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A lista dos 7 livros de marketing fundamentais para sua carreira

Quem quer construir uma carreira na área de marketing precisa se informar sobre as novidades do mercado. Com a internet, tudo muda muito rápido. Por isso, até os que estão consolidados na carreira, sem o investimento adequado em capacitação, podem ser passados para trás.

Você, que é jovem e aprecia as redes sociais, já tem uma vantagem: desenvoltura para aprender novas formas de propaganda. Quer saber mais?

Então, acompanhe 7 dicas de livros de marketing que fizeram toda a diferença a seguir. Veja, ainda, indicações de portais e podcasts do momento. Continue a leitura e revolucione o marketing!

1. "A cauda longa"

A obra "A cauda longa" é uma clássica produção publicitária. Nela, o escritor Chris Anderson usa essa expressão, pela primeira vez, para falar da imensidão de novas oportunidades trazidas pela web.

Essa vastidão o inspirou a escolher o nome dado à publicação. Ele conta como o mundo digital permitiu o surgimento de um novo cosmo, que é macro e micro ao mesmo tempo.

O minimalismo da rede mundial se deve à viabilização da associação de pessoas de diferentes lugares, conforme seus interesses específicos (nichos). Já o gigantismo da realidade cibernética é fundamentado no fato de que ela não tem fronteiras.

Nesse contexto, Anderson, editor-chefe da revista Wired, reconheceu a existência de um fenômeno no qual a receita total de produtos de nicho pode ser tão alta quanto o valor gerado pelas mercadorias de sucesso, que são superestimadas pelo grande público e produzidas em larga escala. 

Com esse pensamento, o autor tornou-se um dos mais respeitados no mercado de negócios. Trata-se de um livro muito útil para quem quer conseguir dinheiro no mundo online.

2. "Posicionamento: a batalha por sua mente"

Em "Posicionamento: a batalha por sua mente", os redatores Al Ries e Jack Trout narram como conseguir atenção — seja para uma mercadoria, para uma prestação de serviço ou para uma companhia.

Esse conceito é cabível até mesmo para uma pessoa. Assim, eles abordam como conquistar espaço em um mercado extremamente competitivo utilizando o posicionamento, isto é, a percepção que os consumidores têm de uma marca, de um produto ou de uma empresa.

Desse modo, a dupla esclarece como a maneira de agir e de ser dos publicitários influencia os públicos. Eles transformaram o mercado da propaganda criando a ideia de que o posicionamento não é aquilo que você aplica sobre um produto, e sim as estratégias que são utilizadas para sugestionar a mente dos eventuais consumidores.

Isso significa que o profissional de marketing deve posicionar a mercadoria (ou a empresa, ou a pessoa, ou o serviço) na fantasia e no pensamento de seus prospects. Especialistas recomendam essa publicação como uma das essenciais para estudantes de marketing e aqueles que atuam com vendas.

"Posicionamento: a batalha por sua mente" é um dos livros de marketing para cabeceira

3. "Marketing na era digital"

Em “Marketing na era digital”, um dos livros mais vendidos do país, Martha Gabriel entrega uma escrita leve e fácil sobre como as estratégias digitais vêm modificando princípios até então arraigados na publicidade. Com 15 capítulos, o impresso é dividido em quatro pontos:

  • conceitos essenciais e planejamento de marketing;
  • mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital;
  • plataformas tecnológicas digitais emergentes;
  • estratégias digitais.

4. "Go Pro: 7 passos para ser um profissional do marketing de rede"

Go Pro: 7 passos para ser um profissional do marketing de rede é uma das obras mais famosas nesse tema. Tal tática publicitária é o principal enredo, que apresenta diversas dicas práticas de publicidade nesse estilo.

Também chamada de marketing multinível, essa forma de persuadir usa diversos representantes de vendas. Eles se encontram distribuídos em uma verdadeira teia.

Nessa trama, uma indústria pode espalhar, de maneira rápida, suas mercadorias ao público final em diferentes direções simultaneamente. Com a internet, manter essas malhas de relacionamento ficou mais fácil do que nunca.

