faceboook

As melhores ferramentas de edição de fotos e vídeos

A edição de fotos e vídeos é um setor muito importante no mercado digital! Conheça os programas mais usados por profissionais e iniciantes na área!(...)

Autor: Redação Impacta

Atualmente o mercado disponibiliza para os profissionais, dezenas de ferramentas de edição de fotos e vídeos. Cada um deles é especializado em alguma área diferente. Por isso, pode-se dizer que, na maioria das vezes, são ferramentas complementares e não concorrentes.
É importante conhecer as principais ferramentas do mercado para que um profissional de design seja qualificado a trabalhar nos mais diferentes tipos de serviço.
Pensando nisso, esse post apresenta as 5 melhores ferramentas de edição de fotos e vídeos. Quer saber quais são? Continue a leitura e descubra!

1. Photoshop

Photoshop, sem sombra de dúvidas, é o mais conhecido de todos. Seu foco é para fotógrafos profissionais e designers de marketing. A grande característica do Photoshop é ser uma ferramenta completa para edição de imagens.

Seu uso na fotografia é feito com a utilização de filtros e controles de cores que realçam as imagens e as deixam com qualidade muito melhor que a original capturada pela câmera. Na área publicitária, o grande uso do Photoshop são as montagens e edições de imagens para campanhas de marketing. É possível fazer colagens, edições, substituir fundos e uma infinidade de opções que deixam as imagens exatamente como as empresas querem.
O Photoshop é conhecido por tratar exclusivamente com imagens bitmap, ou seja, aquelas com formatos jpeg, png, bmp, etc. Isso diz respeito também à pinturas digitais. O Photoshop pode ser usado com uma tela que seja sensível à caneta de desenho. Combinando a tecnologia com suas ferramentas de pincéis, é possível criar pinturas e desenhos com qualidade similar ou superior às feitas em papel e tela.

2. InDesign

InDesign da Adobe é um software especializado em diagramação editorial. Sua criação é voltada para editoras e gráficas que trabalham na criação de informação organizada, como cartões, diagramação de revistas, jornais, panfletos, livros, etc. Seu uso vai além das empresas de marketing e editoras. O InDesign pode ser utilizado, por exemplo, na criação de embalagens e rótulos de produtos.

Seu uso em diagramação editorial vai além de montar jornais, livros e revistas. Ele oferece ferramentas para exportação do meio digital para o meio impresso, permitindo que grandes tiragens sejam imprimidas sem perder a qualidade.
InDesign também é ideal para a criação de material publicitário, como cartazes, banners, panfletos e outdoors. Ele fornece ferramentas que auxiliam na criação de layouts inteligentes para apresentação da informação de forma atraente. A criação de identidade visual é feita, muitas vezes, utilizando o InDesign.
Essa ferramenta também é utilizada para criação de material impresso utilizado para apresentação, como apostilas, cadernos, brochuras e materiais de consulta. O design oferecido pelo software possibilita a criação de padrões entre diferentes páginas de conteúdo, além de criar versões de impressão de alta qualidade.

3. Premiere Pro

Premiere Pro é uma ferramenta da Adobe que é especializada em montagem e decupagem de vídeos. Essa ferramenta é utilizada por amadores que editam vídeos em casa e até por profissionais do cinema. O Premiere Pro serve para fazer composição de cenas, editar e cortar planos e fazer junção de vários vídeos em um único conteúdo.

O Premiere Pro é uma ferramenta poderosa que, quando integrada com as outras ferramentas da Adobe, é capaz de realizar trabalhos profissionais de altíssima qualidade. Seu grande diferencial é a interface limpa e fácil de ser usada, até por usuários mais desacostumados.
Com a ferramenta é possível manipular uma série de extensão de vídeos, manipular elementos em uma linha de tempo simples, exportar o vídeo para os mais diferentes formatos e adicionar efeitos, como filtros e legendas.
No mercado de trabalho o Premiere Pro é muito usado para edição de eventos, como festas de formatura, casamento, aniversários de 15 anos, etc. Há também o mercado dos youtubers profissionais que fazem vídeos com edição cada vez mais elaborada.

4. After Effects

After Effects da Adobe é utilizado como um software para retoque e acabamento de vídeos. Ela é um complemento natural e quase obrigatório para o Premiere Pro. Também pode ser usado para a criação de animações. Um bom exemplo de utilização do After Effects para animações é o canal de Youtube chamado Kurzgesagt – In a Nutshell, que usa o programa para falar de conceitos científicos.

Mas o After Effects vai muito além da criação de animações. Ele também é usado para fazer os famosos efeitos especiais que vemos nas mais diversas produções. A criação de vinhetas, manipulação de cores em vídeo e inserção de elementos artificiais nos vídeos, são alguns exemplos que podem ser trabalhados usando essa ferramenta.
O programa também conta com funcionalidades bem interessantes, como correção de vibração da câmera, aumento e redução da taxa de quadros dos vídeos, rastreamento facial e até um incrível animador de imagens estáticas, que são criadas usando Photoshop ou Illustrator.
Seu uso no mercado de trabalho vai de canais de televisão e Youtube, que contratam profissionais pra fazer edição e renderização dos conteúdos produzidos, até por diversas empresas de marketing que criam campanhas publicitárias para vários setores, usando efeitos e vídeos encontrados na internet.

5. Illustrator

Illustrator da Adobe é um programa voltado para designers que criam ilustrações. No entanto, essa ferramenta também é amplamente usada para a criação de imagens vetorizadas. Sua grande vantagem perante os concorrentes é a integração com os outros programas da Adobe, como Photoshop, After Effects, etc.

As principais aplicações usadas no Illustrator são criações de ilustrações, logos e gráficos vetorizados. As imagens vetorizadas permitem que sejam compartilhadas nas mais diversas mídias de uma empresa, como sites, panfletos e outdoors, sem perder a qualidade.
Outras aplicações interessantes para o Illustrator são a criação de layouts para plataformas online, como websites e mobile, criação de conteúdos interativos e até animações.
Os layouts online podem ser feitos tanto pelo Photoshop quanto pelo Illustrator, uma vez que o Fireworks da Adobe foi descontinuado. Porém, o Illustrator se destaca pelos vetores que podem ser adaptados para diferentes telas que esses sites utilizam. Os conteúdos interativos pegam carona nos layouts, uma vez que os sites interagem com o usuário, a criação desses conteúdos aumentam a experiência de uso dessas plataformas.
Gostou do nosso conteúdo sobre ferramentas de edição de fotos? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que o conteúdo chegue a mais pessoas. Até a próxima!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!