faceboook

O que é a Robótica industrial: entenda tudo sobre a área!

Na era da Transformação Digital a Robótica Industrial está em alta e promete boas oportunidades no mercado. Entenda mais e saiba se preparar!

Autor: Jéssica Lima

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Em tempos de transformação digital e indústria 4.0, a robótica industrial é uma área promissora e com alto potencial para empregabilidade. Profissionais que se especializam na área conseguem se destacar ao atuarem diretamente com a automação de tarefas — como pode ser visto na indústria automotiva e em outras linhas de montagem.
Com a crescente substituição do homem pela máquina em tarefas extenuantes e repetitivas, a robótica industrial é um ótimo campo para se estudar. Aliás, uma pesquisa da Associação Brasileira de Automação indica que, no Brasil, a automação cresceu 8% entre 2017 e 2018.
Confira neste conteúdo tudo sobre a profissão de robotista e saiba quais cursos podem ajudar você a adquirir as competências necessárias para trabalhar na área!

O que é a robótica industrial?

O uso de robôs para desempenhar tarefas no chão de fábrica é chamado de robótica industrial, que representa uma importante carreira em tecnologia. É dessa forma que as empresas vêm conseguindo aplicar a automação estrategicamente. Como um reflexo da evolução tecnológica, a indústria consegue otimizar processos, reduzir desperdícios e riscos de falha, além de estruturar o funcionamento ininterrupto com muito mais facilidade.
Entre as facilitadas da robótica industrial estão:

  • a capacidade de manipular produtos de forma rápida;
  • a delicadeza para realizar ações como pegar ou mover.

Por isso, os robôs industriais podem ser utilizados para mover grandes peças de lugar, realizar a inspeção de produtos, testar processos, encaixotar grandes quantidades de itens, assim como etiquetar e embalar. Todos os processos podem ser finalizados com alta velocidade, precisão e continuidade.
Atualmente, existem vários tipos de robôs que atuam com manufatura. Um bom exemplo são aqueles programados para repetir sistematicamente algumas ações enquanto estiverem ligados e que podem ser gerenciados de acordo com as necessidades das indústrias.

A Inteligência Artificial impacta a robótica industrial

Com a evolução da tecnologia, a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na indústria faz com que os sistemas possam ser controlados a partir de comandos preestabelecidos.
Isso agrega um caráter mais humano à máquina, fazendo com que ela seja capaz de contribuir para uma tomada de decisão mais estratégica. É o caso de um robô conseguir identificar o momento para parar de encaixotar produtos ou pausar o processo por determinadas falhas de segurança.

Robótica industrial aplicada na prática

Como citamos brevemente, os robôs industriais podem ser utilizados de muitas formas. Na indústria automotiva, são vistos movendo portas e realizando o encaixe no chassi. Para o controle de qualidade, realizam testes e inspeções repetitivas para garantir a qualidade de produtos.
Em diversos segmentos, a robótica industrial é aplicada no transporte de pallets e no armazenamento de produtos com grande facilidade.
Agora você já entende o que é a robótica industrial, está animado para saber o que fazer para se consolidar na área de tecnologia?. Então, chegou a hora de falarmos sobre a profissão robotista.

Como atua o Robotista? 

O robotista vem sendo considerado o maestro da indústria 4.0. O profissional é o responsável por fazer a programação do robô, assim como a manutenção e o desenvolvimento de novas habilidades voltadas para a produção de softwares e sistemas de automação.
É também parte da rotina do robotista acompanhar os processos e a qualidade das funções, para que a máquina opere com segurança — atendendo as demandas com grande exatidão e eficiência.
Como qualquer outra profissão relacionada com a transformação digital, o profissional que quer trabalhar como robotista precisa ter conhecimentos específicos — mas que não se limitam a apenas uma programação.
Habilidades como curiosidade, interesse por tecnologia, afinidade com matemática e noções de física são diferenciais. Mas também é importante ter uma dose de criatividade para conseguir realizar cálculos precisos que consigam solucionar necessidades. É o que se tem com soldagens e corte de peças, algo tão comum na indústria 4.0.
É com a programação robótica que a automação acontece. Mas a habilidade também é um pilar importante dentro da tecnologia, por desmistificar o uso da tecnologia, simplificar processos complexos e fortalecer o raciocínio lógico.
Com os conhecimentos de robótica, para que a máquina ganhe movimentos e seja capaz de operar dentro do que é esperado, as noções de programação são essenciais para que tudo se encaixe e o robotista possa tirar do papel as demandas que o mercado apresenta — como as necessidades de evolução para processos e tarefas.

O que cursar para trabalhar com robótica industrial?

Para se tornar um profissional qualificado na área, apostar em cursos como a Engenharia da Computação ou mesmo a Ciência da Computação é um bom começo. Ainda assim, conhecimentos específicos sobre a área podem ser conquistados em especializações que fazem toda a diferença na empregabilidade — como uma pós-graduação em engenharia robótica.
Mas se você está pensando no seu primeiro passo em busca de formação profissional, um curso técnico também pode auxiliar e dar a base para que você comece a trilhar o seu caminho como robotista. É o caso da mecatrônica ou de algo relacionado com telecomunicações.
Entre as disciplinas estudadas por quem quer atuar com robótica estão:

No mais, outras habilidades como sustentabilidade e empreendedorismo também são diferenciais. Mas, para isso, você precisa acertar na escolha da instituição de ensino — para que ela aborde questões que hoje são realidade em empresas disruptivas e inovadoras.
Trabalhar com robótica industrial é uma ótima oportunidade para quem está em busca de uma área alinhada com novas tecnologias. Também pode-se dizer que ela aumenta as suas chances de sucesso profissional, por estar alinhada com os movimentos que vêm impactando a indústria. 
Seja com a transformação digital ou com as aplicações da Inteligência Artificial, o mercado ainda está dando os primeiros passos perto de tudo o que pode ser realizado para aprimorar processos, reduzir custos e potencializar os resultados das companhias.
Gostou de aprender tudo sobre a área de robótica industrial? Agora é hora de dar o próximo passo. Aprenda mais sobre um campo que está diretamente ligado com as novas tecnologias: a Ciência da Computação.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!