Qual é o papel de um designer de interface em games?

Um dos profissionais mais importantes durante o desenvolvimento de um jogo online é o designer de interface em games. Entenda o que ele faz nesse artigo!(...)

Autor: Redação Impacta

O universo dos games está sempre apresentando novidades para os jogadores. Afinal, é um mercado em constante expansão, que gera muitas oportunidades.
Nos jogos, o aspecto visual é muito valorizado e, por isso, o designer de interface em games é um profissional importante, que ajuda a otimizar a interação dos jogadores. Ele é responsável por criar uma experiência positiva para os usuários, ambientando e contextualizando a pessoa no game.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você entenda como esse é um profissional essencial em um time de desenvolvimento de jogos. Boa leitura!

O papel desempenhado por esse profissional

Uma forte tendência do design, o designer de interface é o profissional que cuida para que os meios de interação do usuário com o jogo sejam os melhores possíveis. Ele deve pensar em diversos aspectos que contribuem para isso, como:

O objetivo é fazer com que o jogador entenda facilmente o que precisa ser feito e se sinta bem ao jogar. Por isso, para entender se o projeto do designer alcançou o sucesso, é importante levar em conta as opiniões dos gamers, o que pode ser feito por meio de testes dos pilotos e pesquisas de satisfação.
Desde o início do desenvolvimento de um jogo, é muito importante contar com esse designer. Afinal, ele lida com diversos aspectos que precisam ser testados e as questões que surgirem só serão solucionadas se o profissional estiver acompanhando o projeto.

Benefícios do designer no desenvolvimento dos jogos

Os jogos são criados para entreter seus usuários e, justamente por isso, devem ser atrativos. Nesse sentido, o designer colabora para os seguintes pontos:

  • garantir experiências positivas e impactantes para os jogadores;
  • desenvolver soluções inovadoras e personalizadas de acordo com a meta do jogo;
  • contar com pesquisas e testes para desenvolver um produto que realmente funciona, em vez de testá-lo somente depois de pronto;
  • destacar o game no mercado, com conceitos únicos, atendendo às necessidades do cliente e seguindo as tendências do momento;
  • projetar interfaces inteligentes.

Etapas do trabalho de um designer de interface em games

Mesmo que seja para o desenvolvimento de um jogo, os processos que envolvem a rotina de um designer de interface em games também estão ligadas à interação. É importante entender que, apesar de ter algumas funções apresentadas a seguir, não é papel do designer ser o líder da equipe (o que pode acontecer no caso de times pequenos).

Planejamento

Aqui o designer ajuda a traçar os conceitos das construções visuais e das regras do jogo. Nesse momento, a comunicação é importante tanto para entender qual é a finalidade do escopo do projeto e como atendê-lo da melhor forma possível, quanto para a conversa dentro da equipe, sabendo ouvir e explicar o que deseja aplicar.

Produção

Agora é hora de criar a ambientação do jogo de acordo com a narrativa desenvolvida. Também é responsabilidade do designer de interface determinar a dinâmica do jogo, pensando em tempos, movimentos, detalhes de índice, de que forma os textos aparecerão, como será a transição de telas e todas as outras questões que envolvem a experiência do usuário no jogo.

Pós-produção

Antes que o projeto seja entregue para o cliente ou lançado para uso, é preciso realizar alguns testes, que têm como objetivo encontrar possíveis falhas na programação do jogo. Dessa forma, pode ser que alguns pontos para melhoria sejam indicados, como:

  • coerência da história do jogo, de acordo com o que foi solicitado no projeto;
  • narrativa atrativa e relevante para o público;
  • nível de dificuldade para a realização dos desafios propostos.

Os principais pontos que o designer precisa observar

Se você se interessou pela atuação do designer e já está pensando em quais cursos fazer para complementar suas habilidades, confira agora quais são os principais pontos aos quais um designer de interface em games deve estar atento:

O design

O mundo dos jogos encanta e, por isso, as novas demandas baseadas na experiência do jogador têm cada vez mais aspectos para análise. Nesse contexto, é importante que o designer use o senso estético e apresente soluções simples, atrativas, relevantes e bonitas.

A importância da conversa

Os jogos digitais devem acompanhar o novo formato de comunicação, no qual o usuário também tem o direito de se expressar. Por isso, é importante que existam diálogos que ajudem seus jogadores a entender quando uma ação foi concluída, por exemplo, ao passar de fase. Também é importante oferecer soluções para erros (por exemplo, em um jogo de corrida, avisar ao jogador que ele está na direção contrária).
Além disso, é importante facilitar a comunicação do jogador com a empresa. Para isso, ofereça canais de contato dentro do próprio jogo para receber feedbacks e até mesmo avisos de erro.

A cultura do atalho

Os joysticks são opções interessantes para que seus jogadores tenham uma vivência ainda mais surpreendente com o jogo. Entretanto, o designer deve pensar na possibilidade de o game ser jogado, por exemplo, em um smartphone. Nesse caso, para facilitar a vida do jogador, é importante que você ofereça atalhos.

O jogador no poder

Se as ações acontecem de forma intuitiva, o usuário tem mais segurança para interagir com o jogo. Afinal, é possível que ele tenha que lidar com novas situações e certamente confiará na lógica para concluí-las. Quanto mais o designer conseguir transferir esse sentimento de controle para o jogador, maior será a interação homem-máquina.

O designer de interface em games é um profissional muito solicitado no mercado. Como você pôde conferir, ele é o responsável por melhorar a relação do jogador com o game. Se você tem interesse em seguir essa carreira, lembre-se de desenvolver qualidades como a habilidade de comunicação e estar sempre de olho nas tendências e inovações do meio.

Gostou deste conteúdo e tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então, baixe o nosso e-book Desenvolvedor de games: como é o mercado no Brasil? e conheça quais são as oportunidades para o profissional dessa área no mercado nacional.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!