faceboook

Sociedade 5.0: como se adaptar a essa nova realidade?

Já estamos na era da Sociedade 5.0. Mas você sabe o que isso significa? Vem entender as transformações da nova Era e prepare-se para o futuro!

Autor: Redação Impacta

A tecnologia está se integrando gradualmente às rotinas empresariais e das cidades nas quais vivemos. Nesse sentido, a Sociedade 5.0 vem para reforçar essa sinergia, que busca melhorar vários problemas sociais e aumentar a qualidade de vida.

Utilizando tecnologias como drones, Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial, a inovação promovida pela Sociedade 5.0 deve resolver, aos poucos, problemas da grande população humana.

Continue a leitura e entenda como essa novidade pode afetar o nosso dia a dia e como se adaptar a ela.

O que é a Sociedade 5.0?

A Sociedade 5.0 é um projeto idealizado pelo governo japonês que visa a equilibrar o desenvolvimento econômico com a resolução de problemas sociais. A proposta é criar um modelo de organização social no qual tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, omnichannel e Internet das Coisas são usadas para gerar soluções baseadas nas necessidades das pessoas.

Esse modelo tem o objetivo de proporcionar os serviços indispensáveis para o bem-estar em qualquer lugar, a qualquer hora e para todos. Isso acontece graças ao desenvolvimento de cidades completamente conectadas, nas quais o ciberespaço se integra de forma harmônica com o mundo físico.

Como chegamos até ela?

Para entender essa novidade, é necessário voltar ao princípio das sociedades. Diversas transformações resultaram nas tecnologias disruptivas de hoje. Entenda como essa evolução ocorreu.

Sociedade da Caça (1.0)

Durante o surgimento das espécies, o ser humano tinha necessidade de caçar para sobreviver e mantinha um estilo de vida nômade. Os grupos mudavam de local assim que a disponibilidade de alimento tornava-se escassa naquela região.

Sociedade da Agricultura (2.0)

Com o desenvolvimento das técnicas de cultivo, a plantação de alimentos foi uma revolução. A partir desse momento, não havia mais a necessidade de migrar em busca de comida. Assim, o ser humano foi capaz de se estabelecer e viver do próprio plantio, o que resultou em um grande crescimento populacional.

Sociedade Industrial (3.0)

O surgimento dos motores a carvão deu início à revolução industrial, momento que afetou e prejudicou muito o meio ambiente e tem reflexos até hoje. Também foi a circunstância na qual a produção aumentou e o consumismo começou a tomar forma.

Sociedade da Informação (4.0)

Os computadores transformaram a sociedade, que agora é digital. Na época da informação, é possível fazer o processamento de milhares de dados e contatar qualquer região do planeta, em tempo real. A comunicação instantânea ajudou a agilizar tarefas e abriu oportunidades de negócios para o mundo inteiro.

Quais são os pilares da Sociedade 5.0?

A Sociedade 5.0 está sustentada por três pilares conceituais básicos. Conheça cada um deles.

Qualidade de vida

O objetivo é que a vida das pessoas se torne mais confortável. O trabalho pesado vai praticamente desaparecer graças à automação. Com isso, será possível utilizar o tempo para priorizar tarefas mais importantes.

Inclusão

A Sociedade 5.0 vai permitir que todos tenham as mesmas possibilidades de acesso aos benefícios da tecnologia. Esse é um valor-chave, pois, sem inclusão, a desigualdade certamente seria acentuada na nova sociedade.

Sustentabilidade

Com a competição entre empresas, surgiram invenções que mudaram o mundo. No entanto, essa lógica trouxe um efeito destruidor, como a exploração descontrolada dos recursos naturais. Isso causou escassez de matéria-prima, extinção de espécies, degradação de ecossistemas e mudanças climáticas.

Na Sociedade 5.0, a adoção e evolução das tecnologias não será possível sem sustentabilidade. O principal aspecto aqui é o crescimento das energias renováveis e a não utilização dos combustíveis fósseis.

Quais são os principais avanços da Sociedade 5.0?

As metas da Sociedade 5.0 podem parecer distantes, mas a realidade mostra que algumas evoluções devem ser mais rápidas do que imaginamos. Afinal, presenciamos muitos avanços tecnológicos na rotina das empresas e pessoas nos últimos anos.

Veja desenvolvimentos que o modelo promete oferecer.

Progressos médicos e científicos

Reduzir a taxa de sinistralidade, trazer diagnósticos mais precisos, levar boas condições de saúde para todos e acelerar tratamentos são desafios da sociedade moderna. Esses avanços devem estar integrados ao desenvolvimento científico fora da medicina, facilitando o trabalho das próximas décadas.

Smart home

A Internet das Coisas deixa o conceito de smart home mais acessível e próximo. As casas serão mais conectadas, eficientes e confortáveis, otimizando o setor de serviços e reduzindo o desperdício de energia e alimento, além de melhorar a coleta de lixo. Com isso, as pessoas podem melhorar a organização de tarefas e o monitoramento da casa.

Robôs

Na Sociedade 5.0, os robôs são responsáveis pelos trabalhos pesados, facilitando tarefas difíceis como obras e colheitas. O objetivo é fazer com que setores como agricultura, limpeza, construção civil e fabril tenham mais tecnologia de organização e suporte de trabalho.

Veículos autônomos e transporte integrado

Os carros autônomos dirigem sem a necessidade de um condutor e já estão sendo colocados em prática. O objetivo é tornar o transporte de passageiros mais integrado, com conexões eficientes e trocas mais rápidas, seja serviço público, seja privado.

Entregas e atendimentos via drones

Uma realidade cada vez mais próxima é o uso de veículos aéreos não tripulados (drones) na distribuição de cargas e logística das cidades. Assim, serviços como entrega de mercadorias e fretes terão avanços em eficiência e velocidade.

Como se adaptar a ela?

A Sociedade 5.0 não trata apenas da tecnologia, mas também das pessoas, inclusive com o surgimento de novas carreiras tecnológicas. Afinal, o objetivo é usar esse conhecimento para mostrar aos indivíduos que eles são únicos e que a inovação deve ser usada para o bem.

Para se adaptar a essa novidade, devemos nos manter sempre atualizados e focar em maneiras de desenvolver novas habilidades. É possível, por exemplo, investir em especializações como pós-graduações, MBAs e cursos livres.

Além disso, a Sociedade 5.0 precisa de criatividade e imaginação das pessoas, exigindo que tenham oportunidades de desenvolver suas habilidades. Por isso, a comunidade deve estar aberta e inclusiva o suficiente para que todos possam perceber o seu próprio diferencial.

O objetivo da Sociedade 5.0 é utilizar a tecnologia para promover uma vida melhor e com mais qualidade. O foco é a resolução de diversos desafios humanos, como nos libertar do estresse de dirigir, ter acesso às últimas tecnologias médicas em qualquer lugar e aumentar as habilidades humanas, utilizando Inteligência Artificial e robótica.

Com o desenvolvimento da tecnologia, novas profissões estão surgindo. Se você gostou do assunto, não deixe de complementar a leitura e saiba por que grandes empresas buscam pelo Growth Hacker.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!