O que é DevSecOps? Entenda a sua Importância

Em tempos de Segurança da Informação e Proteção de Dados, saber o que é DevSecOps é importante para quem pretende atuar com Desenvolvimento, TI e (...)

Autor: Redação Impacta

A segurança é um dos principais fatores que garantem o sucesso de qualquer empresa. Isso engloba a segurança patrimonial, dos funcionários e, principalmente, a segurança das operações e informações do negócio. 

A partir disso, é interessante entender o crescimento do chamado DevSecOps, que é a tecnologia que integra todas as formas de seguranças dos processos online.

Leia o post até o final e veja tudo o que você precisa saber sobre esse novo modelo de organização e implementar a segurança. Acompanhe!

O que é DevSecOps?

Em resumo, DevSecOps significa: Desenvolvimento, segurança e operação. A junção dessas três palavras formam o conceito da expressão, de modo que o seu significado consiste na união desses processos. 

Esse tipo de sistema permite que todas as etapas de um mesmo procedimento sejam realizadas de maneira bastante segura. Como isso é possível? Através da integração de todas essas etapas com módulos de segurança avançados. 

Você já deve ter ouvido falar que DevOps é a junção de diversas etapas de um projeto. Isso inclui os profissionais envolvidos, a tecnologia utilizada, os setores de software e hardware, entre outros.

Pois bem, o DevSecOps tem a mesma premissa, mas tudo é feito de modo a operar o sistema de forma segura. A segurança é uma das principais razões pelas quais as etapas do processo são integradas. Assim, tudo é feito para que o projeto inicial e final estejam seguros contra ameaças internas e externas.

Ao colocar a segurança em evidência, integrando as etapas de um mesmo projeto, podemos entender o que é DecSecOps. Isso não significa que ele vai ser funcional, pois demanda empenho e conhecimento por parte da empresa e, especialmente, por parte dos profissionais que atuam no negócio.

Para que o sistema de segurança baseado na cultura do DevSecOps funcione de maneira adequada, é essencial que todas as áreas do projeto estejam interligadas. Assim todos podem ter ideias, insights, fazer críticas construtivas e, principalmente, ter o conhecimento sobre determinadas questões, entre outras características importantes na implementação do sistema.

Qual a sua importância atualmente?

A importância da aplicação dos conceitos de o que é DevSecOps e da forma como ele funciona, consiste basicamente em gerar mais rapidez dos processos. 

Se antes era necessário despender um grande período de tempo com etapas e mais etapas de verificação de segurança, agora com essa nova abordagem, é possível fazer as verificações necessárias com muito mais agilidade e precisão.

Outro ponto que valida a utilização do DevSecOps é a crescente demanda por sistemas de segurança da informação que sejam eficientes para a proteção dos dados nas empresas. Isso implica na adequação dos projetos as mais novas e eficientes formas de proteção e segurança das aplicações.

A grande quantidade de ameaças digitais presentes atualmente fez com que o DevSecOps se tornasse uma necessidade entre as empresas, especialmente as que manipulam dados de clientes, funcionários e parceiros.

Entre as ameaças mais comuns estão a possibilidade de invasão do sistema por hackers, perda dos arquivos por falta de backups, dificuldade para acessar informações, entre outras. A partir disso, a aplicação dessa nova abordagem de segurança é muito importante.

Além de disso, o DevSecOps auxilia os desenvolvedores a estarem integrados com todas as partes da equipe, de modo que o projeto em geral possa ser feito com mais agilidade e compatibilidade entre suas áreas de desenvolvimento.

Qual a diferença de DevSecOps e DevOps?

Podemos dizer que DevSecOps é a evolução do DevOps, já que o primeiro promove uma rapidez na execução dos processos e métodos de desenvolvimento de software e gerenciamento de infraestrutura, enquanto o segundo adiciona o quesito “segurança” em uma abordagem muito mais direcionada.

Antes, o que acontecia era a integração do sistema e da segurança, de modo que falhas pudessem ser corrigidas com mais facilidade e rapidez. Agora, a segurança é um ponto chave do projeto, sendo que não é mais apenas uma forma de resolver imprevistos, mas faz parte da estrutura de todo o sistema.

Dessa forma, a segurança passou de secundária para essencial. Essa mudança, inclusive, fez com que o nome dessa cultura de integração mudasse, incluindo as letras “SEC” no meio da palavra, para deixar isso ainda mais em evidência.

Como implementar na empresa?

Primeiramente, é preciso que a mentalidade dos profissionais da área de TI, bem como desenvolvedores de software, engenheiro da computação, entre outros, passe por uma adaptação.

Para implementar o DevSecOps é preciso que todas as áreas de desenvolvimento de um projeto estejam em total sincronia. Somente assim será possível obter os benefícios de utilizar esse sistema de trabalho.

Outro ponto importante que também deve ser considerado ao implementar o DevSecOps em qualquer empresa é que ele deve atuar desde o início das operações. Isso faz com que até mesmo os desenvolvedores de códigos saibam da importância da segurança para os projetos.

Esse aspecto demanda comunicação e agilidade por partes dos profissionais, bem como precisa que a empresa forneça os meios necessários para que esse contato entre as áreas da empresa ocorra.

Além dessas questões, é interessante pensar em algum tipo de treinamento voltado para o DevSecOps. As empresas podem auxiliar seus profissionais a participarem de treinamentos de segurança. Isso facilita a implantação de novas tecnologias e permite que todos os profissionais estejam na mesma página em relação a processos de segurança.

Considerações finais 

Diante de tudo que foi abordado, é importante que se reflita sobre a grande influência da segurança de cada projeto para o seu bom desenvolvimento. Muitas vezes isso não é tido como principal no desenvolvimento de algum projeto. Entretanto, caso ocorra qualquer tipo de falha de segurança em uma aplicação, o projeto todo pode ir por água abaixo.

Isso implica na perda de investimentos, retrabalho, desgaste da empresa e de seus profissionais, entre outras questões. A partir disso, é possível verificar a importância de saber o que é DevSecOps e, principalmente, de saber como aplicá-lo de forma correta e eficaz dentro de um projeto.

Gostou do conteúdo abordado no post? Então clique aqui e acesse o nosso material exclusivo para estudar mais sobre a área de segurança da informação.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!