faceboook

Como fazer a Edição de Vídeos? Dicas do Básico ao Avançado

Quer saber Como Começar na Edição de Vídeos? Separamos algumas Dicas e Ferramentas do Básico ao Avançado. Confira no artigo completo!

Autor: Redação Impacta

Quer ouvir esse conteúdo? Inscreva-se para conferir a versão em áudio!



Com o constante crescimento no consumo de vídeos nas redes sociais e na web, diversas empresas e profissionais estão buscando maior conhecimento sobre o assunto e, assim, não ficar para trás no mercado digital.

Com a grande explosão do Tik Tok nos últimos meses (estima-se mais de 718 milhões de downloads, segundo Sensor Tower), muitas pessoas perceberam os vídeos como uma oportunidade de divulgar não só a si, como também o seu trabalho ou o seu negócio. Afinal, formatos e possibilidades com os vídeos não param de surgir na web.

Quer saber como deixar suas produções mais profissionais e capazes de trazer resultados? Então, continue acompanhando este post e saiba mais sobre como começar a fazer a edição de vídeos!

Por que editar vídeos?

Todas as pessoas e empresas que desejam deixar o conteúdo mais atrativo, bonito, agradável e diferente dos demais, deve editar seus vídeos. Essa é uma maneira de entregar um material exclusivo e com um toque próprio da sua personalidade.

Aprender como começar a fazer a edição de vídeos é fundamental para saber como atrair o olhar do público e talvez ter até uma rentabilidade financeira maior, sendo essa uma motivação para melhorar cada vez mais o conteúdo e criar ideias inovadoras de edição de vídeos.

Além disso, com todo esse aumento na demanda por produção e edição, várias empresas estão montando suas próprias equipes para vídeos, ou mesmo procurando freelancers ou empresas especializadas, fazendo da edição de vídeo uma área quente no mercado.

O que fazer antes de editar o vídeo?

Com a expansão do marketing digital e das diversas plataformas e ferramentas online de comunicação para venda, negócios e conversas, os vídeos se tornaram essenciais na estratégias das mais variadas empresas.

Por conta disso, além da criatividade utilizada para gravar o vídeo, também é necessário saber como editá-lo de uma forma que converse com o público-alvo e também que seja cabível com o assunto abordado. Portanto, antes de dar início à edição, certifique-se de identificar aspectos como:

  • Seriedade do assunto;
  • Se o vídeo deve ou não causar algum tipo de expectativa para a pessoa que está assistindo;
  • Quais os trechos que precisam de uma atenção especial na hora de editar.

Além disso, é preciso saber que editar os vídeos vai muito além de manipular os softwares de edição. Essa tarefa requer criatividade, sensibilidade e uma dose de experiência do editor. Mas algumas práticas e técnicas dão aquele toque profissional no resultado final. 

Como fazer a Edição de Vídeos

Níveis de edição

Dependendo do tipo de conteúdo que está sendo produzido, nem sempre será cabível uma edição engraçada ou com uma grande quantidade de detalhes agregados. Como dito anteriormente, é preciso analisar alguns fatores antes de dar início à edição. 

Além disso, é importante levar em consideração os níveis de profissionalismo e efeitos que a edição de cada um dos seus vídeos terá, variando o uso de programas mais específicos e capacitação necessária da equipe envolvida. Por exemplo:

Nível iniciante de edição

No iniciante, destaca-se de forma expressiva as seguintes ferramentas:

iMovie: entre as ferramentas simples, mas muito utilizadas para editar vídeos, o iMovie é o mais indicado para aquelas pessoas que estão iniciando agora e não desejam se apegar em muitos termos técnicos. 

Uma dica para deixar o vídeo objetivo é sempre usar ferramentas como: inserir áudio, corte e textos simples. Se desejar, também é possível colocar efeitos de transições.

Openshot: o mais indicado para quem tem o Linux como principal sistema operacional. Muito intuitivo, é fácil de usar e permite edições simples. 

