faceboook

Soft skills na transformação digital!

Desenvolver soft skills já é tão ou mais importante quanto aprender habilidades técnicas. Entenda o porque e saiba como começar a se preparar para (...)

Autor: Rodrigo Cipullo

Na era da transformação digital, todas as organizações estão passando por uma grande mudança em seus processos e modelos de negócios, fazendo com que a inovação na entrega dos produtos e na experiência do serviço deixem de ser um diferencial e passem a ser ponto fundamental para o sucesso.
Apesar de estar diretamente ligada aos negócios, essas mudanças também implicam diretamente no mercado de trabalho. Pois, a partir do momento que surgem novas ferramentas e tecnologias, aliadas ao avanço da inteligência artificial e da automação, novos cargos e oportunidades também aparecem, enquanto outros rapidamente perdem forças – podendo em alguns casos até serem extintos.
Por esse motivo, tem sido muito discutido a questão do futuro dos empregos nessa nova era cada vez mais digital. Só que o que muitos não sabem é que para se preparar para o futuro do trabalho é preciso considerar também a importância de desenvolver soft skills.
Mas você sabe o que são? Continue lendo para entender tudo e se prepara!
Hard Skills x Soft Skills
Hard Skills trata-se do conhecimento e das competências técnicas que podem ser medidas de forma clara e objetiva. Como por exemplo:

 Já as Soft Skills são habilidades comportamentais ligadas diretamente ao comportamento humano e inteligência emocional, como a empatia e a criatividade. Ou seja, podemos definir soft skills como habilidades interpessoais que auxiliam os profissionais a lidar com os diversos desafios do cotidiano e, assim, aprimorar sua relação com pessoas e tecnologias no ambiente que estão inseridos. 

Podemos dar o exemplo:

  • Colaboração: saber trabalhar em equipe;
  • Flexibilidade e resiliência: conseguir se adaptar rapidamente a mudanças.

Mas porque desenvolver soft skills é fundamental para sua carreira?

Hoje em dia é essencial que todos desenvolvam uma mentalidade digital. Os profissionais atuam e atuarão cada vez mais em cargos estratégicos e de gestão do conhecimento, deixando grande parte do trabalho “manual” para softwares e robôs.
Nesse novo cenário, o trabalho colaborativo e multidisciplinar passa a ter grande importância para adoção de novas tecnologias e processos e, assim, transformar os negócios e causar uma ruptura nos modelos tradicionais.
As empresas passam a priorizar cada vez mais as habilidades pessoais, soft skills, do que as habilidades técnicas, que podem ser aprendidas de forma relativamente mais fácil ou mesmo treinadas dentro da própria empresa.
Assim, para se manter sempre ativo no mercado e encontrar uma recolocação no futuro, é necessário que o profissional busque desenvolver cada vez mais suas habilidades pessoais.
Quer saber como e por onde começar? Então continue acompanhado!

Quais são algumas das principais soft skills que os profissionais do futuro precisam desenvolver?

  1. Comunicação

A capacidade de se comunicar bem será fundamental nas novas carreiras da transformação digital e envolve não apenas transmitir de forma clara seus pensamentos e opiniões, mas também  capacidade de escutar e compreender, de uma forma acolhedora, empática e sem interrupções inoportunas.

  1. Criatividade

Fazer o básico já não basta, é preciso ir muito além. Um profissional criativo é muito valorizado pelas empresas, pois sempre traz novas ideias e soluções inovadoras que impactam positivamente nos resultados.

  1. Flexibilidade

Ser capaz de se adaptar a diversos desafios e circunstâncias e encarar novos propósitos com otimismo é uma capacidade muito importante e extremamente valorizada pelas organizações.

  1. Trabalho em equipe e liderança

Saber construir soluções em conjunto, em um ambiente de colaboração, e ter capacidade de liderar, quando for solicitado, buscando orientar e motivar todos aos redor para construir mais do que o resultado esperado.

  1. Resolução de problemas

Quem consegue resolver problemas e buscar soluções se destaca. Para isso, é preciso desenvolver seu pensamento crítico, buscar conhecer o problema por todos os ângulos para assim encontrar a solução mais eficaz e tomar a decisão corretamente.
Agora que você já entendeu a importância das soft skills e conheceu algumas das mais importantes para o mercado de trabalho do futuro, basta começar a investir nesses pontos, não é mesmo?
Continue acompanhando o Blog Impacta para mais dicas de carreira!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!