faceboook

Introdução à Linguagem Kotlin: conceito, utilidade e um roteiro para adquirir conhecimento

Quer aprender Kotlin e não sabe como começar? Esse artigo vai te guiar em uma linguagem igual ao Java e muito popular

Autor: Redação Impacta

Se você é um desenvolvedor de software ou está buscando aprender uma nova linguagem de programação, você pode estar se perguntando sobre a linguagem Kotlin.

Sem tempo de ler o conteúdo? Escute o áudio a seguir!

Criada pela JetBrains em 2011 e lançada em 2016, ela é uma linguagem de programação moderna e concisa, desenvolvida para resolver alguns dos problemas do Java, como a verbosidade, a falta de segurança de tipos e a necessidade de escrever muito código para fazer uma tarefa simples.

Por que aprender Kotlin?

Uma das principais razões para aprender Kotlin é que ela é uma linguagem de programação multiplataforma, o que significa que ela pode ser usada para desenvolver aplicativos para Android, desktop e web. 

Além disso, a Kotlin é uma linguagem de programação moderna que utiliza conceitos avançados de programação, como lambdas, funções de extensão e tipos anuláveis, para aumentar a produtividade do desenvolvedor e a segurança do código.

Outra grande vantagem é que ela pode ser usada em conjunto com outras linguagens de programação, como o Java. Isso significa que, se você já é um desenvolvedor Java, pode facilmente começar a usar a Kotlin em seus projetos existentes, sem precisar reescrever todo o código.

Para que serve a linguagem Kotlin?

A Kotlin é usada principalmente para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Desde que o Google anunciou o suporte oficial para a Kotlin em 2017, ela se tornou uma das linguagens de programação mais populares para o desenvolvimento de aplicativos Android. Isso se deve em parte à sua sintaxe limpa e objetiva, que torna mais fácil para os desenvolvedores escreverem código de qualidade e aumenta a sua legibilidade.

Além disso, a Kotlin é uma linguagem de programação multiplataforma, o que significa que ela pode ser usada para o desenvolvimento de aplicativos desktop e web. A JetBrains, empresa que criou a Kotlin, também oferece suporte para a linguagem em seus produtos, como o IntelliJ IDEA, o que facilita o desenvolvimento de aplicativos Kotlin em outras plataformas.

Como aprender Kotlin?

Se você está interessado em aprender Kotlin, existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a começar. Aqui estão algumas maneiras de começar sua jornada de aprendizado da Kotlin:

1. Documentação oficial

A documentação oficial da Kotlin é um ótimo lugar para começar a aprender a linguagem. Ela é bem organizada e fornece uma visão geral completa da linguagem, bem como exemplos de código. A documentação oficial da Kotlin é atualizada regularmente, o que significa que você pode ter certeza de que está aprendendo a versão mais recente da linguagem.

2. Kotlin Koans

Os Kotlin Koans são uma série de exercícios interativos criados pela JetBrains para auxiliar os desenvolvedores a aprender Kotlin. Eles são divididos em várias seções que cobrem os conceitos básicos da linguagem e fornecem exemplos práticos de como usar a Kotlin. Os Kotlin Koans são uma maneira divertida e prática de aprender Kotlin, e você pode trabalhar em seu próprio ritmo.

Leia também: 7 dicas para melhorar suas habilidades de programação para Android

3. Kotlin for Android Developers

O Kotlin for Android Developers é um curso online gratuito criado pela Google para ajudar os desenvolvedores a aprender Kotlin para o desenvolvimento de aplicativos Android. Ele cobre os conceitos básicos da linguagem e fornece exemplos práticos de como usar a Kotlin para desenvolver aplicativos Android. O curso é projetado para desenvolvedores que já possuem experiência em programação, mas que estão interessados em aprender a Kotlin.

4. Kotlin Bootcamp for Programmers

O Kotlin Bootcamp for Programmers é um curso online gratuito criado pela JetBrains para ajudar os desenvolvedores a aprender Kotlin. Ele é projetado para desenvolvedores experientes em outras linguagens de programação e cobre os conceitos básicos da linguagem, bem como recursos avançados. O curso é dividido em várias seções, cada uma com exercícios práticos e exemplos de código.

5. Kotlin in Action

Kotlin in Action é um livro escrito por Dmitry Jemerov e Svetlana Isakova que fornece uma introdução abrangente à Kotlin. Ele cobre os conceitos básicos da linguagem e fornece exemplos práticos de como usar a Kotlin. O livro é projetado para desenvolvedores que já possuem experiência em programação, mas que estão interessados em aprender a Kotlin.

Conclusão

A linguagem Kotlin é uma linguagem de programação moderna e concisa, que foi desenvolvida para resolver alguns dos problemas do Java. Ela possui uma sintaxe limpa e objetiva, com recursos avançados que aumentam a produtividade e a segurança do código. 

Se você tem interesse em aprender Kotlin, existem inúmeros recursos disponíveis, incluindo a documentação oficial, os Kotlin Koans, o Kotlin for Android Developers, o Kotlin Bootcamp for Programmers e o Kotlin in Action. Por meio deles você pode começar a aprender Kotlin e usá-lo para desenvolver aplicativos para Android, desktop e web.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!