faceboook

Certificação: qual a importância de se atualizar na empresa?

É comum acharem que só quem está desempregado é que precisa se atualizar. Porém, uma certificação pode ser muito útil a quem deseja crescer na empresa!(...)

Autor: Redação Impacta

Ana está superfeliz: ela foi a única estagiária efetivada na agência de publicidade em que trabalha.

Além de ter um inglês perfeito e estar no último ano da faculdade de design, como todos os outros estagiários, ela turbinou o seu currículo com um certificado em Marketing Digital que fez toda a diferença na hora de ser contratada pela empresa.

É de grande importância estar sempre atualizado e se qualificar no mercado de trabalho. As certificações profissionais são aquelas que garantem uma especialização focada, de rápida conclusão, e têm se mostrado uma ferramenta muito eficaz para a conquista das melhores oportunidades.

Você já conhece a importância das certificações para ascender na carreira e ser o profissional mais requisitado das empresas? É o que vamos abordar neste post.

Certificado profissional: um grande passo para o crescimento na empresa

Por mais completas e atualizadas que sejam as grades curriculares das universidades, é praticamente impossível se manter em dia acerca das práticas do mercado profissional num mundo em que as estratégias estão em constante atualização.

É muito importante investir em si para conquistar o sucesso no futuro. As certificações são uma excelente forma de aprender novas competências e estratégias, beneficiando tanto o seu currículo como o crescimento da empresa na qual você trabalha.

Quem opta por uma certificação demonstra e certifica em seu currículo não apenas estar atualizado, mas ter interesse em estar atualizado, pois estuda com afinco teorias e práticas modernas para realizar o testes e obter diplomas.

Essa é justamente a razão de esses profissionais serem tão cobiçados no mercado de trabalho, se destacando nos processos seletivos. Atualmente, ter uma graduação e fluência em inglês já não é diferencial. O profissional que comprove ter interesse e conhecimento prático das tecnologias em sua profissão demonstra projeção na área, contribuindo para a prosperidade das empresas.

Os novos conhecimentos fazem com que o profissional e a empresa saiam da zona de conforto. Os profissionais com certificação são mais produtivos e motivados (motivando também a equipe de trabalho) por se sentirem estimulados ao ver os novos conhecimentos gerarem resultados práticos de curto prazo.

Certificações em Design, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento de Aplicações, E-commerce e Marketing Digital… opção é o que não falta. Sabe outra coisa que não falta? Motivos para você se especializar e garantir o seu lugar no topo!

Ter uma certificação pode ser ideal para se atualizar na empresa

A certificação que pode garantir o seu sucesso profissional

As empresas e pesquisas mostram que diversas áreas valorizam muito o peso de uma certificação. É assim em TI, na exigência de conhecimentos de Excel , e no mercado digital, por exemplo.

Na área de marketing digital, uma pesquisa da Rock Content mostra que as empresas cujos funcionários têm certificação se consideram mais bem-sucedidas que as demais. Isso ocorre porque os profissionais que têm essa certificação estão mais preparados para gerir a captação, o relacionamento e a fidelização de clientes.

Ter conhecimento sobre o assunto é imprescindível tanto para o profissional como para as empresas se diferenciarem e sobreviverem no mercado, cada vez mais competitivo. 

O profissional que quiser se especializar na área estará, portanto, em dia com o mercado. Muitas vagas de emprego e estágio já estão pedindo que os candidatos tenham conhecimento em marketing digital. Os certificados são uma forma de comprovar esse conhecimento.

Marketing pessoal: como mostrar para o mundo que você é certificado

É certo que um profissional busca cursos e certificações para aumentar o seu conhecimento na área de atuação e ser valorizado no mercado de trabalho, mas essas formações também garantem uma imagem de autoridade, dando um impulso ao seu marketing pessoal.

Saber mostrar para o mundo do que você é capaz é fundamental para que você seja valorizado pelos seus conhecimentos, e por isso que não basta apenas ter várias certificações sem espalhar a notícia por aí.

Veja aqui algumas dicas de como tirar o máximo de proveito da sua certificação:

LinkedIn

Mantenha o seu LinkedIn atualizado, incluindo todos os seus cursos e certificações. Os usuários da rede que incluem certificados recebem mais visitas e mensagens do que aqueles que não fazem isso, sendo uma ótima forma de gerar maior visibilidade profissional.

Facebook

Crie na sua timeline um marco de conclusão de sua certificação! Escreva uma postagem bem otimista e animada, para que todos os seus amigos curtam, gerando maior visibilidade e possíveis ofertas de trabalho. E saiba que essa informação não se perde com o tempo: os marcos criados na timeline também ficam armazenados nas informações de contato.

Outra forma de dar visibilidade a sua certificação é a inclusão como um curso extracurricular nos detalhes de “Trabalho e Educação”.

Blog ou portfólio

Crie um blog ou um portfólio para divulgar seu trabalho, aumentando a sua autoridade no seu campo profissional. E, claro, inclua lá também a sua certificação!

Currículo em dia

É uma dica bem óbvia, mas nunca é de mais lembrar: você precisa incluir todas as suas certificações e cursos no seu currículo! Não se esqueça: uma certificação no currículo pode ser determinante para que você seja selecionado para uma vaga de emprego.

É importante criar o hábito de incluir todos os cursos e certificações assim que você concluí-los, para manter seu currículo constantemente atualizado e tornar seu trabalho bem mais fácil quando você for procurar uma vaga.

E aí, ficou interessado em tirar uma certificação e turbinar a sua carreira? Saiba como escolher a instituição de ensino para conquistar a sua!

2 Comentários

  1. Brunno disse:

    Gostaria de uma ajuda para esclarecer uma dúvida sobre a necessidade de uma graduação para concorrer no mercado de trabalho no exterior.
    Sou advogado, mas atualmente sou funcionário público, não tenho uma graduação na área de tecnologia da informação, mas como minha pretensão é ir morar no exterior trabalhando na área de TI, então gostaria de saber se preciso fazer uma graduação, como por exemplo, o curso tecnólogo de análise e desenvolvimento de sistemas, para poder ingressar no mercado de trabalho no exterior?
    Será que com algumas certificações e criando um portfólio na área de TI consigo um emprego ou um dos pré requisitos seria um diploma em ciências da computação por exemplo ?
    Fico grato por seu tempo e atenção!
    Abraço

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Brunno.
      A verdade é que as exigências e requisitos vão variar muito de acordo com o país e a área da tecnologia. É claro que ter uma graduação na área – no Brasil ou fora – será um diferencial a mais na hora de pleitear a vaga e, melhor, te dará a base de conhecimento e habilidades para atuar com excelência na área.
      Mas o legal do setor de TI é que algumas certificações são de peso mundial, já que são emitidas por empresas e metodologias internacionais como Oracle , Windows, Exin e tantas outras. Por isso, ter uma certificação com certeza ajudará no mercado nacional e internacional.
      Pra te ajudar a entender melhor como conseguir atuar com Tecnologia no exterior, veja esse artigo da APinfo! Abraços.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!