Estudar no exterior: por que é um diferencial?

Sabe um ótima forma de ganhar experiência e ainda aprender um idioma antes de começar a carreira: Ir estudar no exterior! Entenda tudo aqui.

Autor: Redação Impacta

Além de ser uma excelente experiência pessoal, estudar no exterior é, certamente, uma das melhores opções para enriquecer o currículo e ter uma carreira de sucesso. As empresas valorizam muito os profissionais que viveram no exterior, uma vez que isso melhora a capacidade comunicacional da pessoa e aumenta o conhecimento por meio da interação com valores e práticas culturais distintas.  
Neste post, vamos apresentar algumas questões que apontam como estudar no exterior pode valorizar o seu currículo e abrir diversas oportunidades no mercado de trabalho. Boa leitura!

Networking

Um dos principais motivos para você estudar no exterior e enriquecer o seu currículo é poder aumentar o seu networking — base de contatos para o mundo profissional. Geralmente, construímos essa rede de contato em conversas no ambiente de trabalho, assim como nos relacionamentos com colegas de curso, por exemplo.
Contudo, para encontrar mais oportunidades e conseguir uma carreira de sucesso, é importante ter networking internacional, uma vez que isso pode contribuir para que você conquiste uma vaga de emprego em um país estrangeiro. Isso porque estudar fora possibilita ampliar a sua rede de contatos para ter mais visibilidade e conhecer pessoas que estão em posições estratégicas em empresas de outras nações.

Experiências

Além de contribuir para aumentar o seu networking, outra vantagem de fazer um curso fora do país de origem é a possibilidade de adquirir diversas experiências, pois, ao morar no exterior, você vai poder conhecer regiões diferentes, com climas, culturas e filosofias que podem ser novidades para você.
Morar por um tempo fora também é bom para criar independência e confiança, de modo que você possa ter uma nova rotina, aprender como é desenvolvido o ensino em outro país e poder superar os desafios do dia a dia. Isso com certeza também vai ajudar você a se destacar no momento da entrevista de emprego, por exemplo.  

Conhecimentos

Adquirir novos conhecimentos é essencial para enriquecer o currículo de qualquer profissional. Estudar fora do país é, sem dúvidas, uma das melhores oportunidades para conseguir esse feito. Participar de um intercâmbio possibilita contato com formas diferentes de avaliação, liderança e exigências que vão ampliar o seu conhecimento, o que pode representar um grande diferencial na carreira.
Da mesma forma, a vivência com professores de países diferentes faz com que você desenvolva novas habilidades e aperfeiçoe os seus talentos para resolver diversos problemas para os quais não via solução antes. Para isso, é importante que você aproveite a oportunidade para se dedicar aos estudos e se especializar nas áreas de ensino e módulos que não são oferecidos em seu país.

Fluência em outro idioma

Ter fluência em outro idioma é considerado um grande diferencial no currículo, pois as empresas necessitam contar com profissionais que falam várias línguas para inúmeras funções, como facilitar processos de negociação, parcerias internacionais etc.
Nesse contexto, morar em um país estrangeiro é um grande auxílio para ter contato direto com a língua e garantir um aprendizado mais rápido. Somente a prática constante vai ajudá-lo a aprimorar o domínio do idioma, sendo a vivência internacional a melhor opção para atingir esse objetivo.
Contudo, caso você já tenha pleno domínio de uma segunda língua, também vale aproveitar a oportunidade para aprender um terceiro idioma, uma vez que atualmente temos uma busca crescente por isso e uma maior valorização desses profissionais por parte das empresas.
Se você tem o inglês como segundo língua, por exemplo, no intercâmbio você tem a chance de aprender mais um idioma, como o espanhol, que é uma língua falada em vários países, ou até mesmo o mandarim chinês — língua oficial de uma das maiores potências econômicas do nosso século.   

Contato com tecnologia de última geração

Ter contato com tecnologia de última geração é uma ótima forma de fazer o seu currículo se destacar no mercado de trabalho e estudar em países estrangeiros é crucial para você conhecer sistemas tecnológicos mais avançados e ser um profissional mais informado e atualizado.
Há diversas maneiras de você ter acesso à tecnologia avançada. Você pode, por exemplo, procurar acessar produtos e serviços inovadores encontrados em países desenvolvidos. Outra forma de você ter contato com a tecnologia é por meio de estágios de curto período nesses países.

Vale mencionar que, para se aprofundar em conhecimentos sobre novas tecnologias, é interessante realizar cursos livres para entender melhor o funcionamento desses recursos.

Vivência internacional

Como dito na introdução, só o fato de ter uma vivência internacional já proporciona mais valorização para o seu currículo e chances de melhores oportunidades de trabalho. Isso porque, ao morar em um país com práticas culturais diferentes, ganhamos amadurecimento profissional, uma vez que aprendemos a respeitar outros costumes, religiões, idiomas, culinárias e modos de vida.  
Além disso, a vivência internacional construída a partir do contexto de estudos contribui para o desenvolvimento de características fundamentais para todo tipo de profissional, como capacidade de liderança e facilidade de se adaptar às diferentes normas e condutas, além de enfrentar novos desafios.

Certificados internacionais

Outro motivo pelo qual estudar no exterior é um diferencial para o seu currículo é que, com isso, você vai adquirir certificados internacionais para atestar o seu conhecimento. É comum, por exemplo, que as empresas exijam dos candidatos uma forma de comprovar o nível de proficiência nas línguas sobre as quais você tem conhecimento.
Assim, os certificados internacionais se fazem necessários para fornecer uma classificação real das suas habilidades linguísticas. Todavia, você pode obter outros tipos de certificados, como uma especialização em uma nova linguagem de computador ou outros cursos nas diversas áreas de TI, como computação artificial e conhecimento do modo de funcionamento de robôs, sistemas automáticos etc.
Neste post, falamos sobre como estudar no exterior pode ser um grande diferencial no seu currículo e na sua carreira profissional. Ressaltamos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e que, com certeza, quem investir em uma experiência no exterior vai se destacar e ter melhores oportunidades de emprego.
Gostou da leitura? Então siga a nossa página no Facebook e acompanhe as atualizações para conhecer outros conteúdos!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!