faceboook

Profissão Data Scientist: muito além da TI

Já ouviu falar na carreira de data scientist? Uma profissão que vem valorizando cada vez mais, clique neste post e tire as suas dúvidas!

Autor: Marino Catarino

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Nos dias atuais, diversas áreas de negócio estão enfrentando um grande crescimento no volume de dados gerados e processos, fenômeno conhecido como Big Data.
Apesar do termo ser muito associado a área de tecnologia da informação (TI), é possível encontrar grandes conjuntos de dados em vários segmentos, como na área da saúde, financeira e empresas de seguros, por exemplo.
Devido a este acúmulo de dados, surgiu no mercado a necessidade por um profissional com a capacidade de analisar os dados com inteligência, de forma a obter valor da informação. Esta profissão é denominada Data Scientist.

Conforme a reportagem da revista Exame, além do profissional estar em alta nas empresas de diversos setores, como o salário médio mensal está em torno de R$ 9.000, a demanda por cursos relacionados têm aumentado anualmente.

BigData_é um conhecimento fundamental para o Data Scientist

Por que o mercado precisa de Data Scientist?

Um dos motivos desta necessidade é que a compreensão destes dados pode gerar vantagens competitivas nas empresas, já que as análises produzidas pelo Data Scientist são utilizadas para tomadas de decisões estratégicas. Quanto melhor a análise, melhor a decisão a ser tomada.
Vários sites indicam que as profissões relacionadas com Big Data são as profissão do futuro. Atuar em áreas que são vertentes do Data Science, como Mineração de dados, Inteligência artificial, Analista de dados ou Aprendizado de Máquina é e vai continuar sendo por muito tempo uma carreira promissora porque diversas empresas possuem bancos de dados mas não sabem quais informações efetivas eles contém.
O profissional de Data Science irá atuar com os dados procurando correlacionar as informações apresentadas. Para atingir este objetivo diversas habilidades são requisitadas, tais como habilidades analíticas, estatísticas, de programação entre outras.
Porém, a compreensão dos problemas do negócio é um dos principais diferenciais, quanto maior o conhecimento do negócio melhor é a análise sobre a relevância dos resultados encontrados.
Esta habilidade em conhecer as regras de negócio específico se torna a porta de entrada para quem quiser seguir carreira como Data Scientist ou melhorar as análises sobre os dados. Isto, porque não basta aprender como utilizar os algoritmos e funções estatísticas se não souber o que esta procurando.
Temos um crescimento na demanda da mão de obra qualificada, porém nem sempre esta qualificação se traduz em diploma de faculdade, mas também em saber aplicar estes novos conceitos conforme cada área de negócio.
A tecnologia da informação é uma mudança efetiva que aos poucos vai alcançar de forma definitiva todas as áreas de atuação profissional. Não podemos considerar que Big Data e Data Science são conceitos pertencentes somente as empresas de tecnologia da informação. Da mesma forma como tivemos uma transformação durante a Revolução Industrial, a tecnologia esta propiciando uma Revolução Digital: a Indústria 4.0.
Esta revolução tecnológica possui a premissa de transformar novamente o mundo, gerando um crescimento econômico com o surgimento de novos empregos qualificados.
A Indústria 4.0 utiliza o que há de mais moderno, como Big Data, Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina. Enquanto que a Revolução industrial substituiu o trabalho artesanal pelo assalariado adotando o uso das máquinas, a revolução industrial 4.0 vai integrar cada vez mais a tecnologia com diversos setores.
Estamos vivenciando uma era de transformações, devemos utilizar este momento para expandir a visão que temos sobre nossos empregos e ver o que a tecnologia pode agregar ou transformar.

Entenda um pouco mais sobre o Data Scientist no vídeo que gravei:

E aí, o que está esperando para começar a se preparar para essa área? Deixe seu comentário!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!