faceboook

10 Linguagens de Programação em Alta no Mercado para 2021

Quer saber quais as Linguagens de Programação que devem estar em Alta em 2021? Veja o nosso top 10 e conheça essas tecnologias!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Não é coincidência que a frase “aprenda a programar” virou uma das respostas mais frequentes em todas as discussões sobre habilidades úteis no mercado de trabalho.

No presente momento, as empresas possuem uma alta demanda por programadores e têm oferecido boas oportunidades àqueles que dominam algumas linguagens de programação e suas tecnologias.

Contudo, aprender uma linguagem de programação do zero pode ser uma tarefa um tanto quanto assustadora. Calma, pois não é nenhum bicho de sete cabeças!

Pensando em auxiliar quem deseja começar a aprender a programar, nós resolvemos elencar as 10 principais linguagens de programação em alta no mercado para 2021.

Assim, você já pode focar o aprendizado no que mais é procurado, não é mesmo? Confira!

Como escolher uma linguagem de programação?

O primeiro passo para aprender a programar consiste em decidir uma linguagem de programação para começar. Nesse momento, nosso leitor pode estar perguntando-se “existe diferença entre as diversas linguagens empregadas no campo da programação?” E a resposta é sim. 

Cada linguagem se distingue das outras em sua forma e função. Por exemplo, enquanto certas tecnologias são mais apropriadas para se realizar tarefas de análise de dados; outras são melhores para a criação de páginas da internet, por exemplo.

Portanto, é necessário optar por uma linguagem que satisfaça as suas necessidades e objetivos de carreira.

10 linguagens de programação em alta no mercado para 2021

1 – Python

Iniciamos nossa exposição pela linguagem que mais cresce no mercado, a Python. Criada em 1991, Python se configura como uma linguagem Open-Source extremamente versátil em sua utilidade, um verdadeiro canivete suíço no campo da programação.

A fluência em Python oferece a um programador uma ferramenta potente, capaz de ser aplicada nos mais distintos campos.

O aprendizado de Python abre diversas portas, pois essa é uma linguagem capaz de ser empregada em campos como a análise de dados, a criação de softwares, o desenvolvimento de páginas de internet, dentre muitas outras.

E agora entramos na melhor parte, apesar do Python ser uma linguagem extremamente versátil, ela é famosa por sua facilidade no aprendizado.

Nesse sentido, o céu é o limite para o programador de Python, um fato que a torna uma linguagem de programação ideal para se aprender em 2021.

2 – Go

Go provavelmente é a linguagem menos conhecida dentre as que serão discutidas neste post. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela Google em 2007 para ser aplicada em desenvolvimento web e de APIs.

Apesar da Go ser uma linguagem relativamente pouco difundida, ela tem sido um grande diferencial em currículos na hora de contratar programadores. Ademais, assim como a Python, a Go se configura como uma linguagem de programação simples e fácil de ser aprendida.

Portanto, caso você esteja procurando por uma maneira de se destacar, a Go é uma ótima opção de linguagem de programação para se aprender em 2021.

3 – R

O R se configura como uma linguagem de programação que foi desenvolvida na University of Auckland no ano de 1991. Trata-se de uma ferramenta potente no campo da análise de dados, da computação estatística e em Machine Learning.

Diferentemente dos exemplos citados até agora, a R é uma linguagem de programação com uma curva de aprendizado um pouco mais difícil. Contudo, trata-se de um conhecimento altamente compensatório, oferecendo boas remunerações aos especialistas.

linguagens de programação em alta

4 – Javascript

O Javascript não é bem uma linguagem de programação, e sim uma linguagem interpretada por navegadores de internet, sendo utilizada no desenvolvimento web para, principalmente, lidar com a renderização de páginas e recursos do lado do cliente.

Trata-se de uma ferramenta versátil que é empregada por gigantes do Vale do Silício como a Microsoft e a Google. Ademais, ela também é muito empregada para o desenvolvimento de jogos e de aplicativos de Desktop e Mobile.

