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Como criar uma loja virtual para o seu negócio

Começar uma loja virtual não é tão difícil como você imagina, por isso preparamos 5 passos para colocar o seu negócio na internet. Confira.

Autor: Eduarda Delavy

A internet nos trouxe muita praticidade, nos aproximou de pessoas distantes e também facilitou o acesso a informações que antes demoraríamos muito tempo para conseguir. Além do mais, essa praticidade também alcançou o comércio, trazendo diversos benefícios em relação aos negócios físicos.
Se você tem um comércio e ainda não o colocou online, está perdendo tempo. Venha entender os benefícios e aprender a montar uma loja virtual para o seu negócio. Vamos lá!

Loja virtual versus Loja física

Para melhor explicar os benefícios dos negócios físicos e digitais, vamos fazer um paralelo comparativo, veja abaixo os principais pontos e suas diferenças:

  • Geografia: a localização física do seu comércio pode interferir no sucesso que você terá, isso porque quando você escolhe um local para abrir uma loja, precisa estudar como é aquela região e ver se é de fácil acesso ao seu público ou não. Além disso, o espaço oferecido também acaba sendo uma influência, como nos casos de restaurantes que podem precisar de bastante lugar para acomodar os clientes. Já para um loja online essa limitação não ocorre, pois seu site fica disponível para o mundo todo e milhares de pessoas podem acessá-lo ao mesmo tempo.
  • Público: para negócios locais a aquisição de novos clientes acaba sendo limitada justamente pela localização dele. Se não é uma região com o público que você quer atingir ou de difícil acesso para eles, isso pode dificultar o crescimento da clientela. Na loja virtual você consegue atingir todos os públicos e atendê-los de forma rápida e prática.
  • Atendimento: falando nisso, com um site você pode oferecer um chat online ou atendimento por e-mail para seus clientes e poderá conversar com mais de um ao mesmo tempo para otimizar as suas tarefas e da sua equipe. Diferente de receber um visitante na loja física, em que precisa dar atenção um a um por vez.
  • Alcance: esse fator também está diretamente ligado com a localização do seu comércio, por isso é importante tomar essa primeira decisão com bastante planejamento. Mas em comparação com as lojas virtuais, seu alcance depende dos seus esforços de divulgação. E para isso não há limites, mais divulgação é mais alcance.
  • Facilidades: as lojas virtuais oferecem uma praticidade enorme com relação aos negócios locais, pois o seu cliente não precisa demandar muito tempo. Basta acessar o site e escolher os produtos/serviços que deseja comprar. O que gera mais rapidez e conforto para ambos os lados.

Como montar uma loja virtual em 5 passos

Agora que você já viu os benefícios de colocar o seu negócio online, vamos para os 5 passos que você precisa seguir para montar a sua loja virtual.

1- Planejamento da loja virtual

Todo projeto precisa de um planejamento, principalmente quando envolve investimentos financeiros, e montar uma loja virtual requer esses investimentos. Nesse momento você coloca no papel todas as estratégias: desde definição de público, nicho, mapear gastos, pesquisa de concorrência, meios de pagamentos, Correios, equipe de atendimento e estoque (se precisar).
Faça um planejamento com cuidado, assim todas as próximas ações vão sair como o esperado e sem maiores surpresas.

2- Para ficar online

Agora é o momento da definição para colocar o seu negócio online. Nela você precisa escolher o domínio e a hospedagem. Vem entender como:

  • O domínio: é o seu endereço na internet e como os seus visitantes vão te encontrar. Ele precisa ser simples e fácil de lembrar, veja algumas dicas de para criar um domínio perfeito.
  • A hospedagem: é o local onde ficará armazenado todos os arquivos, imagens e textos da sua loja virtual e ela que garante a disponibilidade na internet. Por isso é fundamental escolher um provedor que ofereça a hospedagem com melhor custo-benefício para você. Entenda mais sobre qual plano de hospedagem é ideal para você.
  • Plataforma de e-commerce: é o sistema central da sua loja virtual, nela você gerencia seus produtos, pedidos, relatórios de compra e muito mais. Escolher ela, será o seu primeiro desafio pois existem diversas opções. No painel da hospedagem da HostGator você encontra opções gratuitas de plataformas como Magento, Prestashop e outros.

3- O visual da loja

A escolha do layout certamente será o momento em que você ficará com muitas dúvidas do que escolher, pois ele é a vitrine da sua loja virtual e precisa ser perfeito, não é mesmo? Lembre-se que menos é sempre mais e aposte em um formato que proporcione a melhor experiência para o seu cliente, deixando as informações importantes visíveis e tirando as coisas não tão necessárias.
Atente-se às demandas de usabilidade também, procure por um template que seja responsivo, aquele que seja ajusta aos diferentes dispositivos, para atender à todas as visitas inclusive os clientes que navegam pelo smartphone.

4- Segurança

Para quem vai montar uma loja virtual, preocupar-se com as questões de segurança deve ser o principal. Isso porque os seus clientes precisam compartilhar dados pessoais e de cartão de crédito.
Além disso, a sua loja virtual também precisa estar segura para que você não corra nenhum risco com hackers. Há diversos métodos para garantir a segurança da sua loja, então veja os principais:

  • Certificado SSL: depois de uma atualização no código do Google, além de proporcionar segurança criptografando as informações financeiras, o SSL também é um fator de relevância para aparecer na primeira página do buscador.
  • Atualizações no site: as plataformas de e-commerce estão em constante atualização e você precisa acompanhar também. Então não deixe de atualizar os plugins, aplicações e a plataforma que utiliza na sua loja virtual.
  • Escaneamento: existem serviços que realizam scans no seu site buscando vulnerabilidades, por isso adquirir um SiteLock, por exemplo, pode diminuir as chances de ter problemas futuros.

5- Divulgação

Depois de tudo pronto, você precisa divulgar a sua loja virtual, e para isso você pode adotar algumas estratégias de marketing como: utilizar links patrocinados no Google, anúncios em outros sites, publicações em mídias sociais como o Facebook, enviar e-mail marketing e melhorar o SEO do site – que está diretamente ligado com o seu posicionamento nas pesquisas de busca.
Com dedicação, montar uma loja virtual não é difícil. Ainda mais com esse 5 passos, não é mesmo? Conquiste seu espaço online e boas vendas!
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