Quais habilidades o profissional de e-commerce precisa ter?
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Quais as habilidades necessárias para um profissional de e-commerce?

O mercado de e-commerce está em ascensão no Brasil. Segundo um levantamento recente da PayPal, mais de 670 mil lojas encontram-se ativas na internet, número que representa uma expansão de 12% em relação ao ano anterior. 

Refletindo todo esse crescimento das lojas online, houve também um aumento da competitividade entre os segmentos no mundo digital. Assim, sai na frente quem mais investe em otimização, oferta e segurança. 

Para se tornar um profissional de e-commerce, é necessário apresentar algumas habilidades específicas, sempre valorizando a capacitação e o conhecimento sobre práticas digitais. Isso o ajudará a estar cada dia mais em sintonia com o público da internet, que tem características diferenciadas em relação ao consumidor de lojas físicas.

Se você quer saber como faturar investindo no setor de e-commerce, continue a leitura! Neste artigo, mostraremos as habilidades que é preciso ter e alguns cursos que vão capacitá-lo para deslanchar seu negócio ou sua carreira. Vamos lá?

O que é e-commerce?

E-commerce é a expressão utilizada para definir “comércio eletrônico”, ou seja, todo e qualquer tipo de venda, seja de produtos ou de serviços, realizado na internet. O e-commerce foi criado como uma alternativa para que um empreendedor em loja física pudesse levar seu negócio a outros lugares do globo, por meio do contato digital. 

Tipos de e-commerce 

Listamos, a seguir, os tipos de e-commerce mais encontrados no mercado. Acompanhe:

  • business-to-business ou B2B — negócios realizados entre empresas. Exemplo: uma agência de marketing prestando serviços para uma multinacional; 


  • business-to-consumer ou B2C — negócios feitos entre empresa e consumidor. Exemplo: supermercado Preço Bom vendendo arroz para dona Maria Silva; 


  • consumer-to-business ou CNB — plataforma utilizada para expor produtos ou serviços de vários fornecedores, a fim de que empresas que precisem os encontrem. Exemplo: Mercado Livre; 


  • consumer-to-consumer ou C2C — negócios realizados entre consumidores. Exemplo: João tem um celular usado e quer vendê-lo em uma página de classificados do Facebook. Pedro se interessou e comprou o aparelho; 


  • business-to-administration ou B2A — negócios entre empresas e administrações públicas. Exemplo: a Prefeitura da cidade X quer contratar uma companhia para decorar uma praça no período natalino; 


  • consumer-to-administration ou C2A — negócios entre pessoas e administração pública na internet. Exemplo: determinada Universidade Federal proporciona um curso de formação a distância.

Quais são as habilidades de um profissional de e-commerce?

profissional_ecommerce

Multidisciplinaridade

Profissionais que querem investir em comércios eletrônicos precisam ter conhecimentos multidisciplinares. Os principais são:

Comunicação

Todo negócio exige comunicação. No mundo digital, essa interação acontece de maneira diferente, por meio de textos, fotos, vídeos e áudios. Investir em uma comunicação de qualidade refletirá diretamente nos resultados do empreendimento. 

Capacidade analítica

Um dos diferenciais da internet é a geração de dados constantemente. Portanto, quem quer investir no mercado digital precisa ter a habilidade de analisar e projetar ações positivas diante dos resultados obtidos.

Criatividade

Na web, o que ganha espaço é o conteúdo mais criativo e inovador. Isso acontece porque o consumidor digital quer entretenimento e diversão ao navegar, independentemente do que está buscando. Ser criativo e desenvolver ações de captura de atenção são iniciativas altamente rentáveis para um empreendimento online.

Conhecimento em internet e varejo

Para empreender na internet, o mínimo que se espera é que o profissional tenha condições de navegar pela rede. Ele não deve apresentar dificuldades básicas, como não saber se a internet caiu ou em qual botão clicar para inserir um novo produto na plataforma. 

Outro requisito fundamental é que o empreendedor conheça o comércio varejista. Talvez essa seja uma das poucas habilidades em comum no varejo online e físico, pois, para que ambos funcionem em perfeitas condições, é preciso ter uma boa gestão de estoque, critérios ao expor os produtos e pesquisa de concorrentes. 

Disposição à capacitação

Tudo evolui constantemente na web e, por isso, é necessário ter sempre disposição para um novo curso, uma especialização ou até uma formação a mais no currículo. Tal cuidado vai garantir que as condições de manutenção do negócio no mundo digital não fiquem estagnadas em conceitos ultrapassados ou ineficientes para os rendimentos da empresa.

Quais cursos fazer para se destacar na área?

Como citado, a capacitação constante do profissional de e-commerce é essencial. Abaixo, você confere algumas dicas de cursos importantes para quem quer investir nesse mercado e se dar bem.

E-commerce Professional

Trata-se de uma opção destinada a empreendedores que já atuam ou desejam ingressar no mercado digital. O curso capacita o profissional para implementar e gerenciar uma loja virtual a partir dos principais fundamentos de tecnologia, gestão e marketing digital. 

Além disso, são realizados estudos de casos, analisando falhas que interromperam o sucesso e as melhores práticas ao mercado.

Curso de Google Analytics

Nessa capacitação, o empreendedor vai desenvolver uma das principais habilidades necessárias a quem deseja crescer no mercado online: a analítica. Tal característica é importante para tratar os dados resultantes das ações desenvolvidas no negócio. 

Por meio dessas análises, o empreendedor terá condições de aplicar estratégias que promoverão investimentos de forma otimizada e até exponencial.

Curso de Google Ads

Aprender como criar anúncios para seus produtos e serviços é fundamental no meio digital e, principalmente, no comércio eletrônico. Afinal, você precisa que seus clientes encontrem seu negócio nas buscas, não é mesmo? No curso você aprende a criar campanhas e metas, estipulando orçamentos e escolhendo os termos ideais para seu site.

Outra opção interessante para se especializar e garantir que seu e-commerce receba visitas é com conhecimentos práticos de SEO!

Fotografia para e-commerce

Já que não é possível um contato direto entre o produto e o consumidor na internet, a principal forma de garantir essa experiência é usando imagens. Com o curso de fotografia para e-commerce, o empresário digital terá condições de fazer registros estratégicos, a fim de garantir o melhor contato possível com o cliente, aumentando as chances de venda. 

Logística

A capacitação em logística é algo fundamental a quem investe no comércio digital. Isso porque é por meio da entrega que o consumidor terá em mãos o investimento aplicado no produto.

Saber quais são as principais necessidades de um serviço logístico pode ser um diferencial para quem quer se destacar nesse mercado. Lembre-se de que, na web, o negócio só é concluído após a chegada da compra às mãos do cliente. 

Marketing digital 

Ter conhecimento em marketing digital vai estreitar (e muito!) a relação entre o empreendedor online e seu público. Por meio de conhecimentos de práticas como Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, ele terá condições de encontrar, atrair, persuadir e efetivar a experiência de compra. 

Como vimos, o mercado online é uma ótima forma de empreender com perspectiva de lucros rápidos. Com planejamento, disposição e muita confiança, certamente o profissional de e-commerce obterá bons resultados. 

Caso você queira se especializar na área, baixe nosso e-book completo!

Guia do profissional de e-commerce

Nele, você descobrirá tudo o que envolve a atuação de um profissional do e-commerce.

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