faceboook

Mudar de carreira: dicas para criar coragem e se capacitar!

Está pensando em MUDAR DE CARREIRA? Pois saiba que a prática é cada vez mais comum e está ajudando a transformar o mercado. Veja dicas para se encorajar!(...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Para quem passou alguns anos exercendo as mesmas atividades, com base em determinado perfil profissional e em habilidades específicas, pode ser difícil pensar na possibilidade de mudar de carreira.
Ainda que essa transição cause insegurança a muitas pessoas, representa a melhor escolha em diversas situações: insatisfação com o atual trabalho, pouca identificação com a empresa, necessidade de novos desafios etc.
Se você também tem receio em passar por isso, fique de olho nas dicas deste post. Listamos alguns passos para facilitar esse processo e as melhores formas de se capacitar!

Por que mudar de carreira

Estamos acostumados com histórias de pessoas que escolheram uma área do conhecimento, fizeram uma graduação e começaram a trabalhar no emprego dos sonhos. Mas essa não é a realidade de todo mundo — e está tudo bem.
Por mais que alterar o caminho após escolher uma carreira profissional pareça assustador, saiba que essa é uma prática comum. Afinal, os objetivos mudam com o passar do tempo, assim como as necessidades e a nossa forma de ver o mundo.
Logo, é possível que você sinta vontade de mudar em algum momento. Se esse desejo surge com certa frequência e tem aumentado com o tempo, significa que uma troca de cargo pode trazer consequências positivas para a sua vida.
A trajetória não é fácil, mas precisa ser cumprida se você quer voltar a ser feliz com o trabalho que realiza. Ter um novo propósito, aproveitar outras oportunidades e fazer a diferença na área de atuação são bons motivos para seguir com a ideia.

Dicas para criar coragem

Ter certeza de que quer mudar de carreira é uma coisa. O problema, na maioria dos casos, é encarar essa etapa cheia de desafios. Você pode ter um pouco de medo, afinal, trata-se de um processo que transforma completamente a vida de uma pessoa.

Então, como criar coragem? Veja algumas dicas que podem ajudar.

Avalie o mercado de trabalho

Sentir vontade de explorar novos caminhos é um bom incentivo, mas não basta se o seu objetivo é encarar tudo com segurança. Por mais que a nova área chame a sua atenção, é importante entender como ela se comporta no mercado.
Há público interessado no tipo de trabalho que você pretende realizar? Quais são as formas de atuação possíveis? Existe investimento suficiente para inovar na área? Essas são perguntas importantes para compreender se a mudança de carreira trará benefícios.

Tenha uma reserva de emergência

Nem todo mundo pode se dar ao luxo de largar o emprego e ficar um tempo sem dinheiro. Tenha em mente que, ao mudar de cargo, você provavelmente começará do zero. Ou seja, é possível que receba um salário mais baixo que o anterior.
A melhor forma de evitar imprevistos é criar uma reserva financeira antes de mergulhar de cabeça na transição. Faça a economia por 2 ou 3 anos para ter tranquilidade quando estiver enfrentando a mudança. Ter um montante guardado também pode ser útil se você pretende investir em novos modelos de negócio.

Converse com alguém da área de seu interesse

Uma ação que ajuda a trazer mais confiança é marcar um encontro com alguém que atue na área que você pretende seguir. Aproveite o diálogo para tirar dúvidas, perguntar sobre os desafios enfrentados no dia a dia e conhecer um pouco da rotina desse profissional.
Se possível, converse com alguém que já passou pelo processo de mudar de carreira. Essa pode ser uma ótima oportunidade para obter dicas e orientações sobre o que fazer em cada etapa. Além disso, você aproveita o que foi útil para a pessoa e evita cometer os mesmos erros.

Faça um levantamento das possibilidades 

O próximo passo é fazer uma espécie de plano de carreira, ou seja, definir o que precisa ser feito para atingir seus objetivos.
Em geral, um processo de transição exige a obtenção do máximo de conhecimento no menor tempo possível para que a pessoa se mantenha capacitada. Assim, uma boa forma de começar é investir em uma pós-graduação ou até mesmo em cursos livres, pois garantem o domínio de conhecimentos específicos em um curto período.

Saia da zona de conforto

Novas experiências exigem preparo adequado. Isso significa que você precisará ser bastante flexível para encarar a mudança com pé no chão. Entenda que nem tudo está sob seu controle e que, em alguns momentos, deverá dar alguns passos para trás e retomar o fôlego.
Isso pode ser difícil para quem sempre teve a rotina organizada e resultados previsíveis. Então, reflita sobre o assunto e certifique-se de que tanto seu corpo quanto sua mente estão prontos para sair da zona de conforto. 
Assim que decidir que está na hora de mudar de carreira, não pare mais! Atualize-se, aprenda coisas novas e estabeleça uma rede de contatos (o chamado networking). A melhor forma de fazer isso é frequentar cursos em uma boa instituição de ensino.

Conheça a Impacta

Já pensou em estudar no maior centro de treinamento e certificação da América Latina? A Impacta está no mercado desde 2003 e é referência nas áreas de TI, Gestão e Design.
Seu principal objetivo é auxiliar os alunos no processo de desenvolvimento de carreira, tendo em vista uma formação de qualidade e preparo adequado para encarar diferentes desafios.
Com infraestrutura completa e um time de profissionais experientes, a instituição garante que seus alunos tenham acesso às melhores oportunidades do mercado. Não é à toa que se destaca pela avaliação positiva do MEC e pelas parcerias estratégicas que mantém com grandes empresas.

Nossos cursos

A Impacta oferece cursos online e presenciais nas mais diversas áreas. Na instituição, você encontrará as seguintes opções:

  • graduação nas modalidades bacharelado e tecnólogo, com foco em áreas como Administração e Processos Gerenciais;
  • cursos técnicos em áreas como eletrônica e telecomunicações;
  • pós e MBA em áreas que compreendem o campo da tecnologia, gestão e marketing;
  • cursos livres em arte e design, office, desenvolvimento, hardware, software livre, redes, e-commerce, planejamento e gestão.

Perceba que não faltam opções para você se capacitar e continuar aprendendo. Agora, basta começar a filtrar cursos que darão a bagagem necessária para mudar de carreira e, em um futuro breve, enriquecer seu currículo.
Quer saber mais sobre as formações disponíveis na Impacta? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!