Contudo, apesar de sua versatilidade e de sua ampla difusão, faz-se necessário apontar que a procura por programadores de o Javascript tem diminuído anualmente. Nesse sentido, recomendamos o aprendizado de Javascript apenas se seu interesse realmente se encontra nos campos citados anteriormente.

5 – C#, C e C++

Neste tópico fizemos um pouco diferente, trouxemos três linguagens de programação que muitas vezes são confundidas: C, C++ e C#. Tratam-se de linguagens com similaridades mas com diferenças em suas funções e possibilidades.

C e C++ são linguagens nativas, mas C é uma linguagem procedural, ou seja, é executada conforme seus comandos são lidos. Essa é uma linguagem considerada de propósito geral, já que pode ser utilizada no desenvolvimento de quase todo tipo de projeto.

Já C++ é uma linguagem de programação compilada multi-paradigma (seu suporte inclui linguagem imperativa, orientada a objetos e genérica) e de uso geral.

C#, entretanto, foi lançado para ser utilizado nas aplicações da Microsoft em substituição ao Java, que não tinha uma boa compatibilidade com as bibliotecas de código nativo que já existiam.

É cada vez mais utilizada na indústria de jogos, uma das que mais cresce no mundo inteiro e que está sempre necessitando mais mão de obra qualificada. Portanto, caso você queira se destacar nesse campo, recomendamos o aprendizado das três linguagens. 

6 – TypeScript

O TypeScript é um superset para JavaScript. Ou seja, não é propriamente uma linguagem, mas sim um conjunto adicional de instruções, keywords e estruturas, criado pela Microsoft como uma resposta à crescente insatisfação com o Javascript.

Trata-se de uma tecnologia de fácil aprendizado e tem conquistado um espaço cada vez maior dentro da comunidade de programadores.

A crescente popularidade da TypeScript tem se manifestado na forma de demanda por parte de empresas. Segundo especialistas, a TypeScript se configura como a ferramenta de programação que irá suceder o JavaScript nos próximos anos, um fato que a torna extremamente atraente para quem busca entrar para a área.

7 – Kotlin

A Kotlin é uma linguagem de programação desenvolvida pela equipe Jet Brains que tem ganho espaço no mundo todo por sua eficiência e praticidade. Trata-se de uma linguagem de programação com um ferramentário ideal para o desenvolvimento de aplicativos de Android.

Devido a sua novidade, a Kotlin ainda não possui muitos adeptos. Essa lacuna no mercado de trabalho faz dela a linguagem de programação ideal para quem quer adentrar em um espaço novo.

8 – SWIFT

A SWIFT é uma linguagem de programação Open-Source desenvolvida pela Apple com uma ampla gama de aplicações no sistema iOS.

Por ser inspirada em Python, a SWIFT se configura como uma linguagem de fácil aprendizado, ideal para iniciantes.

9 – SCALA

A SCALA se configura como uma linguagem de programação desenvolvida com o propósito de superar alguns dos problemas existentes no JAVA.

Trata-se de uma linguagem de fácil aprendizado e dotada de uma grande versatilidade com aplicações em diversos campos, tais como o Web Development e a Análise de Dados.

10 – Solidity

A Solidity se configura como uma linguagem que precisamos dar uma atenção especial.

Diferentemente de outras linguagens emergentes, a Solidity apresenta um grande crescimento ou grande demanda em um campo do mercado de trabalho já estabelecido, mas se trata da principal linguagem de programação empregada em um ramo em crescimento: as blockchains.

Esse é um ramo que apresenta grande promessa para 2021, um fato que torna a Solidity uma opção atraente para quem gosta de prever tendências.

Assim, concluímos a presente exposição sobre as 10 linguagens de programação em alta no mercado para 2021. Esperamos que este post tenha sido útil para nossos leitores, e para mais conteúdos semelhantes, assine a nossa newsletter!

2 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!