faceboook

Saiba quais são os 9 melhores cursos para o mercado de trabalho em 2024!

Com o mercado competitivo, ter cursos e certificações passou a ser um diferencial para sua carreira. Conheça os melhores cursos para o mercado de trabalho!(...)

Autor: Redação Impacta

Com o mercado cada vez mais competitivo, só a graduação já não é mais suficiente para garantir uma boa posição e uma carreira de sucesso!

Além da faculdade, se tornou importante investir em cursos de curta duração que oferecem um retorno rápido e um conhecimento mais prático, que permite que você cresça em diversas áreas sem muitos problemas ou estresse.

A grande dúvida surge na hora de escolher quais cursos fazer, sendo importante considerar as demandas atuais do mercado para realizar a melhor opção e obter o maior retorno possível – seja na forma de um aumento de salário, de uma mudança de cargo ou até mesmo de uma contratação por uma empresa mais bem qualificada.

Quer descobrir quais os melhores cursos para o mercado de trabalho em 2024?

Então leia este post:

Conheça os melhores cursos para o mercado de trabalho e prepare-se!

Desenvolvimento mobile

Na era dos smartphones e dos aplicativos, quem é capaz de desenvolver esses pequenos programas já tem uma vaguinha garantida em praticamente qualquer empresa. E se engana quem acha que é necessário ter uma formação formal prévia com disciplinas de faculdade para se aventurar na área.

Há cursos de curta duração para desenvolvedor mobile – online ou presenciais – que cobrem desde o básico, com a introdução à programação, até cursos mais específicos sobre o desenvolvimento de aplicativos para as plataformas iOS ou Android, passando também por diversas linguagens como HTML5, C#, CSS3 e Java.

Em anos anteriores, mais de 40 bilhões de dólares foram investidos na área de desenvolvimento de aplicativos e, como esse campo se mantém em crescimento, a expectativa para 2024 não fica para trás. 

A demanda por profissionais é grande e cada vez mais diversificada, valorizando os profissionais que entendem não só de programação mas também da área relacionada ao conteúdo do aplicativo e que podem assim contribuir mais para o projeto.

Análise de Big Data

Cada vez mais empresas utilizam o Big Data para analisar dados sobre os clientes, variações de mercado, funcionamento de processos internos etc. Com esse contexto em mente, o mercado está constantemente em busca de novos profissionais qualificados para a tarefa de análise de Big Data, oferecendo vagas em bancos, serviços de busca online, empresas de TI, grandes redes varejistas e diversas outras.

O trabalho consiste na criação de bancos de dados, no processamento e na análise de grandes volumes de dados. Além disso, envolve a geração de relatórios com informações úteis para a definição de estratégias dentro e fora da empresa.

Os cursos na área são diversos e incluem administração de banco de dados e SQL, dentre outros.

Marketing de conteúdo e SEO

Com a sobrecarga de propagandas, é difícil conseguir algum destaque e vender o produto ou o serviço ao cliente. É justamente nessa hora que o marketing de conteúdo, em combinação com o Search Engine Optimization (SEO), faz toda a diferença, por meio da geração de marketing rico em conteúdo útil aos futuros clientes e palavras-chave que melhoram o ranqueamento das páginas em sites de busca, facilitando o acesso.

Os cursos na área são, em geral, destinados a profissionais já envolvidos com redação, marketing, mídia e redes sociais.

Engenharia de Processos

Tendo como alvo processos industriais, o profissional com formação em Engenharia de Processos analisa e otimiza processos internos de modo a aumentar a eficiência e reduzir os custos de uma empresa.

Com a crise econômica, cada vez mais organizações buscam formas de melhorar a linha de produção, abrindo ainda mais vagas no mercado para os engenheiros de processos. Nessa área, alguns cursos de gestão de negócios e projetos podem ser muito úteis.

Idiomas

Embora os cursos de idiomas sejam investimentos mais de médio e de longo prazos, não dá para deixar de mencioná-los, já que demandam menos dedicação do que a educação formal e têm um impacto grande na conquista do emprego.

A fluência em outros idiomas nunca deixou de ser um diferencial na disputa por vagas no mercado de trabalho, mas a demanda agora já vai além daquele inglês básico.

Com a globalização e o aumento da rede internacional de parceiros, a fluência em inglês é considerada pré-requisito em muitos empregos, e o conhecimento de outras línguas, como alemão, francês e até mandarim é o que realmente conta na hora de impressionar e garantir a vaga de emprego.

Hardware

Apesar do foco no desenvolvimento de novos softwares e aplicativos, os hardwares continuam sendo fundamentais e oferecem a base por trás de toda essa tecnologia.

Até por que com o aumento de dispositivos, aumenta também o reparo de equipamentos eletrônicos. Dessa forma, cursos de hardware continuam sendo uma ótima aposta para quem está envolvido na área, seja com a manutenção de tablets, notebooks , desktop e smartphones ou com o desenho e a arquitetura do equipamento.

Especialista em logística

Em tempos de crise, mais uma vez o mercado se volta à otimização de processos e melhoria da logística de toda a rede.

O especialista em logística estuda e interfere na malha de distribuição dos produtos, na rede de fornecedores, no funcionamento dos processos, na otimização de rotas e em outras questões que podem ser trabalhadas para reduzir os custos e aumentar a produtividade da empresa sem acarretar no uso de mais recursos.

Com a especialização em logística, o profissional pode buscar empregos em indústrias de qualquer ramo, empresas do varejo, empresas de serviços e startups.

E-commerce

O comércio online, ou e-commerce, está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas devido à praticidade e à agilidade dos seus serviços.

Mas por trás de todo o processo são necessários profissionais qualificados em marketing, programação, plano de negócios, mídias sociais, análise de mercado, SEO e diversos outros temas – o que abre espaço para graduados de diversos cursos se encaixarem na área após realizarem um curso em e-commerce e suas particularidades.

Arte e Design

Noções básicas de design são fundamentais para qualquer profissional que queira se aventurar na criação de websites, aplicativos e softwares em geral, garantindo um resultado não apenas mais funcional mas também mais atraente e agradável.

Cursos de composição gráfica, Photoshop, criação de animação e efeitos dinâmicos, desenhos mecânicos, fotografia, edição de vídeo e sobre programas como AutoCAD e InDesign são boas apostas para quem quiser aprimorar o estilo de seus projetos.

Você gostou deste post? Se interessou por algum desses cursos? Conte para a gente qual é a sua aposta para o mercado em 2016 e não deixe de conferir estas 5 dicas para se destacar no mercado de trabalho!

8 Comentários

  1. Diseño Web Lanzarote disse:

    Mejor explicado imposible, fácil entendimiento y muy natural lo comentado, gracias por la información webmaster

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!