Uma das maiores surpresas dessa ferramenta é que também pode ser encontrada para Windows e Mac. Dentre os comandos mais utilizados para edição, estão: cortar, adicionar fotos/músicas e adicionar efeitos. Os resultados podem ser ótimos, mesmo que simples.

Nível intermediário de edição

Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas na hora de editar vídeos no nível intermediário. Entre elas, estão:

Camtasia: muito popular, já que possui ótimas ferramentas, em especial para conteúdos educativos (videoaulas e tutoriais dos mais variados tipos). Uma dica é utilizar o recurso de captura de tela.

Lightworks: diferente do que muitos pensam, o Lightworks está disponível para PC. Ele é mais completo que o Movie Maker, mas é bem mais fácil de utilizar. 

O melhor de tudo é que a sua interface é simples. Uma dica é utilizar as suas ferramentas de correção de cor e iluminação.

Nível avançado de edição

As edições em nível avançado já mudam completamente de figura. Um dos motivos é que as ferramentas utilizadas são diferentes e nem sempre são simples de mexer. Entre as mais utilizadas, estão:

Final Cut: exclusivo para Mac, trata-se de uma ferramenta com diversos recursos. É altamente profissional e mais indicada para pequenos, médios ou longos filmes. Tem uma interface intuitiva e até mesmo simples, porém somente é gratuito por 30 dias.

Sony Vegas: indicado para quem quer fugir do comum, o Sony Vegas permite criar até mesmo produções que se assemelham muito aos filmes de Hollywood. De início, pode ser complicado de entendê-lo, já que seu programa é muito completo e robusto. Após algum tempo de prática, nota-se o quanto é simples o seu funcionamento.

Dicas de softwares que fazem a diferença  

Independente do nível de edição, existem softwares que sua utilização consegue se enquadrar nos mais diversos tipos de vídeos. Quando se fala nesses softwares, os da Adobe geralmente se destacam muito. O Adobre Premiere, por exemplo, é considerado um editor profissional. É também compatível com:

Também é válido destacar que existem outras ferramentas, mesmo que algumas vezes não tão conhecidas, mas que também desempenham ótimo trabalho. São elas:

Uma dica para quem deseja algo provisório, é o Kinemaster. Como sendo um ótimo aplicativo para celular, prático e rápido, permite edições dos mais variados tipos e em qualquer lugar.

Dicas para sempre editar como um profissional

Algumas dicas podem ser levadas em consideração na hora de editar vídeos como uma pessoa que entende realmente do assunto. 

Um exemplo disso é sempre conferir a luminosidade do ambiente. Essa questão da luminosidade é algo que se aplica mais aos vídeos gravados para canais do youtube, por exemplo, onde é preciso mostrar a pessoa ou algo que ela está fazendo. Um exemplo: tutoriais de maquiagem.

Garantir que o ambiente se encontra sempre o mais apropriado possível também é fundamental. Para evitar trabalho em dobro, tente ao máximo evitar ambientes com fios aparecendo, paredes com imperfeições, determinados objetos pessoais, etc. 

Além disso, dependendo do seu conteúdo, lembre que: menos, muitas vezes, é mais. Existem edições extremamente profissionais e que somente foram feitas com as ferramentas básicas de cortar, uma música agradável, abertura interessante, entre outros.

Por isso, explore ao máximo todas as ferramentas, principalmente aquelas que julga ser mais simples. Geralmente, são elas que agregarão detalhes que farão a diferença. 

Conclusão

Aprender como fazer a edição de vídeos pode ser uma ótima ferramenta para trabalhar ou simplesmente aprender para gravar os seus próprios conteúdos. 

De qualquer forma, é uma das maiores tendências atuais para empresas dos mais variados ramos de atuação. É válido ainda ressaltar que aprender como fazer a edição de vídeos permite autonomia para editar os seus próprios materiais.

Saiba mais sobre o assunto com nosso e-book!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!