Profissional de SEO: 4 dicas para se capacitar na área!

Com o crescimento do mercado digital, os profissionais de SEO estão sendo cada vez mais procurados, por visarem a melhoria de seus negócios.

Autor: Redação Impacta

O mercado digital vem crescendo rapidamente no Brasil e, com isso, também aumenta a demanda de trabalho para o profissional de SEO. Diversas empresas estão em busca de pessoas aptas a exercerem as habilidades dessa carreira, visando, sobretudo, à melhoria de seus negócios.
No entanto, seguir na profissão é um investimento que requer muita dedicação, estudo e prática. Até mesmo porque, para obter destaque, é preciso ter uma visão global dos processos, além de compreender bem uma série de questões técnicas.
Uma boa formação, nesse caso, pode contribuir significativamente para o aperfeiçoamento e especialização da pessoa.

      O que faz o profissional de SEO?

A democratização dos meios digitais no Brasil e o aumento de usuários na internet possibilitou o surgimento de uma série de novas profissões. Nesse contexto, surge o Search Engine Optimization (SEO), em português Otimização para Sistemas de Busca, um setor responsável por aumentar a relevância de sites e páginas.
De forma prática, um SEO atua diretamente com linguagens de programação e gerenciamento de projetos, aplicando conhecimentos técnicos para efetivar a melhora dos sistemas de busca de um determinado site. Sendo assim, o profissional deve se envolver com diferentes segmentos, como design, redação, mensuração do ranqueamento nas ferramentas de busca, entre outros.
O trabalho, em si, exige uma série de competências, sendo imprescindível contar com uma formação e qualificação para atender ao perfil de um SEO e obter mais reconhecimento em diferentes negócios. Vale ressaltar que as empresas sentem cada vez mais necessidade de manter um bom posicionamento na internet — prática que exige a atuação ativa de um profissional preparado.
Em um contexto tecnológico tão competitivo, é fundamental explorar ao máximo a área e aproveitar as oportunidades disponíveis para o setor.

      Como se capacitar para a área? 

Mesmo que atualmente não exista uma formação específica para o profissional de SEO, há inúmeras maneiras de se especializar no segmento. Como os temas de estudo são bastante técnicos, o ideal é buscar por um curso voltado para o desenvolvimento das habilidades da carreira.
No entanto, é preciso entender que o processo de aquisição de conhecimento acontece de forma lenta e gradativa. A boa notícia é que há uma série de recompensas em termos de remuneração e reconhecimento no mercado, o que faz com que o esforço pela profissionalização seja uma ótima escolha.
Acompanhe a seguir e confira 4 dicas para se capacitar da melhor forma na área de SEO:

      1. Considere fazer uma graduação em marketing digital 

Realizar um curso de marketing digital é imprescindível para aprender boas técnicas e potencializar as oportunidades disponíveis no mercado. Existem diversas certificações, tanto pagas quanto gratuitas — tenha certeza de que uma delas vai ser a ideal para as suas necessidades!
O setor oferece recursos úteis para calcular o retorno sobre cada investimento, definindo métricas claras e simples de serem mensuradas. Para muito além das preocupações recorrentes, as empresas também têm observado a importância de profissionais aptos para lidar com processos relacionados ao posicionamento e performance digital da companhia, o que é determinante para atingir sucesso.

      2. Realize cursos livres específicos 

Para aprender cada vez mais sobre SEO, é fundamental fazer cursos livres específicos sobre o assunto- em paralelo ou após concluir a graduação. A maioria deles é voltada para a compreensão dos principais conceitos e-commerce, redes sociais, dispositivos móveis, técnicas de ranqueamento, entre outros.
A alternativa também é interessante para que o profissional fique por dentro do planejamento que muitos empreendimentos têm utilizado para conseguir destaque no mundo digital. 
Dessa maneira, é possível utilizar os conhecimentos adquiridos e gerar conversões para uma série de páginas da internet.
Sem contar que os profissionais desenvolvem táticas específicas que possibilitam melhores resultados na área de atuação, como fazer pesquisa de palavra-chave, estruturar um site e entender o funcionamento das estratégias de grandes empresas.

      3. Saiba um pouco de programação 

Muito se fala sobre as diferentes linguagens de programação e as suas inúmeras possibilidades para a conquista dos melhores resultados. Um bom profissional de SEO deve ter, no mínimo, noções básicas nesse campo — fique tranquilo, pois não há a necessidade de ser um especialista no assunto para trabalhar no segmento.
Tenha em mente que a técnica permite que o público-alvo da empresa tenha uma boa experiência de uso dos produtos e serviços, e inclusive, na navegação dos sites.

      4. Procure certificações gratuitas

Algumas ferramentas são essenciais para qualquer profissional de SEO. Para isso, é recomendado procurar por certificações gratuitas, como o Google Adwords ou o Google Analytics para aproveitar todas as possibilidades e recursos de maneira aprofundada. A equipe do Google também disponibiliza vídeo aulas gratuitas, que explicam como utilizar adequada e estrategicamente as funções de cada um dos sistemas.
Contando com as certificações, o profissional fica por dentro dos princípios básicos e dos fundamentos da análise digital, além de como funciona a análise de dados de e-commerces e aplicativos móveis. Isso sem falar nas informações valiosas sobre o comportamento dos usuários dentro de um site e como potencializar o seu uso.
Assim, o ideal é que o principal foco seja o planejamento e a prática, aprendendo técnicas mais eficientes para atender às exigências do mercado. Nesse sentido, o curso livre de SEO da Impacta pode ser uma excelente opção para fixar, de forma efetiva, os conhecimentos adquiridos. 
O objetivo do curso é demonstrar a importância do SEO para o contexto de transformação digital e como atingir mais possibilidades de crescimento na carreira. 
O profissional de SEO pode contar com excelentes oportunidades no mercado de trabalho. Até porque existe mais ofertas do que pessoas especializadas nesse ramo da tecnologia, o que acaba por transparecer boas expectativas para os futuros especialistas de marketing digital.
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1 Comentário

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