faceboook

Av. Faria Lima atrai jovens talentos com sonho de ingressar no mercado financeiro

Com prédios e comércios modernos, a Av. Faria Lima se tornou um pilar quando se trata de posicionamento de jovens que estão ingressando no mercado de (...)

Autor: Gabriella Uota

Por Olivia Pompeu, Adzuna
Por muito tempo a icônica Avenida Paulista, na capital de São Paulo, foi o centro econômico do Brasil, sede de bancos tradicionais como Banco de Crédito Nacional (BCN), Banco Safra e até Citibank.  Nos últimos anos, porém, o burburinho financeiro mudou de endereço e a Avenida Faria Lima, no bairro do Itaim Bibi, é apontada como a nova Wall Street brasileira, uma alusão à famosa rua em Nova York.

Se o ponto pioneiro abriga bancos renomados com décadas de atuação, a Faria Lima reúne o que há de mais novo no mundo financeiro.  Por seus quarteirões de prédios modernos e espelhados estão sediados os escritórios das mais novas empresas do ramo, como bancos digitais, bancos de investimentos, agências de bitcoins e outras criptomoedas.

A pulsante Faria Lima é tomada por jovens em trajes arrojados que se locomovem por bicicleta ou patinetes elétricos.  Com AirPods nos ouvidos, o fone sem fio da Apple, o idioma que se ouve das conversas destes profissionais é uma mistura de jargões financeiros em português e inglês: bull, bear, taxa Selic, share, Tesouro Direto, trigger, IPO, bola, flipar, volatilidade, blue chip, small caps, miqueiro, etc.
O apelo visual do sucesso tem atraído muitos jovens a tentar uma carreira no mercado financeiro e realizar o sonho de ficar milionário antes dos 30 anos. Profissionais conservadores e metódicos têm uma chance bem menor nesse ambiente ousado, competitivo e arriscado. O site de empregos Adzuna analisou as profissões mais desejadas no momento do mercado financeiro pelos jovens: 

      1. Analista de Investimentos ou Equity Research

Este profissional formado em economia e de certificação obrigatória, o CNPI – Certificado Nacional do Profissional do Investimento -, é responsável por pesquisar e orientar clientes sobre a melhor maneira de investir dinheiro. O analista de investimentos deve sempre estar atualizado no comportamento financeiro das empresas de capital aberto para indicar a melhor compra e venda de ações e ativos na Bolsa de Valores.  

      2. Analista de Private Equity

Cada vez mais em demanda, este profissional é uma espécie de olheiro para grandes fundos de investimento. O analista de Private Equity estuda investimentos em empresas com potencial de crescimento e valorização, com objetivo de retorno robusto a longo prazo. Com perfil bastante estratégico, este profissional deve demonstrar forte capacidade de avaliação.

      3. Trader

Não há exigência de formação específica para se tornar um trader, mas requer muito conhecimento financeiro, capacidade avançada de análise e instinto. É muito retratado no cinema, por ser quem opera o investimento em si. Como o trader tem autonomia de seu cliente para decidir quando, quanto e onde investir, deve então saber lidar com pressão e demonstrar frieza ao arriscar na volatilidade do mercado.

      4.Gestor de Compliance 

O “cão de guarda” das finanças. Este profissional é quem monitora se todas as operações financeiras estão em conformidade com normas, regulamentações e procedimentos internos.  O gestor de compliance também identifica riscos internos e externos para implementar processos que evitam ou diminuem perdas, fraudes e até mesmo corrupção. O perfil deste profissional é detalhista e exige conhecimentos de leis nacionais e internacionais em transações financeiras. 

      5. Criptomoedas 

Um segmento em plena construção no mercado financeiro são as criptomoedas. Elas oferecem possibilidades variadas de atuação e estão em alta demanda. Como as criptomoedas existem apenas no mundo virtual, então profissionais programadores são bastante requisitados para desenvolver a moeda e o ambiente digital seguro. Vagas como Engenheiro de Blockchain, Escritor de Criptomoedas e Tokens, Desenvolvedor de Carteiras Digitais, Designer de Mineração, entre outras, já despontam como as profissões do futuro
Conhecimento financeiro é benéfico para qualquer pessoa saber cuidar de suas finanças, mas se você tem curiosidade e facilidade pelo assunto, então uma carreira no mercado financeiro pode ser bastante recompensadora, seja na Avenida Faria Lima ou em qualquer lugar do Brasil. Pesquise já as possibilidades no site de empregos Adzuna
Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se tem interesse em algum desses empregos do futuro ou caso haja alguma dúvida em relação à eles!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!