Afinal, qual faculdade eu devo fazer?

Uma pergunta assombra a todos nós em certa altura de nossas vidas: afinal, qual faculdade fazer? São diversas as opções de cursos e é muito natural (...)

Autor: Rogério Ramalho

Uma pergunta assombra a todos nós em certa altura de nossas vidas: afinal, qual faculdade fazer? São diversas as opções de cursos e é muito natural se sentir perdido e sem um norte a seguir.
O peso dessa decisão é grande, pois temos a visão que depois de escolhida uma determinada profissão é muito difícil voltar atrás e mudar o rumo de nossa história, não é mesmo?
Por conta disso, criamos este post com o objetivo de fornecer diversas orientações nesse momento tão crucial pelo qual você está passando hoje e permitir que você possa escolher sua graduação de forma mais tranquila. Confira!

A escolha da faculdade

A decisão por uma faculdade é muito importante em nossas vidas, afinal, estamos passando por uma fase de transformação, inserindo-nos no mercado de trabalho e escolhendo uma profissão.
É preciso ficar claro que, por mais que seja essencial escolher bem na hora de entrar na faculdade, você pode, durante o curso ou após formado, descobrir outra paixão e se dedicar a ela.
Até mesmo dentro da própria graduação que você escolher existirão diversas áreas de atuação, e caso você não tenha se identificado com uma, poderá simplesmente migrar para outra.
Então, fique tranquilo quanto a sua escolha, é natural que você fique indeciso, pois ainda não tem vivência de mercado para decidir qual o melhor caminho a se tomar. Por isso, o ideal é buscar por muitas informações.

Dicas para escolher

Reunimos algumas dicas valiosas que podem ajudar você a escolher uma faculdade que possa responder a todos os seus anseios e que o prepare para os desafios do mercado de trabalho. Confira.

Verifique a aprovação do curso pelo MEC

O primeiro item a ser verificado quando vamos escolher por uma faculdade é a aprovação do MEC para o curso em que estamos interessados. Isso porque, em nosso país, um diploma que não é reconhecido não vale nada.
O MEC, Ministério da Educação, é o órgão governamental que autoriza a realização de um curso de graduação e garante a sua qualidade educacional, ou seja, fuja de cursos que não têm o selo do MEC.

Faça um teste vocacional

Testes vocacionais são muito importantes no momento em que saímos da vida escolar e temos de escolher por uma nova profissão. Geralmente eles não são muito precisos, mas ajudam a nos dar um norte na decisão.
Existem muitos testes online para quem quer verificar suas vocações. Também são fornecidos durante eventos para estudantes e por algumas faculdades.

Conheça a instituição de ensino

Ao se interessar por um determinado curso é essencial que você faça uma visita à instituição de ensino e busque conhecê-la melhor. Isso é importante para visualizar a infraestrutura e o sentimento dos alunos em relação ao curso.
Você passará alguns anos frequentando a instituição antes de se formar, portanto, nada melhor que conhecê-la bem antes mesmo de se matricular para evitar um posterior desagrado que afete seu rendimento na faculdade.

Avalie o custo-benefício

É muito importante trabalhar com o que se gosta, no entanto, é preciso avaliar também as questões financeiras, como o valor total de investimento no curso que você está escolhendo e o potencial de retorno.
Algumas profissões têm uma formação relativamente barata em relação a outras e contam com ótimos salários de ingresso no mercado. É o caso dos cargos de tecnologia da informação. É preciso levar isso em consideração na hora de decidir por um curso.

Teste a sua afinidade

Uma situação comum é a decepção com a profissão escolhida e o posterior abandono da graduação antes da formatura. Isso acontece, geralmente, pois o aluno não tinha afinidade com o curso escolhido.
Por isso, é muito importante que você reúna o máximo de informações possíveis acerca da profissão que você deseja se inserir, salários, cargos, dia a dia e outros dados que testem a sua afinidade com o curso.

Não se deixe levar

É totalmente normal que nesse momento de escolher por uma carreira a se seguir, diversas pessoas ligadas a nós tentem nos influenciar, como pais, amigos e colegas.
Assim, é preciso ter em mente que essa é uma decisão solitária e é necessário levar em conta a sua opinião em primeiro lugar, para evitar posteriores decepções com o curso escolhido, já que você poderá passar uma vida exercendo essa carreira.

Converse com alguém da área

Pode ser um parente, um conhecido, alguém que você buscou na internet. Conversar com alguém que desenvolve atividades na área que você está interessado pode ampliar seus horizontes.
Muitas vezes você pode se decepcionar com a profissão, mas é melhor desistir antes de começar e corrigir o curso para uma nova carreira.

Escolha com calma

Nossa última dica é muito simples: tenha calma. Analise tranquilamente todas as suas opções e tenha em mente que todos os anos há um novo vestibular e novas chances de entrar na faculdade.
Caso você não consiga se decidir em um primeiro momento, não se desespere, lembre-se que todos passam por essa mesma situação, inclusive seus amigos. Ao buscar por muitas informações suas ideias vão começar a clarear e você vai achar o caminho a seguir.

A importância da qualificação

Um erro comum na época de decidir pela graduação é acabar desistindo de cursar a faculdade e se voltar direto ao mercado de trabalho em busca de um emprego. Essa atitude não é a melhor solução.
O salário dos profissionais no mercado está diretamente ligado à sua qualificação profissional, e seus conhecimentos são atestados por meio de seus diplomas. Ou seja, caso você não faça agora um curso de graduação, no futuro, para avançar em sua carreira, será obrigado a voltar para a faculdade.
Com isso, você poderá perder uma série de oportunidades que o mercado disponibiliza para quem possui uma formação e ter mais dificuldade para disputar vagas nas empresas.
Escolher qual faculdade fazer é uma das principais decisões que optamos em nossas vidas e esperamos que as dicas descritas neste post possam ajudar você a fazer a melhor escolha.
Você sabia que o mercado de TI está aquecido e, assim, pode ser uma das suas opções? Confira em nosso e-book as principais áreas da tecnologia que você pode atuar!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!