faceboook

As 10 principais extensões de código VS úteis para desenvolvedores da Web

Saiba quais são as extensões de código VS mais úteis para desenvolvedores da Web para economizar tempo e aumentar a eficiência da codificação

Autor: Redação Impacta

Neste artigo, compartilharemos as 10 extensões de código VS mais úteis para web designers e desenvolvedores. Cada extensão ajuda você a concluir convenientemente seu trabalho de codificação e aumentar sua produtividade.

Sem dúvida, o Visual Studio Code é um dos editores de código-fonte mais populares e amplamente utilizados entre os desenvolvedores. A popularidade do VS Code vem com seu design amigável, temas atraentes, personalização e, especialmente, toneladas de extensões úteis.

Portanto, se você escolheu o VS Code como seu editor de código principal e está procurando as melhores extensões que podem ajudá-lo a economizar tempo e aumentar a eficiência da codificação, este blog foi escrito para você.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

Não se preocupe, todas as extensões listadas são gratuitas e fáceis de usar. Então, sem mais delongas, vamos começar com a lista!

1. CodeSnap

A extensão CodeSnap é usada para tirar belas capturas de tela do seu código no VS Code. Compartilhar belas capturas de tela pode ser compreensível e útil para você ao pedir ajuda no site onde os códigos de colagem estariam confusos ou não disponíveis.

Aqui estão alguns recursos de destaque desta extensão. Para mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial do CodeSnap.

  • Salve facilmente capturas de tela do seu código.
  • Copie as capturas de tela para a área de transferência.
  • Mostre ou oculte os números das linhas de código.

LEIA TAMBÉM: 20 tópicos que todo desenvolvedor Front-end deve saber em 2023

2. Auto Rename Tag

Como o nome indica, a tag de renomeação automática renomeia automaticamente as tags HTML ou XML emparelhadas no VS Code. Portanto, se você escreve muitos códigos HTML, deve instalar esta extensão para economizar tempo ao renomear tags e se livrar de tags incompatíveis novamente.

Aqui estão alguns recursos úteis desta extensão. Para mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial do Auto Rename Tag.

  • Renomeie automaticamente a tag emparelhada.
  • Suporta apenas idiomas HTML e XML.

3. CSS Peek

A extensão CSS Peek é usada para visualizar rapidamente os estilos CSS de um elemento específico diretamente do arquivo HTML. Se você não gosta de mudar para o arquivo .css apenas para verificar as propriedades e valores de um determinado elemento HTML, essa extensão seria útil e economizaria tempo para você.

Aqui estão alguns recursos úteis desta extensão. Para mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial do CSS Peek .

  • Mostre os códigos CSS passando o mouse sobre os nomes ou IDs das classes.
  • Vá diretamente para os códigos CSS de um determinado elemento do arquivo HTML.
  • Funciona com HTML e EJS. Suporta nomes ou IDs de classes CSS/SCSS/LESS.

4. Colorize

Como o nome indica, a extensão Colorize visualiza instantaneamente as cores CSS, gerando um plano de fundo colorido em seus arquivos CSS, SCSS, MENOS. Esta extensão ajuda você a ver qual cor você está usando como valor Hex ou RGB diretamente no seu arquivo CSS. Portanto, você não precisa copiar o código de cores e colá-lo em algum lugar para ver a cor.

Aqui estão alguns recursos úteis desta extensão. Para mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial do Colorize.

  • Suporta RGB, Hex, HSL, Red e muitos outros valores de cores
  • Gere fundo colorido para CSS e pré-processador como SCSS

5. Trechos de código JavaScript (ES6)

Como o nome sugere, esta extensão possui trechos de código úteis para JavaScript na sintaxe ES6, que são facilmente acessíveis usando as teclas de atalho. Se você é um desenvolvedor de JavaScript, deve usar essa extensão para economizar tempo, evitando escrever a mesma sintaxe de código repetidas vezes.

Por exemplo: usando prom→você pode criar uma promessa. Não, precisa escrever cada caractere linha por linha.

Aqui estão alguns recursos de destaque desta extensão. Para obter mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial dos snippets de código JavaScript (ES6).

  • Suporta linguagens front-end como HTML e JavaScript.
  • Suporta bibliotecas ou estruturas como React, TypeScript e Vue.

