência a todo o processo. Por fim, é responsável ainda por elaborar os instrumentos capazes de avaliar a experiência do consumidor. 

Como atua esse profissional?

O Product Manager pode atuar em empresas que criam produtos para os mais diversos ramos do mercado. Esses produtos podem ser tanto físicos como digitais

O dia a dia desse profissional tende a ser agitado, pois, como gerente, ele deve estar a par da atuação de distintos setores da empresa que envolvem desde a criação até a venda do produto, incluindo a experiência pós-venda do consumidor. 

Assim sendo, a rotina de trabalho do gerente de produto inclui a realização de reuniões, coleta, tratamento e interpretação de dados, elaboração de estratégias respaldadas em dados, monitoramento e avaliação do desempenho das ações elaboradas, dentre outros aspectos relacionados à gestão do produto.

habilidades Product Manager

Habilidades de um Product Manager

Para se tornar um Product Manager é necessário dispor de determinadas habilidades. Sendo assim, acompanhe a seguir as principais. 

  1. Boa comunicação

Como o Product Manager é responsável por articular diferentes setores relacionados a todo o ciclo de vida de um produto, é necessário que ele possua uma boa comunicação

É importante que esse profissional saiba criar um ambiente propício ao desenvolvimento de um diálogo aberto, de modo que todos os colaboradores do projeto se sintam à vontade para contribuir com as suas impressões.

Outro ponto que merece ser destacado, é que, além da boa comunicação, o Product Manager deve saber ser persuasivo, tendo em vista que não basta dispor de todos os dados em mãos e boas estratégias elaboradas, é necessário defender a importância da criação do produto para a marca. 

  1. Saber trabalhar em equipe

Por mais que o Product Manager ocupe o papel de gerente, ele deve saber trabalhar em equipe, tendo em vista que um bom líder é aquele que sabe aproveitar as qualidades e boas ideias de todo o time com o intuito de aperfeiçoar processos. 

É indispensável contar com o olhar de diversas pessoas durante a elaboração do trabalho criativo. Desse modo, é possível encontrar oportunidades e limitações de forma mais rápida.

  1. Espírito de liderança

Como o Product Manager atua como gerente, logo, ele deve possuir a habilidade de liderar equipes. Desse modo, o gerente de produtos deve ser uma pessoa pró-ativa, que inspire outras pessoas e que transpareça confiança para os demais.

É válido destacar que, para se tornar um líder de verdade, não basta ocupar uma posição de gerência, é necessário de fato conquistar o respeito da equipe e isso só ocorre por meio do bom preparo profissional e empatia e respeito com todos os integrantes da equipe.

  1. Apreciar distintas áreas do conhecimento

O Product Manager deve apreciar distintas áreas do conhecimento, visto que esse profissional deve unir a sensibilidade e o senso crítico das ciências humanas ao conhecimento das ciências exatas para conseguir traduzir os dados estatísticos que expressam os sentimentos mais abstratos da vida humana.

Lembre-se que, ao se criar um produto, você está transformando a vida das pessoas. A criação do celular, da internet, dos computadores e até mesmo dos simples eletrodomésticos responsáveis por auxiliar nas tarefas domésticas de casa são responsáveis por grandes transformações na sociedade.-5e

Portanto, o Product Manager deve apreciar o conhecimento sobre as ciências humanas e também exatas para contribuir de forma efetiva em todas as etapas do ciclo de vida de um produto.

  1. Possuir pensamento analítico

O Product Manager necessita realizar a tomada de decisão baseada em análise  e interpretação de dados, de modo a obter maior precisão em seu parecer, seja a respeito da solução que o produto lançado irá oferecer para o cliente ou mesmo a forma de divulgação. 

Para isso, é necessário que o Product Manager tenha conhecimento em matemática e estatística, bem como pensamento analítico, crítico e criativo para avaliar as informações com perspicácia. 

  1. Dispor de conhecimento sobre User Experience Design

Como o Product Manager é responsável pelo desenvolvimento de um produto, é preciso que ele possua conhecimento sobre User Experience Design, ou Design de Experiência de Usuário.

Isso porque os produtos, serviços e soluções são feitos para pessoas, mais especificamente para atender necessidades ou desejos dessas pessoas, de modo que se possa idealizar o produto ideal para o público-alvo.

Nesse sentido, conhecer profundamente o consumidor e a forma com que ele irá reagir ao produto lançado é uma estratégia central para elaborar um produto de sucesso no mercado e que se destaque perante a concorrência. 

  1. Saber aplicar metodologias ágeis de gestão

Por fim, o Product Manager necessita saber aplicar metodologias ágeis de gestão no desenvolvimento dos produtos, a fim de otimizar todo o processo de elaboração.

Essas metodologias e frameworks, como o Scrum, consistem em dividir o grande objetivo do projeto em pequenas tarefas ou metas de curto prazo, de modo a dinamizar o processo de desenvolvimento do produto, garantindo maior controle, transparência, redução de custos e qualidade no produto final.

Como se tornar um?

Mesmo que você não se considere uma pessoa detentora das habilidades mencionadas acima, não se preocupe. Como essa profissão tem ganhado destaque nos últimos anos, está crescendo a oferta de cursos na área.

Dessa forma, para desenvolver todas essas habilidades basta se inscrever em um curso de Product Manager. No treinamento você irá aprender sobre diversos temas, dentre eles: product culture, análise de dados, modelos de negócios, gestão de produtos, métodos ágeis e outros. 

Concluindo…

Como você pôde perceber, as habilidades do Product Manager envolvem diferentes áreas do conhecimento, de modo que a pessoa que deseja exercer essa profissão deve possuir um perfil profissional generalista capaz de abrigar diferentes esferas do saber. 

Quer saber mais sobre gestão de produtos digitais? Clique aqui e acesse o nosso material gratuito! 

Diga pra gente o que achou nos comentários.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!