QR Code: Como funciona e por que usar a Codificação QR?
Provavelmente você já viu e usou, mas você sabe Como Funciona o QR CODE? Entenda o que é o Código de Resposta Rápida nesse artigo!
Autor: Redação Impacta
Que tal ouvir esse conteúdo? Inscreva-se abaixo e ouça agora!
Cada vez mais popular nos dias de hoje, o QR Code ou Codificação QR mostra que ainda é muito útil para trazer praticidade de acesso do ambiente offline ao digital, permitindo diversas possibilidades de uso.
Conhecido também como Código de Resposta Rápida (do inglês Quick Response – QR) foi criado há muitos anos e agora retornou com força, se tornando uma peça-chave para muitas estratégias digitais atualmente. Quer entender melhor sobre ele? Confira!
O que é o QR Code?
O QR Code foi criado em 1994 pela Denso-Wave. A empresa pertence ao Grupo Toyota, localizado no Japão. A intenção é que o QR Code funcione como uma evolução moderna e eficaz do tradicional código de barras.
Uma das maiores vantagens do QR Code é justamente a possibilidade de utilizar a câmera do celular para que ele possa ser lido. Alguns modelos, inclusive, ainda exigem alguns aplicativos específicos para tal leitura.
Além disso, é válido ressaltar que a codificação QR é muito utilizada no mercado de marketing digital. Atualmente, por exemplo, é possível notar várias ações trabalhando com esse código, inclusive com a realidade aumentada.
A intenção das empresas que utilizam o QR Code é justamente oferecer maior informação e conteúdos exclusivos com facilidade e velocidade de acesso.
Principal diferença de QR Code e código de barras
Primeiramente, a codificação QR e o código de barras possuem, já em sua representação gráfica, a sua primeira diferença. Ocorre que o código de barras é representado por uma série de faixas escuras e claras de diferentes espessuras. Além disso, também é acompanhado de numeração.
Para que seja possível ler o código de barras, é necessário haver um scanner que emite um raio – geralmente é vermelho. Esse scanner lerá a informação e fará a transferência para um computador que converterá o código de barras em números. Assim, baseado no código, é possível ter acesso às informações lidas.
Já o QR Code, como visto anteriormente, é o apanhado de códigos e caracteres que são decodificados em uma imagem quadrada. Mesmo que pareça simples, tem uma imensa capacidade de armazenar dados.
Como gerar um QR Code?
A utilização da codificação QR é livre. Logo, qualquer pessoa está apta para gerar esse código. Grande maioria das pessoas criam um QR Code para disponibilizar um link rápido, descontos, itens promocionais, entre outros.
Existe atualmente uma série de plataformas que podem ser encontradas na internet para a criação de um QR Code.
Para isso, basta apenas digitar o texto necessário, link, número de telefone ou SMS. Além do mais, existem sites que também oferecem código HTML de incorporação para que seja possível compartilhar em um site.
Para que a decodificação QR pode ser utilizada?
Existem muitas formas de utilizar a decodificação QR. Atualmente, ela se mostra uma alternativa extremamente vantajosa para ser utilizada por empresas que desejam facilitar o contato e o consumo do cliente. Porém, existem outras formas de utilização, como por exemplo:
- Uso para meios de pagamentos eletrônicos;
- Ações de Marketing digital;
- Integração omnichannel;
- Validação de Segurança e proteção de dados.
A utilização do QR Code para pagamentos é uma das tendências mais atuais. Além de ser prático, não há a necessidade de realizar a impressão de boletos, por exemplo.
Além disso, torna-se também uma opção que chama atenção dos consumidores, já que permite rapidez e diferencial.
Em seguida, o marketing digital é onde a codificação QR também está constantemente presente. Isso porque, através dessa alternativa, pode-se liberar materiais exclusivos, como e-books, vídeo aulas, entre outros.
A integração Omnichannel é algo que também chama atenção nessa questão. O QR Code pode servir como uma forma eficaz de integrar as plataformas de atendimento de uma empresa. Portanto, um exemplo é que, através dele, o cliente pode ser direcionado para outra página de atendimento ou compra.
Por fim, é muito interessante citar a segurança que esse tipo de código promove. Com tantos ataques e acessos indevidos em época de pandemia, somente pode acessar tal material quem possuir o QR Code.
Vantagens do QR Code para empresas
O QR Code oferece ótimas vantagens para empresas. Entre elas, por exemplo, está o fato de ser um código com respostas rápidas. Por conta disso, não há a necessidade de aguardar muito tempo para realizar determinadas funções. Além disso, ele também permite o acesso a:
- Fotos;
- Vídeos
- Sites;
- Textos;
- Entre outros.
Por isso, vale a pena utilizá-lo. Diante de tamanhas vantagens que oferece, tem sido uma das principais opções de empreendedores de todo o mundo. A codificação QR também é vista como uma experiência diferenciada de gestão.
Como permite atender de maneira muito mais ampla as necessidades e demandas cotidianas da organização e dos clientes, consegue controlar de melhor forma campanhas de marketing, pagamentos, downloads, etc.
Tendo em vista a forma como muitas pessoas consomem nos dias de hoje, provavelmente a popularidade do QR Code vai ser algo muito difícil de cessar. Portanto, muitos imaginam que ele terá uma ótima aceitabilidade pelas novas gerações, já que tem grande familiaridade com celulares.
Quem pode utilizar o QR Code?
O QR Code na verdade pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha interesse em oferecer praticidade e rapidez para os clientes, visitantes e demais interessados. De fato, ele é ótimo para garantir uma abordagem diferente e fazer com que as pessoas se sintam mais interessadas no conteúdo oferecido.
Dessa maneira, é uma ferramenta muito utilizada dentro do marketing, já que desperta a curiosidade e ainda pode servir como uma maneira de proporcionar bonificações aos clientes. Logo, a sua utilização é versátil, tanto para o cliente, quanto para as empresas que optam trabalhar com essa opção.
Conclusão
O QR Code é uma ferramenta cada dia mais popular. Mesmo que não tenha sido lançada recentemente, a praticidade que oferece fez com que muitas pessoas se sentissem à vontade para trabalhar com a codificação QR.
Além disso, pode ser uma ótima forma de chamar atenção de clientes em potencial. Por conta disso, torna-se a melhor e mais viável opção do mercado. Para receber mais conteúdos, assine a nossa newsletter!
eu goste da impacta