faceboook

Habilidades buscadas em Transformação Digital

A Transformação Digital trouxe grandes mudanças no mercado, nas empresas e também para os profissionais. Saiba quais habilidades são as mais valorizadas!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:Atualmente, as tecnologias modificaram os negócios, permitindo que as empresas usem essas ferramentas para melhorar a qualidade do serviço prestado e para obter resultados melhores. Para essas mudanças damos o nome de transformação digital, isto é, uma nova estrutura em que a tecnologia tem um papel essencial. Contudo, não foi só a estrutura organização que sofreu alterações, mas também a forma como os colaboradores exercem as suas funções. Os profissionais precisam se preparar com rapidez para se adequar as novas habilidades buscadas pelas empresas na era digital. 
Dessa forma, neste post, vamos apresentar as 8 habilidades mais buscadas pelas empresas na era da transformação digital. Acompanhe conosco! 

1. Foco no cliente

A tecnologia mudou a forma como as empresas se relacionam com os clientes, uma vez que antes não tínhamos recursos suficientes para saber o que o consumidor pensava sobre o serviço que está recebendo. Porém, no mundo tecnológico a preocupação com o bem-estar dos clientes é fundamental para toda organização que deseja alcançar o sucesso no mercado. 
Isso porque com as ferramentas tecnológicas podemos oferecer uma melhor experiência do cliente, para que os consumidores tenham prazer em escolher aquela determinada empresa. Por exemplo, as empresas usam as diversas redes sociais para interagirem com os seus clientes e para saberem como melhor atendê-los.  
Por isso, é muito importante que o profissional que quer se destacar na era da transformação digital se preocupe com a habilidade de oferecer soluções online com mais eficiência e respostas mais ágeis que levem em consideração a necessidade de criar uma boa experiência do cliente. 

2. Flexibilidade

Além do foco no cliente, outra habilidade fundamental no mundo tecnológico é a capacidade de ser flexível. Hoje em dia, as empresas não estão exigindo que os funcionários fiquem no local de trabalho durante todo o dia. A evolução nos possibilita trabalhar em casa, recebendo as tarefas por e-mail e chats online. 
Todavia, essa comodidade demanda empregados que sejam flexíveis quanto ao horário de trabalho. Por exemplo, pode ser possível ir ao local de trabalho apenas um dia na semana, mas tendo que trabalhar no período da noite nos outros dias.
Pode ser um grande desafio realizar todas as tarefas do serviço no lar, sendo que em casa também temos muitas coisas para fazer. Por isso, temos que organizar o nosso tempo, pois as empresas desejam contratar funcionários que tenham disponibilidade. 

3. Comunicação

Outra habilidade buscada pelas empresas na era da transformação digital é a habilidade de se comunicar adequadamente diante de todos os recursos tecnológicos disponíveis. Não basta ter uma boa capacidade para conversar com as pessoas, sendo necessário também usar as ferramentas de comunicação para interagir com o público. 

Hoje em dia, temos as redes sociais e chats online que proporcionam grandes oportunidades para a geração de negócios. No entanto, é preciso se aperfeiçoar para lidar com esses recursos da melhor forma. Ademais, vemos disponível no mercado apps que ajudam a aumentar a produtividade da empresa. Essas ferramentas empresariais devem ser usadas para expor conteúdos de qualidade para captar clientes.  

4. Criatividade

Também podemos mencionar a criatividade como outra habilidade essencial para os profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho. Por exemplo, o Google nos últimos anos está buscando ensinar aos seus empregados como ser criativos na resolução de problemas com a ajuda da tecnologia.  
É fundamental termos a intenção de nos capacitarmos para sermos mais criativos e estratégicos com o uso das tecnologias. Por exemplo, se as mensagens instantâneas para chamar os clientes para empresa não estão dando os resultados esperados, necessitamos de criatividade para pensarmos em uma forma de conseguir frutos melhores com mensagens mais atraentes.  

5. Colaboração

Quando pensamos em transformação digital também não podemos esquecer de que profissionais com habilidades de colaboração, como trabalho em equipe, são os mais procurados pelas grandes empresas. Isso porque o individualismo perdeu espaço nessa era em que as informações são compartilhadas a todo tempo.
Desse modo, a tecnologia causa união na relação de trabalho para que todos tenham uma missão comum para beneficiar as atividades da organização. Os profissionais precisam ansiar ter uma mesma visão com valores e metas semelhantes. Para isso, as empresas estão investindo em treinamentos para aumentar o engajamento dos funcionários com as novas tecnologias. 

6. Habilidade de empreender 

Outra habilidade muito cobiça pelas empresas é encontrar funcionários empreendedores que saibam procurar melhorias para realizar as suas tarefas da melhor forma. Profissionais sem atitudes não são adequados para um mundo de tantas inovações. 
Por isso, é necessário empreender, tomando mais iniciativa própria para desenvolver novos objetivos para execução das tarefas demandadas. Por exemplo, já pensou nas inúmeras formas de usar o Facebook para expor o trabalho da sua empresa? Sonhe em ser um profissional que vai contribuir com novas ideias para o sucesso da sua companhia.  

7. Capacidade de liderança

A capacidade de liderança é outro talento cobrado na era de tantas inovações tecnológicas. Agora, não é mais possível termos um líder que transmite todas as orientações, sem quase nenhuma participação da equipe de trabalho. As ferramentas digitais contribuem para que as organizações sejam mais dispersas e menos hierárquicas. 
Os modelos tradicionais de liderança estão indo à falência e dando lugar para visões contemporâneas, em que o gestor não é o dono do saber e precisa da ajuda dos seus colaboradores para auxiliá-lo na identificação das mais diversas tendências tecnológicas. 

8. Vontade de se atualizar

Por fim, é importantíssimo descrevermos sobre a vontade de se atualizar como outra característica muito visada na era da transformação digital. Isso porque praticamente todos os dias temos uma novidade no mercado, novos recursos são criados para beneficiar o trabalho das empresas, e por isso precisamos nos preocupar em conhecer todas essas inovações para não ficarmos defasados.
Para isso, temos os cursos online como uma ótima opção para estarmos ligados com o que de melhor a tecnologia pode nos oferecer. Além disso, o ensino a distância nos permite conciliar trabalho e estudo com muita flexibilidade e comodidade. 
Portanto, apresentamos, neste post, as habilidades mais buscadas pelas empresas na era da transformação digital. Mostramos como o mercado tem se adequado a este novo momento e explicamos como essas mudanças têm afetado o perfil do novo profissional. É útil que você procure se aperfeiçoar com todos os talentos expostos aqui para conquistar as melhores oportunidades de emprego. 

Então, gostou do nosso texto? Agora baixe e-book: Transformação digital: como ela impacta as empresas e pode impulsionar sua carreira? e tenha uma carreira de sucesso! 

E-book Transformação Digital

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!