faceboook

5 Indicadores de Sucesso ao Treinar Funcionários

Muitas empresas e gestores estão aproveitando para Treinar Funcionários. Mas como saber se está dando resultados? Confira aqui 5 tipos de Indicadores!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Em mercados cada vez mais competitivos e em épocas de necessárias reduções de custos, investir no capital humano  faz a diferença para os resultados da empresa. Afinal, são os profissionais competentes e as equipes de alta performance que formam o grande diferencial de negócios que enfrentam e saem vencedores de crises.

Não é à toa que muitas empresas e gestores estão aproveitando o momento para iniciar ou fortalecer uma cultura de aprendizado e compartilhamento de conhecimento com universidades corporativas, programas e plataformas para treinamento e capacitação.

Muitas companhias, inclusive, disponibilizaram essas soluções para clientes e parceiros como forma de auxílio no período de pandemia, causado pelo novo corona-vírus.

Porém, para que o retorno na capacitação de colaborados seja realmente positivo, é essencial elaborar um programa abrangente com planejamento e mensuração de resultados.

Afinal, como o pioneiro mundial em qualidade empresarial, Joseph Duran, disse “Quem não mede não gerencia. Quem não gerencia não melhora”. Mas o que medir ao treinar profissionais?

Para te ajudar a saber o que mensurar, separamos algumas dicas. Confira!

5 Indicadores de Sucesso ao Treinar Funcionários

Atualmente são muitos os formatos disponíveis para o treinamento de funcionários, com soluções para as mais variadas necessidades e objetivos. Por isso, os indicadores de sucesso podem variar de acordo com o que a empresa busca.

Para isso, é fundamental ter um planejamento, identificando as necessidades e objetivos de cada ação. Entretanto, vamos detalhar alguns dos principais indicadores que as empresas podem medir para saber se o treinamento dos colaboradores está gerando resultados.   

1 – Número de Entregas 

Quase todas empresas querem entregar mais, gastando menos, não é mesmo: Um treinamento do seu time, feito com o planejamento adequado, certamente dará as habilidades necessárias para otimização de tempo e aumento da produtividade.

Mensurando a média de entregas antes e após o treinamento, você poderá acompanhar esse crescimento.

2 – Crescimento x Concorrência 

O grande diferencial das grandes marcas e empresas é estar sempre à frente do seu tempo e da concorrência. Quem investe em um projeto de treinamento e capacitação se mantém atualizado e conta com profissionais mais preparados para buscar e implementar tendências e novidades em sua área.

Saber se o seu negócio está crescendo perante à concorrência é um ótimo indicador de sucesso.

3 – Índice de Satisfação Interna

Não é só nos números e rendimentos que os treinamentos trazem resultados. A prática ajuda a formar um ambiente de trabalho mais engajado e harmonioso. A aplicação de uma cultura de aprendizado estimula o convívio, o compartilhamento de conhecimentos e traz muitos benefícios para o fluxo de trabalho.

Além disso, o que muitas empresas fazem é treinar bem um colaborador para ser um “multiplicador de conhecimento”, podendo ficar responsável por treinar novos funcionários ou estagiários.

Com a realização de pesquisas com funcionários, é possível medir o Índice de Satisfação Interna antes e após a aplicação dos treinamentos.

treinar_funcionarios

4 – Turnover

Outro objetivo bastante comum ao investir na capacitação dos colaboradores é o de diminuir o Turnover na empresa.
Além de fazer com que os colaboradores se sintam como “parte do time”, a prática ajuda a reduzir os gastos com demissões, contratações e trocas nas equipes.

Já os planos e a cultura de treinamentos são considerados um atrativo tanto para talentos de fora, quanto para reter talentos que sua empresa já tem.

5 – Custo de Produção

O “profissional multidisciplinar”, aquele que reúne habilidades que vão além do que especifica o seu cargo, é um dos mais buscados no mercado de trabalho atual. Mas se contratá-los está difícil, por que não formas pessoas assim?

Veja bem, ter esse profissional não é mesma coisa de contratar uma pessoa para fazer o trabalho de três, pagando apenas um salário. A ideia de treinar equipes com colaborados multidisciplinares é contar com profissionais que resolvam problemas com pensamento crítico, autonomia e conhecimento, gerando economia de tempo e até mesmo de dinheiro, com a extinção de serviços terceirizados, por exemplo. Por isso, saber o custo da produção será imprescindível!

Vale lembrar que os objetivos e indicadores podem variar bastante de uma empresa para a outra. Por isso, a ajuda de especialistas pode ser oportuna para mapear as necessidades e encontrar as melhores opções em capacitação e treinamento de equipes. 

A Impacta oferece todo esse suporte há mais de 30 anos, ajudando a formar equipes em mais de 28 mil empresas e com soluções personalizadas em cursos online e presenciais!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!