faceboook

Confira 5 vantagens de cursar uma pós-graduação

Muitas vezes só a graduação não será suficiente para o profissional. Por isso, é preciso considerar as vantagens da Pós-graduação. Confira!

Autor: Redação Impacta

Embora terminar uma graduação seja uma grande conquista e um passo fundamental conseguir um emprego na área de atuação que escolheu, atualmente muitos profissionais consideram as vantagens da pós-graduação para continuar evoluindo em suas carreiras.

Com o mercado cada vez mais competitivo, mutável e exigente, os benefícios de um diploma de especialização ajudam o estudante a se diferenciar entre a maioria e continuar sendo um profissional valioso para uma organização.

As vantagens da pós-graduação

De maneira geral, uma pós-graduação é todo curso de ensino superior que vem depois de uma graduação, seja uma especialização, MBA, um mestrado ou doutorado. Ela pode ser dividida em cursos lato sensu e stricto sensu.

O lato sensu consiste em uma especialização que aperfeiçoa o estudante em uma área específica da profissão escolhida, principalmente, para aqueles que querem focar sua atuação profissional numa área bem exclusiva e que garantirá um diferencial no mercado de trabalho.

Já o stricto sensu é mais voltado para aqueles que desejam uma carreira de pesquisador ou professor universitário, por meio de um mestrado ou doutorado.

Os cursos lato sensu são mais breves que os stricto sensu, em torno de 6 a 18 meses. Eles são desenhados para serem mais curtos, com as aulas ocorrendo à noite, durante alguns dias úteis ou apenas aos fins de semana.

Dessa forma, eles são os mais indicados para quem já está empregado e não tem muito tempo disponível para os estudos.

Diante do exposto, deseja se destacar no mercado de trabalho? Abaixo, estão as 5 vantagens de cursar uma pós-graduação e que podem ajudá-lo em sua carreira profissional. Acompanhe!

1. Permite aprofundar os conhecimentos

Fazer uma pós-graduação ou MBA ajuda o trabalhador a conquistar um conhecimento especializado na área que decidiu atuar. Ter um diploma desses é uma evidência de persistência, determinação, proeza intelectual e capacidade de lidar com ambientes desafiadores.

Com o mercado de trabalho evoluindo constantemente, ter uma especialização mostra para os gestores de uma empresa que o empregado se dedica para aprimorar a sua expertise, o que lhe dá uma certa credibilidade.

Uma pós também pode ajudar a pessoa a desenvolver ainda mais as suas habilidades profissionais, ganhando novas competências para o seu repertório ou mesmo descobrindo um campo totalmente novo, criando um paradigma em sua carreira.

Existem centenas de opções de cursos, abrindo inúmeras oportunidades para conquistar o sucesso.

2. Qualifica o profissional para o mercado de trabalho

Muitas organizações não só reconhecem os benefícios de uma pós-graduação, como também preferem que seus funcionários tenham uma.

Esse tipo de formação ajuda a melhorar a capacidade de pesquisa, escrita e análise. Como resultado, o aluno se torna um bom solucionador de problemas, administrando projetos complexos com mais facilidade e desenvoltura — o que é bem visto pelas empresas.

Para aqueles estudantes que acabaram de concluir uma graduação, a possibilidade de fazer uma pós é uma oportunidade para acelerar a sua carreira profissional depois do estágio, por exemplo.

No caso dos trabalhadores mais velhos e formalmente empregados, a pós-graduação surge como uma expectativa de melhores salários e o poder de barganha para conquistar novas posições em potenciais promoções ou em entrevistas de emprego.

Uma especialização será o que faltava para o funcionário trabalhar em cargos mais altos, como gerenciamento e liderança, por exemplo.

3. Ajuda a valorizar o currículo

As pessoas sempre aprendem ao longo da vida. O desenvolvimento pessoal é algo inerente ao ser humano. É gratificante para muitas delas o desejo de aprender, desafiar-se a algo novo e experimentar coisas novas. Para esses indivíduos, uma educação superior oferece a oportunidade de fazer tudo isso de forma estruturada.

Poder ostentar isso no currículo é um motivo de grande satisfação pessoal. Na maioria dos casos, alguém que tem um diploma avançado é percebido como mais experiente e que possui credibilidade.

Embora a conclusão de uma pós-graduação não seja uma garantia de sucesso profissional, certamente abre mais portas para o emprego.

Entre um graduando e um pós-graduando, provavelmente, o último será escolhido para uma vaga concorrida. O esforço utilizado para concluir os estudos, apesar dos momentos de dúvidas e incertezas, será recompensado no médio e longo prazo.

4. Amplia a rede de contatos

Um estudante de pós-graduação estará ao lado de vários profissionais, de diferentes origens, trabalhando em negócios distintos e muitos dos quais são bem-sucedidos em suas áreas de atuação.

Dessa forma, a partir do momento que o aluno pisa numa sala de aula ou mesmo com a sua turma no modelo EAD, terá a sua disposição uma ampla rede de contatos que ajudam no seu desenvolvimento de carreira, seja compartilhando aprendizados, fazendo indicações ou mesmo convites para vagas de emprego.

Além disso, a rede ajuda a construir relacionamentos com profissionais de diferentes áreas, obter novas perspectivas sobre o mercado de trabalho e desenvolver valiosas habilidades interpessoais.

Reunir pessoas bem-sucedidas em sua bolha de contatos também inspira a trabalhar mais, sair de sua zona de conforto e pensar de maneira mais criativa.

5. Possibilita que o profissional aumente seu salário e suba de cargo na empresa

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em Julho de 2022 que profissionais com pós-graduação possuem salário acima de R$ 4.000. O valor pode ser de 150% a 255% maior do que a média de lucro daqueles que fazem somente a graduação.

Segundo a pesquisa, a diferença é ainda maior para mestrados e doutorados, quando comparados à especialização. O estudo recente do Instituto Semesp é baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Dados (PNAD Contínua).

Por isso, um funcionário que entende as vantagens da pós-graduação e consegue demonstrar sucesso em uma situação de longo prazo, que exige resistência, disciplina, liderança e a capacidade de trabalhar bem com os outros, estará na lista de promoções para crescer dentro de uma organização.

E você, ficou interessado em fazer um curso lato sensu? Sabe a diferença entre uma especialização ou MBA? Dê uma olhada em nosso artigo sobre esse assunto.

2 Comentários

  1. Nathalia disse:

    Conteúdo muito completo e informativo! Se alguém quiser complementar esta leitura, indico aqui um artigo sobre o assunto: https://blog.koin.com.br/pagando-sua-pos-graduacao-com-boleto-parcelado-no-descomplica/

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!