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Advergame. Entenda a integração do marketing com games!

Quem deseja trabalhar com games deve entender o que é Advergame e as tendências dessa interessante tecnologia para impulsionar o marketing das empresas.(...)

Autor: Redação Impacta

Quem deseja trabalhar com games deve entender o que é Advergame e as tendências dessa interessante tecnologia para impulsionar o marketing das empresas. Isso porque o mercado de trabalho reserva excelentes expectativas para quem decidir cursar uma formação na área.
Muitas organizações já estão investindo nesse formato como uma estratégia eficiente para atrair e fidelizar clientes, elaborando campanhas publicitárias capazes de captar a atenção de possíveis consumidores. Assim, para atingir sucesso profissional no ramo, é imprescindível entender o contexto no qual a estratégia se desenvolve.
Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda, a seguir, o que é Advergame e como se dá a integração do marketing com o universo dos games!

O que é Advergame?

O Advergame consiste, basicamente, em uma propaganda voltada para o anúncio de produtos, serviços ou marcas dentro de jogos. Embora os Advergames já existam há algum tempo, nos últimos anos, a tecnologia tem sido considerada uma imponente ferramenta de marketing para diferentes tipos de negócio, principalmente por apresentar um baixo custo de investimento e por ter a possibilidade de alcançar os jogadores de forma divertida e interativa.
Existem, atualmente, três tipos de Advergames:

  • demonstrativo: consiste em jogos que permitem que o usuário utilize ou experimente o produto dentro do espaço virtual do videogame;
  • ilustrativo: são anúncios patrocinados nos quais as mensagens publicitárias, os produtos e demais serviços são integrados aos recursos dos jogos;
  • associativo: possibilita que os jogadores associem o produto divulgado ao estilo de vida retratado no jogo, possibilitando um melhor direcionamento da mensagem publicitária.

A cada dia cresce o interesse das empresas por esse tipo de mecanismo de anúncio, muito devido às vantagens que a tecnologia traz para o reconhecimento das marcas. Além disso, os Advergames são eficientes para alcançar um público-alvo específico, em especial os adolescentes que têm maior facilidade e acesso ao mundo dos games.

Como o Advergame surgiu?

A partir dos anos 1970, a indústria dos videogames se consagrou como uma forma de entretenimento, apresentando ao público uma diversidade de jogos eletrônicos e de aparelhos digitais. Desse modo, os games tomaram conta do cotidiano de muitas pessoas, virando, até mesmo, um sonho de consumo.
Algumas marcas, observando o potencial de divulgação de seus produtos por meio dos jogos, começaram a inserir anúncios no cenário industrial. Com isso, começou-se uma crescente produção de games voltados para atender às organizações, que direcionavam recursos para os fabricantes de softwares a fim de viabilizar negociações vantajosas para ambas as partes.
Atualmente, com a rápida expansão de produção e distribuição de conteúdos, que acaba permitindo possibilidades ainda mais interessantes para programadores, os Advergames se consolidaram como estratégias eficientes para as campanhas publicitárias.
Nesse sentido, ocorre uma verdadeira integração do marketing com o universo dos jogos, fazendo com que o entretenimento se torne, cada vez mais, uma ferramenta poderosa para as empresas. Uma grande vantagem em relação à mídia envolve o tempo de visualização dos anúncios que, ao contrário dos comerciais televisivos, têm uma duração muito maior, possibilitando o aumento de exposição da marca.

Por que trabalhar na área de games?

mercado de games tem apresentado um enorme potencial para o consumo de publicidade inserida em jogos digitais. Isso porque a tentativa de marketing visa tanto engajar quanto proporcionar experiências imersivas para os jogadores, causando impactos significativos. Dessa forma, existem inúmeras vantagens de contar com a estratégia nos negócios, o que acaba por demandar cada vez mais profissionais especializados em Advergames.
No entanto, para obter diferencial na área, é preciso, inicialmente, contar com uma formação de qualidade, que seja voltada para o desenvolvimento de games. Afinal, o processo de criação e de produção é bastante complexo, exigindo uma série de conhecimentos.
Mesmo assim, o setor tem apresentado crescimento e oferecido diversas oportunidades de carreira, até mesmo para os iniciantes. Confira, a seguir, quais são as principais profissões de destaque do mercado de jogos:

  • design de games: projeta e desenvolve games eletrônicos, participando de todo o processo de criação, que vai desde a definição das regras até os testes finais;
  • design de interface: planeja, desenvolve e aplica soluções a fim de facilitar a experiência do usuário, estimulando a sua interação com objetos físicos ou digitais;
  • design gráfico: cria projetos de comunicação visual, novos produtos e embalagens, desenha logotipos e formata materiais visuais, como panfletos, outdoors, sites da internet, entre outros;
  • design de plataforma: elabora mapas de navegação do usuário, realiza testes de usabilidade, além de criar, desenvolver e implementar soluções inovadoras e atraentes para o público.
  • animação: projeta animações em duas ou três dimensões, geralmente para peças publicitárias e jogos, atuando na direção de arte, desenho e criação de personagens;
  • programação: executa sequências de ações, criando programas e softwares em diversas linguagens de programação.

No Brasil, grande parte dos profissionais que atuam na área de Advergames contam com, ao menos, um curso superior no currículo. Isso demonstra a importância que os estudos desempenham para alcançar boas vagas e, também, para aprender as diferentes habilidades que a carreira exige.
Lembre-se de que o setor engloba uma série de conhecimentos e necessita, muitas vezes, de profissionais aptos para integrar a estrutura de apoio dos empreendimentos, como o setor de RH, jurídico, administrativo, financeiro, entre outros. Sendo assim, para as fases de criação, desenvolvimento, implementação e operação de jogos, é necessário contar com diversos colaboradores.
Outro recurso que representa um importante aliado dos Advergames são as mídias sociais. As inúmeras possibilidades de compartilhamento é uma das maneiras mais eficientes de atingir grandes públicos em potencial. Assim, tanto os dados e os resultados quanto as promoções presentes nos jogos podem ser compartilhados nas redes, fazendo com que alcancem uma alta quantidade de usuários.
Agora que você já sabe o que é Advergame e como o nicho oferece boas oportunidades de trabalho, não deixe de buscar por uma instituição de ensino de qualidade para começar a sua trajetória profissional. Com isso, será possível apresentar diferencial diante dos recrutadores e conseguir as melhores vagas do mercado!
Gostou do conteúdo? Se você deseja continuar aprendendo mais sobre tecnologia e suas possibilidades no ramo profissional, baixe agora mesmo o nosso e-book “Desenvolvedor de games: como é o mercado no Brasil? “.

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