Como se preparar para prova do Google Ads?

A prova do Google Ads oferece um certificado bastante valorizado por profissionais e agências de publicidade. Veja 4 dicas para você se preparar!

Autor: Redação Impacta

A prova do Google Ads (ou Google AdWords) oferece um certificado bastante valorizado por profissionais e agências de publicidade. Entretanto, estamos falando de uma conquista que exige uma boa dose de preparo — e é natural ter algumas dúvidas sobre como fazer isso. Afinal, você sabe qual a melhor forma de se preparar para essa avaliação?
Criamos este post especial para desmistificar de vez esse assunto. Para ajudar você a ter um bom desempenho na prova, explicaremos o funcionamento do Google Ads e os motivos para ter essa certificação, além de darmos algumas dicas essenciais para uma preparação à altura do desafio. Então, vamos lá!

O que é o Google Ads?

O Google Ads é um sistema criado para o desenvolvimento de campanhas de publicidade a serem impulsionadas nos mecanismos de busca do próprio Google. Ainda que ele seja muito potente, é possível começar a utilizá-lo em pouco tempo, sobretudo se o projeto for simples. O mais interessante, nesse sentido, é que mesmo empresas com baixo orçamento podem adotá-lo.
Na prática, o Google Ads permite aumentar o tráfego de um site ou potencializar ações de marketing maiores. Para isso, basta criar um usuário na plataforma e desenvolver o projeto: definir um orçamento, escrever o anúncio, acompanhar o desempenho, ajustar a estratégia etc.
Tudo isso pode ser feito por meio do próprio sistema do Google. Entretanto, a eficiência das campanhas desenvolvidas na plataforma depende diretamente da capacidade de o profissional de marketing usar as ferramentas à disposição.
Para ter o certificado, o profissional deve ser aprovado tanto no Exame de Fundamentos quanto em ao menos uma das provas a seguir:

  • Publicidade em pesquisa;
  • Publicidade em display;
  • Publicidade em vídeo;
  • Publicidade mobile;
  • Publicidade em Shopping.

Contudo, é importante não confundir o certificado com o programa de parcerias.

Google Ads e Google Partners

Há uma diferença importante a ser destacada entre o Google Ads e o Google Partners. No primeiro caso, estamos falando do sistema descrito acima e dos certificados. Entretanto, veja que o foco aqui é justamente o profissional de marketing. O Google Partners, por sua vez, é um selo destinado às empresas que alcançam o status de parceira do Google.
Trata-se de uma indicação de qualidade, por exemplo, para uma agência que oferece serviços de marketing digital. A vantagem é o reconhecimento de que a empresa entende os produtos e é especialista em ao menos uma das áreas listadas acima.
É a partir desse ponto que surgem as principais demandas pelas certificações do Google.

Por que realizar a prova do Google Ads?

Se uma agência de publicidade quer aderir ao Google Partners, o primeiro passo é providenciar as certificações do Google Ads para seus profissionais. Tendo isso em mente, o profissional do marketing que passar na prova sabe que esse não é um documento que ficará guardado na gaveta. Afinal, assim como cursos de marketing digital, ele abre muitas portas para atuar no mercado.
O alcance do Google é inquestionável, colocando sua ferramenta de pesquisa entre os ambientes mais disputados pelas marcas das empresas. Consequentemente, o domínio desse conhecimento é mais que um diferencial para quem trabalha com marketing — é quase obrigatório para quem almeja trabalhar com anúncios pagos.
Outro ponto a se ter em mente é que a prova do Google Ads dá muita credibilidade ao profissional aprovado. Na prática, isso significa que o próprio Google certifica sua capacidade de criar e gerenciar campanhas.
ads

Como se preparar para a prova?

Uma boa forma de começar é criar uma organização na sua rotina. Estudar para uma certificação exige disciplina para que ter foco e produtividade, evitando o estresse desnecessário e a correria na última hora. Tendo isso em mente, separe algum tempo para estudar todos os dias e siga os passos a seguir.

1. Leia o guia de estudos

Tenha em mente que é de interesse do Google que você seja aprovado. Afinal, quanto mais profissionais trabalharem com as ferramentas da gigante da tecnologia, mais a companhia se fortalece. É um pensamento encorajador — e ele se torna ainda melhor quando você descobre que ele tem um material para ajudar.
guia de estudos traz tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Isso inclui uma introdução ao Google AdWords, dicas de gerenciamento de contas, técnicas para realizar campanhas, ferramentas para gestão de palavra-chave e muito mais. Então, para direcionar seus estudos e definir seu trajeto, leia o guia do início ao fim e tome notas, principalmente sobre suas dúvidas.

2. Foque as áreas que você tem mais dificuldade

O certificado deve ser compreendido como um selo de legitimidade do seu conhecimento. Por isso, o Google não faz uma média para saber se, no geral, você tem uma nota satisfatória. A análise inclui diferentes áreas e você não precisa ser o maior especialista do país em uma delas, mas, sim, ter um bom nível de conhecimento em todo o sistema.
É por isso que destacamos a importância de anotar informações relevantes e, sobretudo, suas dúvidas. Ao longo dos estudos, lembre-se de reforçar aquilo que você já sabe, mas focar as questões em que não tem tanto domínio.

3. Faça cursos preparatórios

Um curso especializado é uma estratégia ainda mais poderosa para quem quer garantir a aprovação. Além de um conteúdo estruturado de forma mais didática, um dos diferenciais é que você pode contar com a expertise de profissionais experientes e capacitados para auxiliar você na preparação.
Muitas vezes, superar um desafio pode ser muito mais fácil do que parece. Entretanto, estudar por conta própria traz uma carga extra de estresse e isso pode dificultar as coisas. Já em um curso preparatório, você sabe que há um cronograma adequado para sua preparação — e as dúvidas que surgirem podem ser solucionadas com o suporte de quem mais entende do assunto.

4. Pratique muito

Antes de realizar a prova, uma forma interessante de checar seus próprios conhecimentos é fazer alguns testes no sistema. Crie uma conta no Google Ads, elabore ações nas redes sociais, formule anúncios e analise os resultados com as ferramentas da plataforma. Assuma isso como se fosse um projeto de formação, no qual o objetivo é aprender com uma experiência real de trabalho.
Por fim, não desista desse objetivo. Mesmo que a aprovação não ocorra na primeira vez, em 7 dias você pode reiniciar o processo e tentar novamente, dessa vez mais preparado. Então, pense na primeira experiência como uma forma de se familiarizar com o exame e identificar os pontos a serem melhorados.
Agora que você já conhece a prova do Google Ads e sabe como se preparar, mãos à obra! Elabore uma rotina de estudos e vá em busca dessa certificação. Em pouco tempo, você pode dar um upgrade nas suas habilidades e conquistar uma posição ainda melhor nesse mercado tão concorrido!
Quer uma preparação completa para ser aprovado? Então, conheça o Curso de Google Ads — Fundamentals da Impacta!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!