faceboook

4 frameworks que ajudam no desenvolvimento de aplicativos mobile

Ao criar apps, muita gente fica confusa sem saber o que utilizar para trabalhar. Confira 4 frameworks para o desenvolvimento de aplicativos mobile.

Autor: Redação Impacta

Na hora de desenvolver apps mobile, muita gente fica um tanto confusa, sem saber o que utilizar para trabalhar, devido às inúmeras opções existentes no mercado. Para facilitar a sua vida preparamos essa lista:

Conheça 4 frameworks para o desenvolvimento de aplicativos mobile

É importante saber que o objetivo de um framework nada mais é que elevar a produtividade, porém, com menor esforço. Essa atitude faz com que os programadores front-end ganhem mais tempo e possam se dedicar a assuntos mais importantes.

Atualmente, todas as linguagens de programação contam com esse tipo de ferramenta para auxiliar o desenvolvedor.

Com o grande crescimento do HTML5 e do mercado mobile, aumentou também o número de frameworks projetados exatamente para dispositivos móveis, como celulares e tablets, sejam eles Android, Windows Phone ou iOS, que são os sistemas operacionais mais populares do mercado atualmente.

Não é necessário você utilizar todos os frameworks da lista. Essas são apenas algumas sugestões que você, como desenvolvedor, pode ir testando e avaliando, uma vez que cada um é mais funcional para uma coisa em específico do que o outro. Confira!

Chocolate UI é um framework para mobile

1  – Chocolate UI

É um framework versátil, em CSS, HTML5 e JavaScript. O Chocolate UI foi desenvolvido pela Sourcebits e é especificamente voltado para o desenvolvimento de aplicações mobile. Ele usa temas CSS para trabalhar com as múltiplas plataformas existentes no mercado, conseguindo adaptar o seu layout de acordo com o dispositivo que é utilizado.

Para trabalhar com essa ferramenta, é preciso apenas conhecer um pouco de JavaScript.

2 – PhoneGap

Esse framework é de uma classe que trabalha bem em CSS, JavaScript e também em HTML.

Com a ajuda do PhoneGap, você vai desenvolver, de uma única vez, um app em CSS, HTML ou JavaScript. Depois, a aplicação faz todo o serviço automaticamente, garantindo o seu funcionamento na plataforma desejada, com o uso de uma ferramenta incrível, conhecida como Apache Cordova.

Infelizmente, o PhoneGap ainda não conta com um projeto oficial no GitHub, mas, para quem gostou da ideia, saiba que existe uma página para os desenvolvedores desse framework.

3 – Framework 7

É uma ferramenta nova, desenvolvida pelo usuário do Twitter @idangerous. A sua principal ideia é ser um framework universal, já que ele roda bem os bancos relacionais e até mesmo algumas aplicações de desktop típicas. O principal objetivo desse sistema é trabalhar também em Mobile Apps e Modern Apps.

Mas, por se tratar de uma ferramenta ainda em testes e desenvolvimento, ela conta com a ajuda de desenvolvedores e colaboradores para aprimorar o projeto, E, como ainda é uma plataforma recente, certamente passará por algumas mudanças.

Quer conhecer o Framework 7 e contribuir com essa ideia? Então conheça a plataforma!

4 – Ratchet

É um framework originalmente criado por três colaboradores: @dhg, @connors, e @fat, todos com licença autorizada do MIT. O Ratchet é mais focado em desenvolvimento mobile em multiplataforma.

O seu objetivo é o mesmo de outros frameworks mobile famosos: trabalhar na padronização de aplicativos (JS, CSS ou HTML5), sem a necessidade de utilizar a linguagem nativa do dispositivo em questão. No começo, ele era utilizado em protótipos do app do Twitter para o sistema da Apple (iOS), mas, posteriormente, algumas features dele passaram a ser anexadas no aplicativo oficial do Twitter. E foi assim que ele passou a fazer parte da família Bootstrap. Vale a pena conhecer o Ratchet!

E então, qual desses você vai testar primeiro? Deixe um comentário e participe da conversa!

Quer saber tudo sobre o desenvolvimento mobile? Então, faça o download do Guia Prático para o desenvolvimento de aplicativos mobile:

Guia Pratico para o desenvolvimento de aplicativos mobile

Você vai aprender:

  1. Principais tendências e como aplicá-las:
    Entenda o que muda no mercado de desenvolvimento mobile, como se manter atualizado e saiba usar de conceitos de big data, inteligência de negócios e internet das coisas para desenvolver seu projeto. 
  2. As ferramentas essenciais
    Conheça e saiba como usar as principais ferramentas que facilitam o seu trabalho para desenvolver projetos completos e assertivos.
     
  3. Comece seu projeto
    Com todas as dicas, tendências e práticas que o e-Book te mostra, você completa o guia com toda a informação que precisa para se preparar e começar a desenvolver aplicativos mobile com qualidade.

Baixe agora!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!