faceboook

4 opções de certificação em projetos pra conhecer

Conheça as principais opções de certificação em projetos que você pode realizar para aprimorar suas habilidades!

Autor: Redação Impacta

Profissionais certificados são muito mais reconhecidos pelas empresas e apresentam um importante diferencial competitivo para se destacar dos demais. Os conhecimentos obtidos com a certificação em projetos ajudam a identificar possíveis ameaças ao negócio, assim como possibilitam novas chances de crescimento.
Ter uma gestão de projetos eficiente torna a empresa mais dinâmica e apta a oferecer valor para o mercado. O profissional que se certifica aprende a controlar melhor o negócio, comete menos erros e impede que aconteçam desperdícios — tanto de esforços como de recursos.
Continue a leitura e conheça as principais opções de certificação em projetos que você pode realizar para aprimorar suas habilidades!

1. Certificação PMP

A certificação PMP (Project Management Professional) é o certificado qualificador mais importante na área de gestão de projetos. O documento é emitido pelo renomado PMI (Project Management Institute), também conhecido como Instituto de Gerenciamento de Projetos.
Para conseguir essa declaração, você deve ser aprovado em uma avaliação. No entanto, por ser uma organização de excelência, não é fácil conquistar esse feito. Quem investe nessa área e tem sucesso no exame apresenta um grande diferencial na busca por melhores oportunidades de emprego.
O instituto impõe alguns requisitos para quem quer obter a certificação PMP — tanto de formação quanto de experiência. Profissionais com nível superior têm algumas vantagens durante o procedimento, como uma exigência menor de atividades práticas.
Para se candidatar à certificação PMP, é necessário ter:

  • formação mínima de 4 anos (bacharelado ou correspondente);
  • 3 anos (mínimo) de experiência em gestão de projetos;
  • pelo menos 4.500 horas de direção e liderança de projetos;
  • 35 horas de formação em gestão de projetos.

Caso o candidato tenha apenas o diploma de Ensino Médio (ou correspondente), é preciso ter:

  • mínimo de 5 anos de experiência em gestão de projetos;
  • pelo menos 7.500 horas de direção e liderança de projetos;
  • 35 horas de formação em gestão de projetos.

2. Certificação ITIL

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi criada em 1980 pelo governo britânico e é uma biblioteca com os melhores dados de processos de gestão de serviços de TI, sendo adequada a qualquer área de atividade. O objetivo é que o profissional possa alcançar a eficiência e eficácia nos seus serviços de tecnologia.
A certificação ITIL objetiva certificar e capacitar os profissionais, de forma que eles possam contribuir com a área de tecnologia da informação, bem como na entrega e integração de soluções e serviços. Dessa forma, você pode aumentar o nível de satisfação dos funcionários, diminuir os custos operacionais de TI, identificar os processos com redução nos tempos de execução, entre muitos outros benefícios.
Existem 4 níveis de certificação:

  • Foundation;
  • Advanced;
  • Intermediate;
  • Master.

Os primeiros níveis exigem a realização de um exame. As provas são realizadas online, no site do EXIN, ou nos Centros de Certificação Prometric. O ITIL Master se baseia nos conhecimentos adquiridos por meio do esquema de qualificação e permite a aplicação prática do framework ITIL no ambiente de trabalho.
Depois de tirar a sua certificação ITIL Foudation, o ideal é entrar em contato com a instituição em que fez a prova e pedir novas orientações para conseguir os demais níveis.

3. Certificação DevOps

DevOps é uma metodologia de criação de software que busca a agilidade nas entregas e maior qualidade de código. Para isso, ela alinha a equipe responsável pela programação dos sistemas com a de operação. Atualmente, existem duas certificações em DevOps disponíveis. Conheça as características de cada uma delas.

DevOps Professional

É desenvolvida para especialistas que desejam comprovar os conhecimentos básicos sobre DevOps, garantindo que o profissional entende o fundamental para aplicá-la. O público-alvo são pessoas que não estão em cargos de gerência, mas trabalham em setores nos quais se aplica DevOps.
A prova é composta por 40 perguntas de múltipla escolha, que devem ser respondidas em até uma hora e meia. É necessário ter um rendimento de 65% para ser considerado apto para a certificação. O exame está disponível apenas em inglês.

