faceboook

Graduação em Banco de Dados é destaque na área da Tecnologia

A graduação em Banco de Dados, tem duração de dois anos, requer raciocínio lógico e gosto pelos cálculos e linguagens de computação

Autor: Jéssica Lima

A Tecnologia, por ser uma área que está em alta, oferece diversas opções de cursos que são valorizados pelo mercado de trabalho. Entre eles, a Graduação Banco de Dados, que é considerada um diferencial.

Isso porque prepara o profissional para propor soluções inteligentes no uso da informação disponível em base de dados, que auxilia uma empresa nos aspectos decisórios administrativos, gerenciais e financeiros.

Atenta às necessidades do mercado de trabalho, a Faculdade Impacta oferece o curso superior de tecnólogo em Banco de Dados, que tem conceito 4 na avaliação pelo MEC (Ministério da Educação).

Nele, o aluno aprende a projetar, desenvolver, implantar e gerenciar bases de dados, assim como propor e implementar novas tecnologias em uma organização.

A importância do Banco de dados

Banco de Dados é a ferramenta digital ajuda na organização interna, mantém ativo o relacionamento com o cliente e pode definir os rumos de uma organização – para o bem ou para o mal.

Para as empresas, um sistema de gerenciamento de banco de dados é vital para o bom andamento das operações. Com ele, é possível manter organizados os registros de empregados, folhas de pagamentos, contabilidade, gestão de projetos, inventários e muitas outras informações.

Além das tarefas operacionais, essa ferramenta preciosa ajuda uma organização a conhecer seu público, manter contato com clientes e construir um bom relacionamento com eles, vender e avisar sobre novos produtos e/ou serviços, alertar sobre ofertas e promoções especiais, enviar informações a um grupo seleto de pessoas, traçar estratégias sólidas de crescimento entre outras coisas.

E como qualquer ferramenta, esse instrumento exige domínio técnico para que seja realmente funcional.

O curso de Banco de Dados

Com o curso de Banco de Dados você será um profissional versátil e com habilidades para atuar com diversas plataformas e estruturas de desenvolvimento e administração de sistemas de banco de dados.

Você terá todo repertório técnico e teórico, conhecendo a importância da segurança de compartilhamento de dados nas empresas modernas, dominando as melhores técnicas e ferramentas de criação e implementação, além de impulsionar a capacidade de gerência de equipes.

Este curso é para mim?

A Graduação em Banco de Dados, que tem duração de dois anos, requer raciocínio lógico, gosto pelos cálculos, linguagens de computação e matemática, que está presente na maioria das disciplinas específicas da graduação tecnológica.

Entre as disciplinas do curso, podemos citar:

– Matemática aplicada;
– Análise exploratória de dados;
– Desenvolvimento de sistemas;
– Engenharia de Software;
– Business Intelligence;
– Data Analytics;
– Segurança de banco de dados.

Segurança de compartilhamento de dados nas empresas modernas, gestão e análise de tecnologias e dados, análise e programação de sistemas e redes de computadores também estão entre os aprendizados do curso.

banco-de-dados

A carreira do profissional formado em Banco de Dados pode envolver profissões como:

DBA – Administrador;
Gerente de Sistemas;
Engenheiro de Projetos;
Consultor;
Analista de Suporte.

Mercado de trabalho

O currículo desta formação é semelhante ao de outras graduações na área de Tecnologia da Informação, como Análise de Sistemas, Desenvolvimento de Software e Sistemas da Informação.

A diferença é que o tecnólogo em Banco de Dados desenvolve aptidões mais específicas para implantação e gerenciamento de sistemas de bases de dados.

Este profissional tem papel estratégico numa organização. Já que sua função é manipular sistemas tecnológicos que permitam organizar, estruturar e distribuir as informações de uma empresa e também por ser o responsável pela segurança delas.

Por isso, encontra-se cada vez mais espaço no mercado de trabalho e com salários atraentes.

Entre suas principais funções, estão:

• Planejar e desenvolver projetos de sistemas de Bancos de Dados;
• Administrar Bancos de Dados, atendendo usuários e avaliando o desempenho do sistema;
• Criar projetos físicos e lógicos para estruturação das informações da empresa com o objetivo de auxiliar os processos de decisão;
• Controlar acessos, analisar registros e administrar cópias de segurança;
• Elaborar mecanismos de proteção para sistemas de informações compartilhadas;
• Inspecionar e testar computadores e periféricos, elaborar relatórios técnicos e determinar as medidas corretivas necessárias;
• Supervisionar equipes em atividades de desenvolvimento de programas, interfaces ou aplicações voltadas ao gerenciamento de Bancos de Dados;
• Orientar a produção de documentação de projetos, programas e aplicações, utilizando ferramentas e software.

graduacao-banco-de-dados
Dependendo da formação e do tempo de experiência, este tecnólogo pode assumir diferentes cargos em empresas dos mais diversos setores.

Conheça os principais:

• Administrador de Banco de Dados (DBA);
• Consultor de Banco de Dados;
• Analista de Dados;
• Analista de Suporte;
• Desenvolvedor de Projetos de Banco de Dados;
• Gerente de Sistemas de Bancos de Dados.

Quanto ganha um profissional da área?

O administrador de banco de dados é o cargo com melhor salário na área de TI. A remuneração varia entre R$ 3.000 e R$ 9.000, dependendo da posição ocupada em uma empresa e da experiência no ramo.

Dica

O crescimento constante no volume de informações e a necessidade de armazena-las com segurança, tem tornado promissor o mercado de trabalho no setor de Banco de Dados.

O Banco Dados é a alma da empresa, seja ela uma microempresa ou uma empresa gigantesca como o Google, sem os dados as pessoas não tem informações para a tomada de decisão.

Por esse motivo você profissional de tecnologia da informação deve sim dominar está tecnologia que sempre estará presente no seu dia-a-dia.

A hora para investir nessa carreira é agora. Quer inovar através da tecnologia? Acesse e conheça o curso superior de tecnólogo em Banco de Dados da Faculdade Impacta.

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!