6. JavaScript Booster

O JavaScript Booster é uma extensão auxiliar que vem com várias ações de código (correções de código) para ajudá-lo ao escrever código JavaScript ou TypeScript no VS Code. Você só precisa pressionar a lâmpada mostrada no lado esquerdo e verá a lista de correções rápidas de seus códigos.

Por exemplo: ele corrige problemas comuns como substituir if-else por ternário (? :), converter uma função normal em uma função de seta, etc. Acho que essa extensão seria útil para desenvolvedores de JavaScript, especialmente iniciantes.

Aqui estão alguns recursos úteis desta extensão. Para mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial do JavaScript Booster.

  • Suporta JavaScript, TypeScript e React.
  • Converter var em const, substituir string por string de modelo e assim por diante.

7. Better Comments

Como o nome sugere, a extensão Better Comments é usada para criar comentários legíveis mais amigáveis ​​para humanos no VS Code. Basicamente, destaca seus comentários com cores diferentes de acordo com o tipo de comentário. Esta extensão pode ser mais útil ao trabalhar em equipe.

Aqui estão alguns recursos úteis desta extensão. Para mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial da Better Comments.

  • Suporta quase todas as linguagens como HTML, CSS, JavaScript, Python, etc.
  • Os comentários podem ser categorizados em Alertas, Consultas, TODOs, Destaques, etc.

8. Liver Server

Liver Server é uma das extensões VS Code mais populares para desenvolvimento web. Ele inicia um servidor de desenvolvimento local em seu navegador da Web padrão usando um número de porta. Portanto, sempre que você fizer alterações em arquivos como HTML, CSS ou JavaScript, as alterações instantâneas também serão refletidas no navegador.

Eu pessoalmente usei muito essa extensão e recomendo fortemente que você a use, caso não a use. Isso aumentará sua produtividade e economizará seu tempo, evitando a atualização manual das páginas da Web após fazer alterações no código.

LEIA TAMBÉM: Guia completo do Desenvolvedor Web: saiba tudo sobre a profissão

Aqui estão alguns recursos úteis e economizadores de tempo desta extensão. Para mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial do Liver Server.

  • Servidor ao vivo de desenvolvimento rápido com recarga ao vivo para páginas estáticas e dinâmicas.
  • O número da porta personalizável, a raiz do servidor e o navegador da Web padrão.
  • CORS ativado e suporta SVG, HTTPS e Proxy.

9. Prettier – Formatador de código

Como o nome indica, Prettier é uma extensão de formatador de código opinativa que suporta muitas linguagens como HTML/CSS/JAVASCRIPT. Ele torna seu código limpo e legível com seus recursos de formatação automática. Usando esta extensão, você pode economizar tempo e manter a consistência na codificação porque nunca mais se preocupará com a formatação do código.

Aqui estão alguns recursos de destaque desta extensão. Para mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial do Prettier – Code Formatter.

  • Suporta muitas linguagens HTML, CSS, JavaScript, TypeScript, JSON, etc.
  • Recursos personalizáveis, como código de formato ao salvar ou selecionar.

10. Code Time

Como o nome sugere, o Code Time é uma extensão de métricas que fornece métricas de codificação automática e recursos de rastreamento de tempo diretamente no editor do VS Code. Basicamente, mostra quanto tempo você está gastando na codificação.

Gastar muito tempo sem um gerenciamento de tempo adequado não é um comportamento saudável para os programadores. Portanto, instale esta extensão para corrigir seu gerenciamento de tempo no fluxo de trabalho de codificação.

Aqui estão alguns recursos de destaque desta extensão. Para mais recursos e uso, você pode ler a documentação oficial do Code Time .

  • É seguro, protegido e gratuito.
  • Acompanhe as métricas de desenvolvimento e explore as visualizações de dados.
  • Modo de fluxo automático: elimine as distrações e mantenha o foco na codificação.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado dessas extensões e esteja animado para usá-las em seu VS Code. 

Instale-os agora para aumentar seu desempenho, velocidade e precisão na codificação e facilitar sua vida de codificação. Se você achou este blog útil, não se esqueça de compartilhá-lo com outras pessoas.

Que tal se atualizar e ser um desenvovedor procurado pelo marcado? A Impacta pode te ajudar! Visite o nosso site e conheça os nossos cursos.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!