faceboook

Quanto tempo leva para dominar JavaScript?

Aprender JavaScript pode levar muito ou pouco tempo, pois varia com o nível individual de compreensão e dedicação. Saiba mais!

Autor: Redação Impacta

Os aspirantes a desenvolvedores web podem se perguntar: quanto tempo leva para aprender JavaScript? Normalmente, querem aprender em uma semana ou até menos. Independentemente das suas razões, aprender JavaScript, mesmo que do zero, é possível em poucos dias, o segredo é definir metas e ser persistente.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

A educação em JavaScript não é o mesmo que aprender HTML ou CSS. Embora seja uma das linguagens de programação mais simples, pode levar de seis a nove meses para se tornar fluente em JavaScript.

Continue a leitura do artigo a seguir e saiba como aprender JavaScript rapidamente!

O que é JavaScript e por que você deve aprendê-lo?

A linguagem é normalmente usada como um script para desenvolvimento de front-end. Em termos simples, significa que os desenvolvedores usam JavaScript para criar a parte de um site onde os visitantes comuns podem ver e interagir, também conhecido como “front-end”.

Embora possa ser tecnicamente usada para criar programas complexos, a principal aplicação da linguagem está no desenvolvimento web.

Os programadores front-end usam JavaScript em conjunto com duas linguagens de marcação, HTML e CSS, para criar todos os elementos que permitem ao usuário ver e interagir diretamente. 

As ações mais comuns, como transações, envio de feedback do cliente e até mesmo login, são facilitadas pelo código HTML. CSS, por outro lado, centra-se mais na formatação e aparência; ele permite que os desenvolvedores descrevam como o HTML deve parecer para um visitante. Ambos, no entanto, são estáticos.

Por essas razões, JavaScript é significativo no setor de desenvolvimento e uma habilidade valiosa para qualquer aspirante a programador web. 

Como aprender JavaScript em pouco tempo?

Felizmente, não é tão difícil aprimorar suas habilidades, já que existem inúmeras maneiras de aprender JavaScript facilmente. Os cursos online e presenciais são abundantes. Se você quer mais estrutura e orientação, mas não tem tempo ou dinheiro para se dedicar a uma graduação formal, você pode até se matricular em um Bootcamp de Codificação. 

Listamos abaixo algumas das melhores maneiras para aprender JavaScript, veja!

Sites e cursos autoguiados

Se você está interessado no aprendizado autônomo ou simplesmente não tem tempo para se inscrever em um programa formal, os cursos online flexíveis podem ser a resposta educacional para você.

Na maioria das vezes, os programas gratuitos terão menos direção e oferecerão menos suporte do que suas alternativas pagas. Certifique-se de fazer sua pesquisa antes de fazer sua primeira aula!

Livros

Na dúvida, leia um livro. Embora inúmeros livros possam oferecer insights práticos sobre programação, alguns títulos são particularmente úteis para aspirantes a programadores que desejam aprender JavaScript rapidamente. 

Bootcamps de codificação

Embora você saiba que pode se esforçar para aprender com um curso autoguiado sob demanda ou com os capítulos de atividades de um livro, você deseja um pouco mais de suporte e orientação ao longo de sua jornada educacional, bem como um certificado após a conclusão. 

Se for esse o caso, um campo de treinamento de codificação pode ser o caminho para você. Nos últimos anos, os bootcamps chegaram à vanguarda educacional como um meio de obter habilidades comercializáveis ​​rapidamente e sem gastar o tempo ou o dinheiro que os programas educacionais tradicionais de quatro anos exigem. 

O treinamento tende a durar entre algumas semanas e alguns meses, dependendo se sua estrutura segue um cronograma de meio período ou período integral. 

O curto prazo torna o bootcamp uma das melhores maneiras de aprender JavaScript rapidamente para que você possa voltar ao trabalho (ou procurar uma posição mais atraente com suas habilidades recém-adquiridas). 

Meetups e eventos de networking

As vantagens educacionais de participar de encontros e eventos de networking são consideráveis. 

Se estiver focado em aprender JavaScript rapidamente, acessar painéis sobre a linguagem permitirá que você aprenda com pessoas com uma vasta experiência em usá-la. Mas o aprendizado não para em uma apresentação; ele continua nas conversas que você tem depois. 

Nem sempre a melhor maneira de aprender JavaScript é por meio de vídeo aulas ou livros, mas sim através do contato com outras pessoas que estão aprendendo e explorando como você. 

Iniciando seus próprios projetos

Se você não colocar em prática o seu conhecimento, qual foi o sentido de aprendê-lo em primeiro lugar? Em algum momento, os aspirantes a desenvolvedores precisam fazer a transição de tutoriais para programação real e honesta. Mas essa mudança nem sempre é fácil. 

Uma das melhores maneiras de aprender a codificar é programando – mas você não precisa iniciar um projeto enorme desde o início para fazê-lo, comece pequeno. Quando você sentir que está pronto para aplicar suas habilidades de JavaScript em um projeto real, tente adicionar um recurso a um programa que você criou em um tutorial em vez de iniciar outro programa do zero. 

Ou comece em uma estrutura existente e comece a criar extensões do Chrome. Se precisar de apoio, tente co-construir um projeto com um amigo. 

Não importa como você aprenderá JavaScript, levará tempo, esforço e dedicação. Para quem está interessado em se tornar um desenvolvedor front-end ou já está no campo e quer apenas aumentar seu conjunto de habilidades profissionais, há várias opções de educação. 

Conheça o curso Java Programmer da Impacta ou visite o nosso site e conheça nossos cursos de tecnologia!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!