Qualificação profissional: como estudar na rotina de trabalho?

Com a correria da rotina, manter ou buscar uma qualificação profissional não é nada fácil. Mas não é impossível. Veja dicas para estar sempre capacitado!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Destacar-se no mercado de trabalho atual tem sido bastante desafiador para muitos profissionais. Os obstáculos começam com a instabilidade econômica, que obriga muitas empresas a enxugarem seus quadros de funcionários o máximo que conseguem — sem falar nas pessoas que precisam conciliar uma rotina exaustiva de trabalho com os estudos.
Nesse cenário, a qualificação profissional surge como uma ferramenta indispensável para criar um diferencial competitivo entre concorrentes a uma vaga de trabalho. Além disso, pode oferecer inúmeros benefícios para o seu crescimento profissional, caso você já esteja empregado e pretenda se destacar para conseguir uma promoção.
A seguir, selecionamos 7 princípios básicos que certamente vão ajudar você a se destacar no mercado e ganhar mais confiança em seu trabalho, conquistando as melhores oportunidades. Confira!

Defina seus objetivos profissionais

Este é o primeiro passo a ser dado na jornada pela qualificação profissional. Você sabe aonde quer chegar? Se sim, a próxima etapa é determinar as metas a curto, médio e longo prazo. Clareza a respeito do que você quer alcançar poupa você de enganos e de situações imprevisíveis, das quais não há como ter controle.
Estabelecer propósitos claros proporciona um senso de direção mais seguro e em linha reta. Em outras palavras, as metas fornecem a sensação de foco, poder e objetivo. Sempre que possível, faça uma revisão dessas finalidades e, se necessário, mude o trajeto de seus planos.
Isso é especialmente importante para quem precisa trabalhar o dia todo para enfrentar mais um período de aprimoramento, frequentando à noite algum curso de capacitação profissional. Nesses casos, saber o que se deseja alcançar é fundamental, afinal, só aqueles que estudam e trabalham conhecem o tamanho do sacrifício.

Adquira conhecimento continuamente

Apesar do dia a dia atribulado entre compromissos de trabalho e a necessidade de estudar mais, se você pretende enfrentar a competição acirrada do mercado e alcançar sucesso profissional, nunca pare de aperfeiçoar seus conhecimentos. Afinal, eles serão necessários independentemente da área em que você atue.
Para se sobressair, conquistar uma promoção, um aumento de salário ou abrir o seu próprio negócio, é preciso estar em constante aperfeiçoamento. No entanto, isso não se restringe à sua área de atuação técnica, pois os empregos estão passando por mudanças estruturais.
A cada dia fica mais evidente a necessidade de se desenvolver competências como liderança, negociação, tecnologia, marketing, resolução de conflitos, gestão de tempo e outras. Novos conceitos são importantes em um mundo que nos apresenta inovações o tempo todo.
As habilidades relativas ao desenvolvimento humano são importantes para auxiliar no trato com as pessoas e nas negociações, podendo ser adquiridas durante toda a vida. Se, por outro lado, você precisa desenvolver capacidades técnicas na área tecnológica, existem diversos cursos online para ajudar você — comodidade que já faz parte da rotina de muitas pessoas.

Faça um bom networking

No início da carreira, é comum aparecer trabalhos por indicação de amigos, parentes ou conhecidos que ficaram satisfeitos com o seu desempenho. Existem muitas formas de fazer uma boa rede de contatos e, muitas vezes, as oportunidades estão onde você menos imagina.
Por isso, ter um networking eficiente é fundamental para ser visto e procurado quando as pessoas precisam da sua expertise. Porém, não basta apenas colecionar contatos no WhatsApp: é preciso alimentar esses relacionamentos de forma mútua.
Dessa forma, você constrói experiências, realiza trocas, dá e recebe apoio e, também, faz indicações das pessoas que você conheceu recentemente. Frequentar eventos da sua área de interesse também ajuda muito, assim como praticar algum esporte, fazer trabalho voluntário, viajar e cultivar um hobby (dança, música, artes etc.).

É importante manter o hábito de estar em contato constantemente, seja presencial ou virtual, e não apenas quando tiver problemas. Procure, ainda, colocar-se à disposição dos outros para ajudar. Profissionais de sucesso também são seres humanos de valor e isso é o que sustenta o prestígio conseguido com competência e dedicação.

qualificacao-profissional-como-estudar-em-meio-a-rotina-de-trabalho

Faça o que você ama

Ter o privilégio de fazer exatamente o que mais gosta e ainda chamar isso de profissão parece um sonho para a maioria das pessoas, não? Porém, é a realidade de quem persiste nos desafios da área.
Nada motiva mais uma pessoa no trabalho que exercer uma atividade prazerosa. Quem está no emprego ou função errada passa o tempo todo contando as horas para ir embora. Não é por menos que existem memes e gifs na internet especialmente feitos para celebrar a chegada da sexta-feira. 
Então, pense bem antes de traçar aquela meta da qual falamos no início deste post. Pese os prós e os contras da profissão que você está prestes a escolher e não seja mais um fã incondicional da sexta-feira! Faça o que estiver ao seu alcance para amar todos os dias da semana, fazendo o que gosta. Isso dará a você ânimo extra para investir na qualificação profissional, principalmente depois de passar um dia inteiro trabalhando.

Tenha comprometimento

O comprometimento ajuda a manter a organização e a tranquilidade com prazos e pressões do cotidiano. Significa ter responsabilidade e dedicação no cumprimento das regras da empresa e das atribuições que cabem a você. Além disso, também serve como combustível para manter o foco na sua qualificação por meio dos estudos.
No entanto, muito cuidado para não confundir essa qualidade tão almejada pelos líderes de equipes com sobrecarga de trabalho e estudo. É contraprodutivo virar noites tentando dar conta de tarefas que deveriam ter sido resolvidas durante o expediente normal. O mesmo é válido para a quantidade de horas dedicadas ao estudo.
Comprometer-se é muito mais que esforço excessivo: é valorizar o tempo, empregando o máximo da sua capacidade para cumprir as suas obrigações com o trabalho e estudar nas horas vagas. Quem sabe se comprometer ganha benefícios pela sua postura, é pontual e leva a sério seus objetivos como um todo.

Seja persistente

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo não é fácil. Quem experimenta essa realidade, sabe muito bem o tamanho da exigência e do esforço necessário para não desanimar. Porém, toda trajetória de sucesso é desafiadora em alguma medida.
Contudo, desistir não é a melhor opção — nem sequer uma opção! Os períodos necessários para aprimoramento profissional não costumam ser longos. Nesse cenário, não confunda persistência com teimosia. É pertinente saber o momento de parar e corrigir o trajeto quando as coisas não vão bem. No final dessa etapa, você verá como tudo valeu a pena.
Tudo o que dissemos nos dá a certeza do quanto é indispensável investir em qualificação profissional, escolhendo cursos que realmente agreguem valor ao seu trabalho. Então, não perca mais tempo e comece já a sua preparação para o sucesso!
Quer saber mais sobre os cursos que podem impulsionar a sua carreira? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como se matricular!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!