faceboook

Por que investir em uma certificação ITIL?

Uma certificação que atualmente tem sido muito badalada e discutida é a ITIL. Conheça um pouco mais e saiba por que investir em uma certificação ITIL.(...)

Autor: Redação Impacta

Neste artigo, abordaremos um tipo de certificação que atualmente tem sido muito badalada e discutida. Trata-se da ITIL.

O termo é uma sigla que quer dizer em inglês Information Technology Infrastructure Library, que em português seria algo como “coleção de livros sobre infraestrutura de tecnologia da informação”, e na verdade é mesmo uma coleção de obras que discorrem a respeito das boas práticas, planejadas nos idos dos anos 80 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), e que hoje em dia estão sob a propriedade da OGC (Office for Government Commerce), na Inglaterra.

O que é a ITIL?

A ITIL é uma tentativa de promover a gestão de tecnologia da informação com foco no cliente e na qualidade dos serviços, e endereça bases de processos para o gerenciamento de uma organização de TI, demonstrando tudo a respeito do assunto dentro de um contexto compreensivo, sobre processos e procedimentos gerenciais.

Estão divididas em disciplinas, nas quais um empreendimento ou organização pode se organizar dentro do planejamento estratégico da empresa, em se tratando de tecnologia da informação. A princípio parece complicado entender, mas a ITIL (“a” mesmo, tendo em vista que se trata de uma coleção, biblioteca) é uma coleção de obras literárias, não se tratando de normatizações, abordagens ou padrões de auditoria.

Um empreendimento não faz a instalação e aplicação da ITIL em seu ambiente, mas sim a utiliza para orientação. É importantíssimo salientar isso, pois se trata de motivo para confusão a respeito.

A ITIL define uma série de procedimentos aceitos de forma generalizada, que podem ser aplicados de forma integral ou em parte. As práticas previstas na ITIL têm foco no gerenciamento estruturado na área de tecnologia da informação, falando de uma forma geral.

Certificação ITIL pode ser muito útil para quem quer construir carreira em TI

Então, como é feita a certificação ITIL?

Na certificação, existem três níveis. A Foundation, que é aberta para todo o público, Practitioner e Manager, que servem aos profissionais que trabalham com governança de TI, ou seja, na gestão, planejamento, gestão de segurança, etc.

Na verdade, os níveis Foundation e Manager não têm restrições claras para que se obtenham a certificação, mas é necessário que se faça um curso autorizado, e o investimento é uma quantia bem considerável. No caso do nível Foundation, o que é necessário fazer é ser aprovado em apenas um exame, que pode ser marcado através do site www.vue.com ou em um Centro de Exames Autorizado.

Para marcar o exame, basta desembolsar US$ 150. O exame é feito de 40 questões de múltipla escolha e quem já fez deu a informação de que a tal prova não é nada difícil (para quem se dedicou aos estudos, claro). Basta acertar 26 questões em uma hora e o resultado sai no mesmo instante.

O nível de aprovação é bastante alto e chega a ser de 86% na maioria das medições. Mas para quem não tem nenhuma noção de inglês o teste se torna um grande desafio, pois ainda não se encontra disponível em nossa língua.

Afinal, vale a pena investir na certificação ITIL?

Dependendo da ocupação que o técnico almeja, ter a certificação ITIL é realmente um diferencial e tanto. Para exemplificar, os profissionais que trabalham com processos, como arquitetura de soluções, gestão de projetos, análise de informação, análise de processos e outros cargos e posições que talvez não se beneficiassem deste certificado, possuir a ITIL pode ser um grande diferencial, caso o foco do empreendimento seja a otimização da gestão dos processos.

Além da facilidade de se conseguir a certificação, e da quantidade de informações que a biblioteca proporciona ao profissional de TI, ter a ITIL em seu currículo é realmente vantajoso. Basta verificar os sites de empregos na área e observar o quão desejável é que o profissional tenha este diferencial, principalmente para os profissionais estratégicos – neste caso, o mercado trata a certificação ITIL quase como um pré-requisito atualmente.

Compartilhe conosco as suas dúvidas e experiências nos comentários! Até a próxima!

Prepara-se para tirar sua Certificação ITIL com o curso da Impacta

3 Comentários

  1. eder marques santos disse:

    eu quero tirar a certificação itil mais não tenho conhecimento em inglês

  2. Tenho interesse na certificação em Itil e gostaria de saber sobre valores e disponibilidade do curso .
    Att

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Janaina! Obrigado pelo interesse, em breve um de nossos consultores entrará em contato para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a começar os seus estudos! Abraços.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!