faceboook

Como alcançar o tão desejado cargo de liderança?

Para que o sucesso na carreira seja alcançado, é preciso ter uma grande preparação e, para aqueles que ainda estão começando em alguma empresa, um (...)

Autor: Gabriella Uota

“Ao nos aproximarmos do próximo século, os líderes serão aqueles com habilidades para capacitar os outros.” A frase é de Bill Gates, que dispensa apresentações. Mas o que se destaca no pensamento do fundador da Microsoft é que essa ideia é essencial para quem ambiciona cargos de liderança.
Você está nessa situação? Saiba que sucesso profissional é reflexo de um árduo trabalho de preparação.
No entanto, alcançar o nível de gestão na carreira não é uma tarefa impossível. Até mesmo para quem está dando os primeiros passos em um emprego, um perfil de liderança se mostra um importante diferencial na trajetória. É por isso que potencializar algumas habilidades, por meio de estudos, treinamentos e autoconhecimento, surge como um investimento no seu futuro.
Preparamos este conteúdo com dicas essenciais para você agarrar um cargo de liderança quando a oportunidade surgir. 

   Trabalhe as suas habilidades interpessoais

O caminho da liderança começa pela construção de uma sólida rede de contatos. Afinal, em toda carreira, o networking é um importante diferencial. Assim, saber se comunicar e construir bons relacionamentos é essencial para abrir portas, facilitar negócios e conseguir o que você precisa.
Também vale ressaltar que entre um líder e um liderado deve haver uma conexão. É por meio dessa ligação que o desenvolvimento profissional do time acontece, explorando oportunidades que favorecem tanto a empresa quanto a carreira de cada colaborador.
Sendo assim, cargos de liderança caem bem naqueles que têm sólidas habilidades interpessoais. Algo que pode ser exercitado com prática. 
Para os tímidos, vale estabelecer metas e sair da zona de conforto, participando de apresentações, realizando perguntas em público, interagindo em confraternizações ou mesmo se colocando à disposição como mentor. Nos próximos tópicos, você vai conferir dicas de como fazer isso. 

   Saia da sua zona de conforto e desafie-se

Em tempos de cultura da inovação, abandonar o comodismo é algo primordial para quem está buscando cargos de liderança. Você deve encarar a gestão como um novo caminho a ser desvendado. Isso porque um líder precisa sempre estar um passo à frente da equipe, testando novas propostas, metas, objetivos e levando o time para o próximo nível.
Para sair da sua zona de conforto profissional, você pode:

  • identificar as suas limitações;
  • organizar-se para aprender algo novo;
  • estabelecer metas por trimestre;
  • solicitar feedbacks dos seus pares ou dos seus líderes diretos.

A partir disso, saiba que um retorno é sempre uma orientação, mas não uma opinião definitiva. Saiba medir o que pode ser útil, ou não, para o seu desenvolvimento no caminho de um cargo de liderança.

   Tenha foco e seja líder de si mesmo

Antes de esperar que o outro lhe dê as orientações para o seu desenvolvimento profissional, tenha uma atitude proativa. Fuja da procrastinação. Coloque-se como o principal responsável pelo seu futuro – porque você é.
Para tal, uma boa prática é o desenvolvimento de um perfil mais analítico. Dessa forma, a sua atuação passa a ser autoavaliada de maneira mais estratégica e menos emocional.

   Tenha iniciativa e parta para o jogo

O ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, é conhecido por seu famoso discurso no qual disse: “Todo o crédito pertence ao homem que está de fato na arena, cuja face está arruinada pela poeira e pelo suor e pelo sangue”.
As palavras são fortes, mas definitivas para quem está disposto a arriscar para alcançar um cargo de liderança. O que isso quer dizer? Que de maneira muito correta e alinhada com os princípios da companhia, você deve se mostrar disponível e arriscar. 

  • Como ter iniciativa e alcançar cargos de liderança?
  1. Analise a situação da empresa e dê ideias de melhorias;
  2. Explore a cultura do feedback;
  3. Esteja disponível para novos projetos;
  4. Ofereça ajuda, sem esperar nada em troca;
  5. Coloque em prática todos os combinados.


Ou seja, vá além de acordos ou frases prontas. Siga uma abordagem do nível de um coach de carreira. Você provavelmente será avaliado pelas suas entregas e pelo que de fato apresenta de resultado definitivo para a companhia. Não basta prometer, é preciso fazer acontecer.

   Mantenha-se atualizado

Em todos os perfis de liderança, para que você tenha as ferramentas necessárias para se destacar em uma organização, deve estar por dentro das melhores práticas do mercado. Isso acontece por meio de estudos, pesquisas e leituras – mas também depende do aprendizado constante. 
Um grande diferencial de muitos dos grandes nomes do mercado é que eles têm consciência de que não sabem tudo sobre todos os assuntos. Por isso, contam com a ajuda de outros gestores para tomar as decisões mais adequadas.
Mas outra ação recorrente é a de especializações constantes. Nem sempre é necessário uma segunda graduação para conquistar um cargo de liderança, mas pode ser um grande diferencial a aposta em especializações ou em pós-graduações – ou em metodologias que estão em alta no mercado. Faça a sua escolha. 

   Aja como dono da empresa

Com a cultura do intraempreendedorismo em alta, é possível identificar um perfil muito específico para os gestores — e ele inclui o senso de dono. 
A ideia parte do pressuposto de que a sua atuação pode ser muito mais estratégica se você veste a camisa e pensa como uma parte da corporação. Afinal, e até mesmo para quem pensa em trabalhar em uma startup, agir de tal forma estará muito alinhado à cultura desse tipo de empresa.
Atuar como dono inclui um pensamento no qual você se preocupa, se envolve e se interessa genuinamente pelas questões da empresa. Em um cargo de liderança, é algo altamente esperado. Mas tal perfil pode ser verificado em você desde as primeiras etapas de sua carreira.
Alcançar cargos de liderança requer dedicação, foco e comprometimento. Estabeleça as suas metas e analise de maneira muito clara quais são os próximos passos que você precisa dar para alcançar o seu objetivo principal.
Lembre-se sempre de atuar de forma proativa, vestir a camisa, apostar no aprendizado constante e aprimorar as habilidades de negociação. Dessa forma, é muito provável que você esteja bem preparado para concorrer de forma sólida nos processos seletivos para posições de gestão.
Agora mostre que você está se preparando para cargos de liderança e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!