faceboook

Como aproveitar a época das transferências de Faculdade?

Começo de ano é época de matrícula, mas também de Transferência de Faculdade. Mas o que avaliar antes de mudar? Veja Dicas

Autor: Redação Impacta

Pois é, o ano começou, daqui a pouco as aulas já estão recomeçando e você ainda não resolveu a questão da sua transferência de faculdade, não é? Que bom!

Têm coisas que realmente demandam maior tempo para serem decididas/escolhidas e a transferência é uma delas.

Afinal de contas, mudar de faculdade ou de curso não é simplesmente uma troca, é mais do que isso: é a mudança da rotina diária também.

E aí, fatores como distância de casa, dificuldade de acesso, insatisfação com o método de ensino, professores pouco qualificados, infraestrutura, dificuldade de adaptação, entre outros, podem ser decisivos.

Da mesma maneira, facilidades como a proximidade da faculdade aos principais meios de transporte público, investimento em tecnologia e corpo docente também contam pontos positivos na hora da decisão.

Por que fazer Transferência de Faculdade?

Antes de tudo, é recomendado avaliar o real motivo para a mudança e, geralmente nesse momento, existem N situações!

Por exemplo, quando você gosta do curso, mas o problema é o campus, quando não gosta do campus, mas ele oferece o melhor e mais reconhecido curso da sua área de especialização.

Ou ainda quando você não gosta do curso e quer trocar de carreira.

Em qualquer um desses casos, vale a pena pesquisar como a sua faculdade é vista lá fora antes de trocá-la por outra.

transferencia-de-faculdade

Consultar outras Faculdades

Vale a pena também consultar a nova faculdade sobre o regulamento para transferência, os documentos exigidos e o calendário, pois cada instituição tem a sua política própria de transferências e, por isso, é importante avaliar essas condições estabelecidas e ainda as suas vantagens antes de decidir.

Supondo que a decisão já esteja tomada e que você esteja de mochila e livros preparado para ir para outro curso ou faculdade, antes de realmente dar adeus, busque informações sobre as vantagens de ser aluno de tal instituição, bem como as facilidades que isso poderá reservar.

Veja outras dicas para fazer antes da transferência:

  • Converse com alunos e ex-alunos para ajudar a ter uma opinião sobre a “experiência do usuário”.
  • Busque descontos: muitas faculdades acabam fazendo campanhas onde alunos transferidos ganham desconto nas mensalidades e, com isso, quem ganha é você!

Afinal, nada melhor que trocar de faculdade e ainda conseguir economizar nas mensalidades, não é?

Atenção com as grades e currículos

Como os currículos podem variar de instituição para instituição, é importante saber como é o processo seletivo para a faculdade em que está interessado e se preparar para cursar algumas disciplinas que não estão na grade da atual.

Em contrapartida verifique o aproveitamento, pois quando é realizada a transferência, existem sempre aquelas disciplinas que podem ser eliminadas, o que pode ser motivo para mais descontos na mensalidade.

Outra dica importante é ficar atento às matérias que cursou, pois não há necessidade de repeti-las.

E por fim, uma das dicas mais importantes: não deixe de ver como é o procedimento para transferência para a Faculdade Impacta: temos condições especiais!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!