faceboook

5 Habilidades para você se destacar no Desenvolvimento de Softwares

Quer estar entre os Profissionais de Desenvolvimento de Softwares mais valorizados no mercado? Separamos algumas dicas!

Autor: Redação Impacta

“O que falta para eu ter sucesso na carreira?” Você também já se fez essa pergunta? Fique tranquilo, pois ela é bastante comum entre profissionais de diversas áreas, inclusive no Desenvolvimento de Softwares.

Por mais que possam existir milhares de respostas, fazer essa pergunta a si é muito importante, e pode representar o primeiro passo para quem deseja aumentar suas probabilidades de sucesso e subir alguns degraus na carreira.

O sucesso no desenvolvimento de software, assim como em muitas outras áreas em crescimento, pode ser alcançado com experiência, conhecimento, muita dedicação e, claro, um pouco de sorte.

Porém, algumas dicas e recomendações de engenheiros de software podem ajudar a aumentar suas chances de se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.

E é justamente isso que preparamos e queremos compartilhar com você hoje. Confira!

5 Habilidades para se destacar como Desenvolvedor de Softwares

1 – Busca pela excelência técnica

A experiência ainda é muito valorizada, mas nem sempre será suficiente para se destacar. Isso porque se você fosse aprender tudo via experiência direta, literalmente não haveria tempo suficiente em vida para aprender tudo.

Por isso, complemente a experiência com estudos e aplicação de melhores práticas e ferramentas, desde o seu primeiro emprego até os cargos mais altos, garantindo a proficiência e o domínio em tecnologias específicas.

Isso não significa que você deve usar os frameworks da moda em seus projetos, só porque os “gurus” dizem. Mas assumir atribuições e participar de projetos que lhe darão a possibilidade de atuar com alguma nova tecnologia ou ferramenta.

2 – Paixão por melhorar e aprender

Uma obsessão saudável por otimizar trabalhos e ter melhorias na carreira é uma habilidade chave para o sucesso a longo prazo na indústria de softwares.

Juntamente com a excelência técnica, a paixão por continuar aprendendo será fundamental para se destacar. Mas seu trabalho nem sempre lhe dará a chance de aprimorar suas habilidades.

É fácil cair no conforto. E aprender depois do trabalho é um desafio, porque você está exausto e precisa passar um tempo com sua família.

Para isso, uma dica é encaixar na sua rotina. Por exemplo, você pode tirar 30 minutos diários para praticar uma habilidade que você deseja melhorar.

3 – Documentação de projetos e tarefas – sua vida depende disso

Manter a organização e documentar os projetos é uma habilidade crítica em qualquer profissão, mas particularmente importante no desenvolvimento de software.

Documentar o que você faz, em código ou por escrito, provavelmente o tornará dez vezes mais eficaz.

Além de facilitar encontrar partes do sistema que não estão totalmente otimizadas ou interfaces que podem não estar claras ainda, a documentação permite que você confira ou reveja projetos com olhos de um recém-chegado.

Pode ser uma API REST, um aplicativo React ou apenas um script bash, o que quer que você esteja construindo, documentar para você mesmo e para terceiros é uma habilidade fundamental para se destacar!

4 – Pensar como um CTO

Pense como o CTO – Chief Technology Officer – porque você é um, você é o CTO da sua própria carreira. Mas como assim?

Em outras palavras, a habilidade de avaliar suas escolhas de tecnologia de uma perspectiva de gerenciamento de risco é altamente valiosa para a sua carro.

Algumas perguntas que você pode considerar para ter essa visão de risco, são:

  • Isso pode ser um ponto crítico de falha?
  • O software é extensível?
  • O projeto está documentado?
  • Essa estrutura de código aberto que usamos é amplamente suportada?
  • Qual é a compatibilidade com outras partes do sistema?
  • Como podemos dimensionar isso?
  • Como a equipe vai administrar?

Fazer este exercício repetidamente irá te gerar insights e trazer benefícios para todo o projeto.

5 – Manter-se visível – o tempo todo

Muitos desenvolvedores e profissionais de tecnologia são conhecidos por serem introvertidos, mas a verdade é que saber divulgar o seu trabalho e suas conquistas é essencial para se destacar.

Afinal, o talento sem visibilidade não leva a lugar nenhum – infelizmente.

Não estamos falando que é preciso ser uma celebridade ou investir em estratégias de marketing pessoal, mas de se fazer ser visto dentro e fora da empresa.

Internamente, uma boa prática e tentar ajudar as pessoas com quem você tenha contato e participar de projetos e iniciativas extra, colaborando com profissionais de outras áreas e departamentos.

Já fora da empresa, manter as redes sociais (principalmente Linkedin) atualizados e interagir com outros desenvolvedores são ótimas recomendações. Mas lembre-se, ajudar as pessoas é a melhor maneira de divulgar sua experiência 🙂

Siga estas orientações e com certeza você estará entre os desenvolvedores de software que mais se destacam na carreira!

Acompanhe nossas novidades em dicas, cursos e formações e saiba mais sobre a carreira de Desenvolvedor de Softwares se inscrevendo na nossa newsletter!

Esse artigo é baseado na publicação original (em inglês) de Dragos Nedelcu no Medium.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!