faceboook

Por que fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma ótima opção para a carreira?

Um dos Cursos mais procurados no Mercado de Tecnologia, a Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma ótima opção de carreira. Entenda!

Autor: Redação Impacta

Atualmente, a área da tecnologia, em especial da análise e desenvolvimento de sistemas, se mostra em vantagem na hora de citar um segmento que está em profunda expansão.

O motivo é que, com tamanhas inovações tecnológicas por parte de empresas, o mercado está cada vez maior para quem deseja ingressar nessa carreira ao fazer análise e desenvolvimento de sistemas. Confira!

O que é análise e desenvolvimento de sistemas?

A análise e desenvolvimento de sistemas é o processo que visa englobar os seguintes aspectos: 

  • Concepção;
  • Implementação;
  • Manutenção;
  • Testes e suporte de sistemas informatizados ou softwares.

O principal objetivo do setor é, de maneira geral, desenvolver soluções padronizadas e executáveis nos mais variados dispositivos. 

Tudo isso, é claro, seguindo as recomendações de usabilidade e segurança. Por isso é tão importante que o profissional esteja sempre atualizado nas tecnologias e ferramentas conforme o avanço do mercado.

Como é a formação?

Todo aluno que se dedica a fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas é naturalmente alguém que tem grande afinidade com as ciências exatas.

Um dos maiores diferenciais desse curso é em relação à sua duração. O motivo é que o aluno consegue se formar em apenas 5 semestres. É um período menor do que muitas graduações presentes no mercado.

Uma das razões para isso acontecer é por conta da Análise e Desenvolvimento de Sistemas ser um curso de graduação tecnológico, que busca oferecer a maior e melhor capacitação possível para a preparação do aluno ao mercado de trabalho.

Ademais, essa é a base de conhecimento para especialização em outras diversas áreas da tecnologia e do mercado digital, como por exemplo:

Como funciona o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Como a intenção é formar profissionais de maneira rápida, mas sem deixar de lado a qualidade na hora do ensino, o aluno tem disciplinas muito objetivas e focadas na prática. 

Assim, é possível notar que somente o primeiro semestre aborda de maior forma uma parte teórica envolvendo Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Com o objetivo voltado para inserir rapidamente o aluno no mercado de trabalho, é preciso preencher setores que se encontram em falta de mão de obra qualificada. Portanto, tais alunos são encaminhados para setores onde sua ajuda é realmente necessária.

Essa é uma ótima alternativa, já que a grande maioria consegue terminar o curso tecnólogo tendo um vasto conhecimento, ampla visão de mercado e ótimas oportunidades em vista

Um dos motivos pelos quais o aluno se encontra tão preparado para o mercado de trabalho é por conta da abordagem do curso.

Ou seja, é possível abordar conceitos relativos aos sistemas da informação, programação, modelação, grandes noções sobre empreendedorismo, etc. Isso porque o profissional que deseja fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas, precisa entender como o mercado e sua empresa funcionam.

analise-desenvolvimento-de-sistemas-

Mercado de trabalho

A partir do momento que se encontra formado e com os conhecimentos necessários para atuar no mercado de trabalho, esse profissional tem a grande vantagem de conseguir atuar em empresas de pequeno, médio ou grande porte. 

Além disso, também tem a opção de trabalhar como profissional autônomo em sua própria empresa ou, se desejar, somente atuar como freelancer.

Por isso é correto afirmar que as possibilidades são muitas, fazendo com que se abra um enorme leque de oportunidades.

Nos últimos anos, a Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi uma das áreas de atuação que mais gerou empregos. 

Sendo possível observar que ainda existe de fato uma carência de profissionais qualificados para atuação na área de tecnologia.

Além disso, é importante ressaltar que apesar de não ser uma profissão que exija alguma outra área de ensino superior ou um diploma que ateste todas as áreas estudadas dentro do curso, muitas empresas dão preferência para o profissional com um bom diploma, currículo e conhecimentos gerais sobre o assunto.

Portanto, a melhor e mais válida indicação para quem deseja entrar nesse mercado de trabalho é sempre se dedicar muito aos estudos, mesmo após ter concluído o ensino.

Afinal, é um mercado em constante expansão e que precisa de aperfeiçoamento constante.

Remuneração

A remuneração também depende muito de como esse profissional decide seguir a sua carreira. Como freelancer, seu salário pode ser um. Como dono de sua própria empresa ou colaborador, os ganhos também divergem.

Suponhamos que dentre o vasto leque de opções para entrar no mercado o indivíduo opte por ser contratado de maneira tradicional por um empresa. Logo, ele receberá um salário fixo, independente das funções que realizar. 

Se escolher seguir a carreira como um profissional CLT, o salário  médio é de R$ 4.564,00 no Brasil, segundo levantamento do QueroBolsas.

Porém, se conseguir se estabelecer dentro da organização, o salário de pode chegar a mais de R$ 8 mil ao mês, como um profissional Sênior.

Quanto aos profissionais liberais, o rendimento é muito variável. Afinal, esse tipo de trabalho é difícil de manter uma constância. 

Assim sendo, pode receber, em alguns meses, o mesmo salário de um profissional contratado, já em outros, pode receber bem menos. 

Conclusão

Essa área ainda se encontra em enorme expansão e a procura de novos profissionais.

Portanto, é um dos ramos de maior indicação por parte daqueles que querem trabalhar com tecnologia e computação.

Com ótimas possibilidades de ganho, o mercado de análise e desenvolvimento de sistemas se encontra receptivo e a procura de novos talentos.

Saiba mais sobre a graduação mais promissora da tecnologia!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!