faceboook

Conheça os principais programas para aprender animação 3D

Está pensando e, aprender animação 3D em turbinar as suas criações e vídeos? Então aproveita esse artigo e vem conhecer as principais ferramentas (...)

Autor: Jéssica Lima

A animação 3D é uma importante tendência que ganha cada vez mais espaço entre empresas e profissionais que procuram soluções visuais criativas e que despertem a atenção do público. Essa ferramenta de diferenciação pode ser usada em diversos projetos, tanto para o ambiente digital quanto para impressos.
Com os avanços da computação gráfica, muitas soluções em 3D começaram a aparecer. Para isso, são utilizados softwares com ferramentas que permitem a modelagem de sistemas, de forma que as animações simulem a dinâmica dos objetos reais. Muitos deles oferecem versões gratuitas para teste, o que é importante para conhecer as principais funcionalidades e layout dos sistemas.
Neste post, preparamos os melhores programas para fazer animação 3D e oferecer ainda mais valor para o seu produto. Confira!

O que são as animações em 3D?

O 3D consegue reproduzir de forma atraente um conteúdo inovador e único. Os objetos e personagens têm dimensão e profundidade — tanto vertical quanto horizontal. A animação 3D gerada por computador consiste em moldar, criar e manipular itens em um ambiente digital, dando realismo e movimento a ele.
Além da profundidade, as texturas, sombras e formas também ajudam a dar realismo, sem a necessidade de usar óculos especiais. Ao contrário da animação 2D, que se baseia em um perfil plano, o 3D utiliza mais dimensões e demanda um trabalho mais complexo. 
Outro ponto importante é que as animações 3D são feitas quase totalmente de forma digital. Com isso, os movimentos dinâmicos são controlados pela computação gráfica.

Para que servem as animações em 3D?

A animação 3D é muito utilizada em filmes e animações, mas já invadiu outros ambientes, inclusive o empresarial. A ferramenta é usada para criar e manipular objetos, dando o efeito de movimento e permitindo que eles possam ser observados em qualquer dimensão.
Quando associadas a softwares que trabalham com CAD, as animações criadas por esses programas são dimensionadas para uso na engenharia e áreas afins. Já no cinema, é possível compor cenários e criar personagens que podem ser usados em efeitos especiais, inclusive para substituir atores reais em cenas filmadas.
Outro exemplo importante para o uso da animação 3D é na demonstração do funcionamento de produtos e serviços. Com o uso dessa tecnologia, é possível ampliar as possibilidades na forma como as exibições são feitas.
Como não existem limites para produtos desenvolvidos com um programa de animação 3D, situações que dificilmente seriam filmadas ou feitas em softwares 2D podem ser alcançadas em três dimensões.
Alguns exemplos de situações nas quais as animações 3D podem ser usadas para demonstrar produtos são:

  • quando o custo de uma filmagem é elevado ou representa algum risco;
  • para mostrar como as partes de um sistema interagem durante o seu funcionamento;
  • para representar objetos não visíveis a olho nu;
  • quando a representação de fenômenos naturais é necessária;
  • em situações nas quais um sistema complexo deve ser demonstrado;
  • quando as apresentações precisam ser visualmente atrativas.

Esse tipo de animação facilita muito a vida de profissionais que produzem e comercializam produtos e tecnologias, além de também simplificar o entendimento dos clientes sobre como eles funcionam, ampliando sua propensão à compra.

Quais são os melhores programas para fazer animação 3D?

Os programas de animação 3D são utilizados para criar cenas e modelos tridimensionais que permitem a geração de imagens e desenhos animados com qualidade muito próxima a de um vídeo ou de uma imagem real.
Conheça os que você pode usar para aplicar a técnica.

Maya

Esse é um dos maiores e principais programas do segmento 3D. O software é desenvolvido pela Autodesk e não deixa a desejar quando o assunto é modelagem em três dimensões. Mesmo que não disponibilize uma versão livre e gratuita para seus usuários, o Maya autoriza seu uso por um tempo de teste e experimentação.
Outra vantagem é que o programa tem um vasto campo de suporte no qual a equipe ajuda a solucionar problemas, desde a parte técnica até a área de criação.

Lightwave

O Lightwave é um programa de animação 3D muito profissional. Ele é muito usado para criar efeitos especiais e filmes de animação. O software apresenta muitos recursos e demanda muito aprendizado antes de aproveitar tudo o que ele oferece.
Apesar da complexidade, os resultados valem o esforço. O programa permite um teste gratuito de 30 dias e pode ser utilizado em qualquer sistema operacional mais recente, tanto Mac quanto Windows. As animações são de alta qualidade e a velocidade com a qual os objetos são criados é muito boa.

3D Studio Max

O 3D Studio Max é outro excelente programa de animação 3D da Autodesk. Embora seja mais popular entre os arquitetos industriais e os designers, o software lentamente transitou para o ambiente dos videogames e filmes.
Ao contrário do Maya, é mais adequado para a criação de jogos 3D. Por permitir um resultado muito profissional, é mais utilizado por grandes estúdios de animação. O programa está disponível para Mac OSX e Windows.

Blender

Esse software é uma opção de programa livre e com grandes possibilidades. Entre as suas principais funções está a criação de gráficos 3D, modelagem tridimensional, composição, animação, texturização, entre outras. Por estar disponível em várias línguas — inclusive em português —, o uso da ferramenta é facilitado.
Outro ponto interessante é que a página oficial do programa disponibiliza diversos tutoriais que ajudam a manusear o software, além de aumentar suas habilidades na arte do 3D.

SketchUp

O SketchUp é um programa de modelagem 3D que permite trabalhar com elementos de arquitetura, cenografia, engenharia civil e design industrial. O software possibilita modelar e conceituar imagens 3D de carros e edifícios, por exemplo, além de incluir uma galeria de texturas, objetos e imagens prontas para download.
A animação 3D permite criar um ambiente virtual que simula a realidade. Para isso, ela é baseada em coordenadas e linhas que permitem modelar um personagem, construir um objeto, realizar movimentos e imitar texturas. O objetivo é reconstruir um espaço virtual muito próximo do real. Nesse cenário, as opções de softwares são vastas e ajudam bastante.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe nossos perfis nas redes sociais para receber outros conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!