faceboook

Bootcamp: como funciona essa forma de aprender?

O Bootcamp surgiu nos Games mas já é usado para Treinar Profissionais e Alunos nas mais Diversas Áreas. Entenda como Funciona a Modalidade no Artigo!(...)

Autor: Redação Impacta

Que tal ouvir esse conteúdo? Confira abaixo a versão em áudio!

Bootcamp é uma modalidade de treino intensivo muito utilizada por equipes de esportes eletrônicos (e-sports), como League of Legends e Counter Strike, mas que vem se expandindo para treinamentos de diversas outras áreas de tecnologia, como em programação

O termo Bootcamp vem do inglês “Campo de Treinamento”, sendo uma prática voltada para o aprendizado imersivo, em que participantes estão focados em absorver conhecimentos práticos em pouco tempo. Quer saber como tudo isso funciona? Continue acompanhando!

Como funciona um Bootcamp?

Ao fazer um Bootcamp o participante notará que a experiência é totalmente diferente de outras formas de ensino. Com aulas imersivas que envolvem um pouco de teoria e muita prática, os participantes trabalham em grupo e sempre com foco na resolução de problemas.

Geralmente, o formato é de curta duração com aulas mais rápidas e em que a turma é guiada por um professor com experiência na área, realizando exercícios práticos e que simulam experiências e projetos reais. 

Há bootcamps em que os participantes trabalham cada dia com uma dupla diferente, o que favorece o desenvolvimento de habilidades como empatia, trabalho em equipe e comunicação, que são fundamentais para qualquer profissional no mercado de hoje.

Além disso, o formato é baseado em dar autonomia ao participante, contando com feedbacks do instrutor para a melhoria contínua durante as aulas, e inserindo o aluno nas práticas e projetos relacionadas à rotina da área estudada.

Origem do Bootcamp

Como falamos acima, a origem do termo vem de “Campo de treinamento” dos soldados americanos que eram mandados para treinamentos intensivos, denominados “Bootcamps”. A partir disso, criou-se no Vale do Silício a cultura de chamar grandes treinos intensivos relacionados a aprendizados de Bootcamps.

Aqui no Brasil, times como a MIBR de Counter Strike e KEYD de League of Legends foram pioneiras na realização de Bootcamps, fazendo excursões para treinamentos intensivos na Europa, Ásia e América do Norte. 

Com o passar do tempo, o termo para a modalidade de ensino foi se expandindo para treinar profissionais em diversas áreas, começando pelos campos de tecnologia!

Principais vantagens da modalidade

Existem diversos benefícios para alunos que optam pela realização de Bootcamps, sendo que os principais dizem respeito ao aprendizado prático adquirido e ao trabalho em equipe. Veja com mais detalhes:

Aprendizado focado na prática

A grande e maior vantagem de se investir em um Bootcamp é o aprendizado que os participantes da prática conseguem absorver. O conhecimento é fruto da troca de experiências entre as pessoas, conhecendo outras formas de estudar e trabalhar, bem como praticar esportes ou mesmo atividades artísticas.

Além disso, ainda se pode marcar treinamentos intensivos com outras equipes e pessoas da região, de modo que quem faz o Bootcamp pode treinar aspectos importantes, como estratégias em conjunto, sincronia, entre outras questões, tanto para vida acadêmica quanto para vida profissional.

União da equipe profissional ou dos colegas

O Bootcamp é feito para ser um ambiente colaborativo, onde uma pessoa ajuda a outra a crescer e melhorar, seja no âmbito do empreendedorismo, da tecnologia, das artes, dos esportes físicos e eletônicos, entre outros.

Outro ponto interessante é que com a convivência mais intensa com os colegas, os participantes acabam desenvolvendo o espírito de time e  se empenham ainda mais em ajudar os companheiros em momentos de aprendizagem.

Para quem é indicado?

O Bootcamp é indicado para qualquer equipe de esporte eletrônico que deseja ter um aprendizado focado na prática em outras regiões. Além disso, a prática se destina a pessoas das mais diversas áreas, como profissionais do ramo de marketing, vendas, design, atuação, programação, música, empreendedores, esportistas, artistas, dançarinos, alunos dos mais diversos cursos.

O aprendizado é praticamente infinito, de modo que cada treinamento nessa modalidade acrescenta muito para o currículo e para as habilidades estratégicas e culturais de cada um que participa.

bootcamp_online

Bootcamp Online

Com o avanço do coronavírus, muitas equipes tiveram que adiar os seus planos para fazer os Bootcamps. Isso ocorreu, porque as atividades presenciais foram reduzidas, para que fosse possível controlar a disseminação do vírus.

Porém, uma nova modalidade da prática veio à tona: os Bootcamps digitais. Eles são feitos através da internet, de modo que as pessoas não precisam se deslocar até outras localidades para fazê-lo. 

A experiência é praticamente a mesma, sendo que o aprendizado ocorre de forma integralmente online. Essa é uma ótima pedida para equipes, alunos e profissionais que desejam se qualificar sem sair de casa, especialmente em tempos de pandemia.

Considerações finais

Com tudo o que foi abordado, é possível perceber que o Bootcamp é muito enriquecedor. Seja na área de esportes eletrônicos, ou em outros mercados, os profissionais podem se beneficiar de conhecimentos e habilidades trabalhadas de forma intensiva.

Dessa forma, as equipes e empresas que sabem o que é Bootcamp e investem nessa modalidade têm muito a oferecer para seus colaboradores. Assim como o profissional que faz o Bootcamp em algum momento de sua carreira também oferece diversos diferenciais para a empresa ou equipe que o contrata.

Para receber mais informações sobre este e outros assuntos, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!