5. "Marketing de A a Z"

Em "Marketing de A a Z", Philip Kotler, consagrado autor desse campo, resume os princípios elementares do assunto. Em um formato muito simples de entender, ele exibe 80 definições do segmento e tece críticas sobre elas, levando os leitores à reflexão de diversos tópicos.

6. "A lógica do consumo"

Em "A lógica do consumo", Martin Lindstrom, que já atuou para centenas de marcas em todo o planeta, relata como analisar os hábitos de compra dos clientes. Ele é um verdadeiro expert em desvendar o que desejam os consumidores.

Esse perito em demandas comerciais explora, de maneira muito interessante, como funciona o backstage de pesquisas de mercado. Tais estratégias procuram explicar como funciona o cérebro depois desse órgão ser incentivado por técnicas de condicionamento.

Na prática, o autor aponta a resposta para esta pergunta: “por que compramos as coisas que compramos”? Por meio da neurociência, o especialista descreve como as forças externas interferem nesses processos.

7. "Contágio — por que as coisas pegam?"

Já em "Contágio — por que as coisas pegam?", Jonah Berger explana sobre o que é necessário para uma iniciativa de propaganda obter o êxito e conquistar as pessoas. A história vai além do óbvio — o uso da mídia convencional, por exemplo — para analisar a importância da opinião dos amigos e familiares em uma decisão de compra.

Ele ousa esclarecer, entre outras questões, como um fato se sobressai nas redes sociais, como um vídeo ganha status de viral, como um post é compartilhado milhares de vezes etc. Depois, é promovido um debate sobre o impacto desses movimentos nas escolhas dos clientes.

Berger argumenta que há uma ciência por trás desses comportamentos e aponta seis metodologias fundamentais para fazer um conteúdo “bombar” no mundo web. Trata-se de uma obra imperdível para quem tem pretensões nessa atividade.

Bônus: podcasts, blogs e portais sobre marketing

Se você sofre com a falta de tempo, talvez o conteúdo disponível online possa ser mais útil do que os materiais tradicionais. Afinal de contas, podcasts, blogs e portais também discorrem sobre o marketing e são excelentes opções para acessar no carro, no ônibus, no metrô etc.

Em poucos minutos, você consegue informações fresquinhas, que caberão facilmente em sua agenda. Vamos começar com três sugestões. Veja abaixo!

Mídia, Não Marketing

O site Vitamina Publicitária é responsável pela transmissão do “Mídia, não marketing”, no qual o especialista Daniel Z. Chohfi recebe convidados que discutem sobre marketing digital. É uma formidável oportunidade para escutar aquilo que têm a dizer as figuras mais tarimbadas desse ramo. 

Man in the arena

O "Man in the arena" (Homens em arena) é uma das iniciativas pioneiras em produzir videocasts sobre a publicidade virtual. Não há episódios inéditos em produção, mas o conteúdo do que já foi elaborado é tão rico que vale a pena. A famosa dupla Leo Kuba e Miguel Cavalcanti concede valiosas informações. 

This week in startups

Em “This week in startups” (As startups nesta semana), Jason Calacanis reúne profissionais experientes em uma roda de discussão que, semanalmente, disserta sobre as novidades mundiais do setor. Esse canal de conteúdo sob demanda retrata notícias e fatos ligados ao mundo dos negócios, com especial atenção para as startups.

O marketing digital está em alta e, por ser mais barato do que o convencional — jornais, revistas, rádio e televisão —, atrai cada vez mais a atenção das empresas, ávidas pelo aumento das vendas e pelo fim da crise econômica.

Quanto mais mecanismos diferentes você usar para complementar sua formação, mais chances terá de alcançar o sucesso na carreira. Por essa razão, preparamos também uma lista rápida de sites e blogs que reúnem as novidades em propaganda da atualidade. Confira:

Os livros de marketing, portanto, são ótimas alternativas para o profissional se inteirar sobre a carreira gastando pouco dinheiro e o mínimo de tempo. Chegou a hora de você conquistar seu estágio e garantir um lugar ao sol! Com cursos e treinamentos pertinentes às mudanças tecnológicas, será possível obter o tão sonhado conhecimento prático.

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