Saiba o que é React e entenda como usá-lo no desenvolvimento

Talvez você ainda não saiba o que é React, mas com certeza já navegou por um site com essa tecnologia. Entenda melhor como usá-la na programação (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Para quem já trabalha ou sonha em ser um programador, é muito importante estar cada vez mais atento à experiência que o usuário tem com os sistemas desenvolvidos. Para isso, algumas ações devem ser tomadas com o objetivo de otimizar a relação homem x máquina.
Justamente devido à crescente preocupação das empresas em oferecer interfaces agradáveis em seus softwares, aplicativos e sites para o público, o mercado de programadores front-end tem ampliado bastante.
O conhecimento de programação em React, é essencial para qualquer profissional em front-end, uma vez que existe uma alta demanda do mercado por esses programadores. Se você deseja aproveitar essa oportunidade e ter sucesso na carreira, continue a leitura para saber o que é React, como usá-lo e os principais motivos para escolher essa opção!

O que é React?

Antes de explicar o que é React, precisamos dizer que ele não é um framework (espécie de template usado por desenvolvedores para aproveitar e adaptar códigos de um outro projeto). Ele, na verdade, é uma biblioteca do JavaScript focada exclusivamente na interface do usuário.
O React foi criado em 2011 para o feed do Instagram. Quando a empresa foi comprada pelo Facebook, a biblioteca ficou muito popular entre os desenvolvedores. No ano de 2013, o código foi aberto para desenvolvedores e ela se popularizou ainda mais.
Para trabalhar com React, o principal conhecimento que você precisa desenvolver é sobre Java, pois as funções e aplicações são poucas.

Como usar React no desenvolvimento?

Para usar o React é preciso uma extensão, sendo que a mais comum é a JSX. Além disso, o React é declarativo, ou seja, é preciso apenas fazer a declaração (estática ou dinâmica) que o React vai executar essa declaração na interface do usuário. Os componentes de UI (interface do usuário) desenvolvidos com React poderão, ainda, ser reutilizados em outros projetos.
Confira a seguir algumas das suas características:

  • componentes: ele usa apenas componentes (como as funções no Java), o que facilita a reutilização do código para outros projetos e também o acompanhamento do código. Se houver um bug, por exemplo, fica muito mais fácil encontrar o erro dessa maneira;
  • props (ou properties): quando é preciso usar um parâmetro para alterar algum componente;
  • state (estado): o ideal é que os componentes sejam sem estado, não apenas por serem mais fáceis de desenvolver, mas também para fazer os testes e manter. A outra possibilidade são os componentes com estado, ou container. Para estes, é preciso ter uma classe e também é necessário a transformação de dados ou lógica;
  • virtual DOM: apesar do modelo do objeto do documento ser fundamental quando falamos de front-end, esse é um processo lento e que pode sofrer alterações desnecessárias. O React usa o virtual DOM com a finalidade de deixar a ação mais dinâmica e certeira, pois ele guarda todos os nós do DOM, promovendo alterações somente quando necessário;
  • JSX: como não é possível escrever HTML dentro do JavaScript, o JSX é uma extensão de sintaxe que oferece essa alternativa.

Por que o React é mais atrativo e eficiente?

O React se popularizou provavelmente devido às suas inúmeras vantagens. Confira a seguir alguns motivos para desenvolver usando essa biblioteca.

Tenha mais foco na interface do usuário

Se você já está na área de programação há algum tempo, deve saber que a preocupação com a interação homem-máquina deveria ser primordial para os profissionais dessa área. Com o React você consegue definir seus componentes, desenvolvendo desde botões de uma página até a forma como o feed de uma rede social carrega.
Principalmente hoje, quando o comportamento do usuário tem mudado (ficando mais consciente desta relação e, ao mesmo tempo, exigente aos aspectos da interação), é importante ter uma forma de otimizar a dedicação a essa área. Escreva suas interfaces usando Java e trabalhando com objetos.

Faça testes com facilidade

Assim como em qualquer entrega de um projeto de programação, os projetos de UI precisam ser testados. Com o React você pode usar o Jest (ferramenta para testes unitários desenvolvida pelo Facebook). Além de ter uma configuração fácil, você ainda consegue testar:

  • runner;
  • assertions;
  • report de coverage;
  • snapshots.

Crie aplicativos de forma eficiente

Outra qualidade do React é o DOM virtual (Document Object Model ou modelo de objeto de documento). Então, toda vez que você renderizar HTML usando JavaScript, o React ficará na memória com a representação virtual. Dessa forma, no momento em que você atualizar, o React fará uma comparação dessas duas versões e conseguirá apenas introduzir a diferença existente entre elas.
Esse processo também é conhecido como algoritmo de reconciliação do React e agiliza a escrita de códigos. Usando a função render, você consegue sempre uma nova árvore de elementos React (diferente da anterior).

Seja compatível com outros plugins

Um desenvolvedor precisa de um kit de ferramentas e carregadores e o React não impedirá que você prossiga com o conhecimento que já adquiriu até então. Além de comportar o JavaScript, como já citamos, ele também é compatível com:

  • AMD;
  • Bower;
  • Brownserify;
  • CommonJS;
  • Gulp;
  • Grunt;
  • npm;
  • Webpack.

Use em diversas aplicações

Seja um aplicativo para dispositivos móveis ou em um projeto de site, usando o React e o React Native (para apps), você consegue desenvolver a interface. Por isso, é importante que, em vez de escrever grandes arquivos, você pense na função e monte o projeto em vários pequenos arquivos. Afinal, com a possibilidade de reutilizar o código, essa prática otimiza o seu trabalho.
Como você pôde perceber, o React é uma biblioteca importante para o desenvolvimento do front-end, que torna a interface do usuário mais aperfeiçoada e atende às demandas para proporcionar uma excelente UX (experiência do usuário). Outra vantagem importante é que você consegue usar o React em um ambiente online de desenvolvimento.
Se você gostou do texto, compartilhe nas suas redes sociais! Assim, além de fortalecer a comunidade de desenvolvedores com um assunto interessante e que contribui para a otimização do trabalho, você nos indica que esse tipo de conteúdo é relevante para os nossos leitores. Desse modo, podemos continuar entregando mais materiais ricos sobre programação!

Quer saber mais sobre o uso do React?

Curso de React

Conheça o Curso que te ensina a desenvolver componentes web com ReactJS, Redux e React Native!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!