DevOps Master

É a principal certificação DevOps disponível no mercado que assegura o conhecimento aprofundado que o profissional tem da metodologia de engenharia de software. Por isso, o exame para a obtenção desse certificado é mais complexo, e a prova abrange todas as informações necessárias para que o especialista possa implantar o DevOps em uma empresa.
O teste tem duração de duas horas e é composto por 50 questões de múltipla escolha. É importante investir em um treinamento para ter um melhor desempenho no teste, que pode ser feito em português.

4. Certificação Scrum

A certificação Scrum valida o conhecimento do framework e é expedido por uma instituição com reconhecimento internacional. Para receber o certificado, é necessário ser aprovado em uma avaliação específica.
As três principais certificações Scrum você conhece a seguir.

Agile Scrum Foundation

Certificação que atesta o conhecimento na associação das práticas Scrum com as metodologias Ágeis. A prova avalia a compreensão do profissional com relação aos conceitos fundamentais e aplicações. 
O público-alvo são pessoas que atuam nos setores de desenvolvimento de softwares, gestão de projetos e serviços de TI. A avaliação é composta por 40 questões e tem duração de uma hora. Não é necessário fazer um treinamento para a prova, embora seja recomendado.

Agile Scrum Master

Essa certificação tem o objetivo de reconhecer o conhecimento e as habilidades em framework Scrum e práticas Ágeis, possibilitando que o profissional atue como Scrum Master. O teste também tem 40 perguntas, mas o prazo para realização é de 90 minutos. Nesse caso, é necessário fazer um treinamento segundo as definições da EXIN.

Agile Scrum Product Owner

Essa certificação tem como objetivo confirmar o conhecimento e as habilidades do Scrum e da estrutura Ágil, considerando, principalmente, a função do Product Owner. O certificado assegura que o profissional pode gerir projetos Scrum e Agile com sucesso.
O exame segue os moldes do anterior, mas o grau de cobrança é maior. Há a necessidade de fazer o treinamento habilitado pela EXIN, com duração de 16 horas.
Para se destacar, é fundamental ter alguma certificação em projetos reconhecida pelo mercado. Para isso, você pode contar com a Impacta — uma empresa de educação em tecnologia com mais de 300 treinamentos e 40 certificações em seu portfólio. São mais de 30 anos oferecendo treinamento para formar profissionais especializados e preparados para assumir posições de liderança nos mercados de Gestão, TI e Design.

Gostou do assunto? Então, não deixe de conhecer a certificação ICS (Impacta Certified Specialist), e para conhecer melhor sobre as certificações, veja o vídeo do evangelista DevOps: 

 

Curtiu o post? Deixe seu comentário sobre o assunto e sobre suas dúvidas! 

5 Comentários

  1. Carlos disse:

    bom dia.
    tenho interesse em PMP e ITIL.
    Por favor me enviar mais detalhes de preço e grade curricular.
    Att.

    • Redação Impacta disse:

      Muito bom saber do seu interesse, Carlos! Um de nossos consultores entrará em contato para tirar todas as suas dúvidas. De qualquer forma, se quiser nos passar o seu telefone, entraremos em contato. Até mais!

  2. Tenho uma rede social de empatia (www.engaging.com.br) para pessoas em fase de transição profissional ou em busca de novos propósitos. Buscar novos conhecimentos e certificações é vital para elas. Indicarei esse texto na próxima semana.

  3. Edilucia Modenuti disse:

    quero fazer a certificação PMP ou PMI-ACP pode me encaminhar informações sobre os cursos preparatórios, por favor
    Pode por favor me informar como o mercado ve cada certificação.

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Edilucia! Muito bom saber do seu interesse. Um de nossos consultores educacionais entrará em contato para te passar todas as informações sobre os cursos, Ok? Ambas as certificações ainda têm muito valor para o mercado de gestão de projetos

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!