faceboook

Aprenda como investir na carreira profissional!

Construir uma carreira profissional de sucesso é um processo que leva tempo e dedicação. Separamos diversas dicas para você aprender como investir, (...)

Autor: Redação Impacta

O futuro profissional é uma inquietação bastante presente em algumas fases da vida, principalmente durante a juventude, em que muitos planos são feitos, muitos sonhos se criam e temos uma vida inteira pela frente para realizar nossos objetivos.

Especialmente antes de entrarmos na faculdade ou ao sairmos dela, essas preocupações se tornam ainda mais frequentes em nossa mente. Nesse momento, o medo e a insegurança podem pautar o cenário dos constantes questionamentos vivenciados.

Qual a melhor área para atuar? Qual profissão tem mais a ver comigo? Quais os melhores empregos em termos de remuneração hoje no Brasil? As dúvidas são muitas, e o melhor a fazer é apostar em dois principais pilares para sair da crise e enxergar um horizonte mais seguro: informação e planejamento.

A carreira é uma importante parte da nossa vida. É preciso que estejamos seguros e satisfeitos com o rumo profissional que escolhemos. É dele que tiraremos os meios para a satisfação de nossas necessidades básicas e as da nossa família, além da almejada realização profissional.

Como não dá para apostar às escuras em qualquer área sem antes sabermos se temos afinidade com ela ou se temos boas chances de sucesso, o melhor a fazer é analisar as nossas aptidões pessoais e procurar combiná-las com as oportunidades do mercado.

Para te ajudar nessa missão, preparamos este conteúdo sobre o tema. Se você quer aprender como investir na carreira profissional e garantir um futuro brilhante, continue lendo este post! Ele foi feito especialmente para você!

Escolhendo a área certa para você

Todos nós temos talentos. Na verdade, cada um de nós possui uma grande diversidade de talentos. Contudo, nem todas as aptidões que possuímos devem ser exercidas de maneira profissional. É preciso saber discernir quais são as nossas habilidades preponderantes e, mais ainda, entender se queremos trabalhar com elas, vale dizer, diariamente, por horas e horas, durante boa parte da nossa vida.

Isso distingue uma profissão de um simples hobby. Em ambos poderemos executar uma tarefa prazerosa, recompensadora. Mas o futuro profissional é bem mais complexo, e não podemos prejudicá-lo com amadorismos ou decisões precipitadas.

Além do mais, a escolha de uma área de atuação profissional determinará, em grande medida, alguns outros fatores da sua vida, como o meio social que frequentará, os amigos que fará, a rotina, os relatos que compartilhará com a família após o expediente, e assim por diante.

Por isso, essa decisão tem que ser pautada por motivos nobres e valiosos, muito além da simples recompensa financeira ou do status social que algumas profissões conferem. Assim, para fazer uma escolha mais consciente veja estas dicas!

Use as suas experiências

Na hora de tomar decisões importantes sobre o nosso futuro, é comum que surjam dúvidas. Para ajudar a resolver o impasse, uma boa dica é refletir sobre as experiências passadas. Elas podem incluir um estágio, um trabalho voluntário, a participação em uma palestra com um profissional que despertou a sua admiração etc.

As experiências são importantes para nos orientar sobre as nossas predileções ou inaptidões, fazendo com que você perceba o que você mais gostou de fazer e o que lhe trouxe experiências desagradáveis, que você não gostaria de repetir.

Defina metas

Como já afirmamos, escolher uma carreira vai muito além de simplesmente definir uma profissão. Essa decisão vai impactar vários âmbitos da sua vida, interferindo no grau de dedicação ao trabalho — médicos e demais profissionais da área de saúde, por exemplo, trabalham com plantões —, na cidade onde vai residir, no retorno financeiro que obterá, no círculo de amigos que terá e muito mais.

Assim, como não temos condições de obter todas as vantagens que existem, é preciso definir quais delas são mais importantes e capazes de promover a tão almejada realização profissional. E essa decisão é individual. Não é igual para todas as pessoas, visto que cada uma tem desejos e propósitos de vida distintos.

Definir metas é o primeiro passo para ter sucesso em qualquer área em que pretendamos nos lançar. Com um objetivo bem delineado, fica mais fácil saber a direção que devemos seguir.

Avalie os conhecimentos que você já possui

Num mercado cada vez mais competitivo, utilizar conhecimentos que você já possui vai torná-lo mais qualificado e eficiente, o que elevará o seu desempenho. Além do mais, se você já tiver alguma especialização ou experiência prévia na área, isso também pode se tornar um importante diferencial.

Por isso, na hora de escolher a área certa para você, avaliar seus conhecimentos lhe dará um panorama sobre o grau de esforço que terá que fazer para se colocar no mercado. Adentrar a uma área totalmente nova demandará mais empenho e investimento, mas pode ser bastante enriquecedora também, afinal, conhecimentos novos são sempre bem-vindos.

Informe-se sobre as profissões e carreiras

Outra boa maneira de facilitar a decisão de que carreira profissional escolher é buscando orientações e informações de diversas fontes: amigos, família, profissionais da área, artigos, pesquisas de mercado etc.

Vivemos na era da informação e há muito conteúdo disponível sobre todos os assuntos, inclusive sobre carreiras. Por isso, na hora de decidir a área certa para você, vale a pena se informar bem sobre as possibilidades que ela oferece, para fazer uma escolha consciente.

Conversar com profissionais da área, por exemplo, lhe dará um panorama mais completo dos principais desafios e das vantagens daquela carreira. Assim, você poderá ficar sabendo como anda o mercado, as ofertas de emprego e se há boas oportunidades na cidade em que você mora. Com isso, você elimina os mitos e conhece a verdadeira realidade das profissões.

Planejamento de carreira: aprenda a sua importância

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com a expansão das vagas no ensino superior, um grande contingente de novos profissionais adentrou o mercado.

Ao mesmo tempo em que houve um esvaziamento em algumas áreas, outras simplesmente multiplicaram muitas vezes o número de profissionais em atuação, causando um inevitável inchaço no segmento, o que aumentou a competitividade e elevou as exigências de qualificação.

Hoje, diferentemente da época de nossos pais, ter um diploma de graduação não é garantia de emprego certo. Cada vez mais, se torna imprescindível que os profissionais façam um bom planejamento de suas carreiras, mesmo antes de disputar uma vaga no mercado de trabalho. Quanto antes os objetivos forem delineados e as estratégias forem definidas, maiores serão as chances de sucesso, pois o planejamento de carreira e o sucesso profissional andam juntos.

O planejamento envolve a criação de um roteiro que busca otimizar o alcance de determinado objetivo. O ato de planejar comporta, assim, pelo menos duas fases básicas: a delimitação de um objetivo claro e a definição de uma estratégia eficaz.

O primeiro passo é definir o objetivo. Saber onde se deseja chegar é fundamental para montar um plano de ação eficiente. Para isso, valem as dicas já mencionadas sobre como escolher a carreira certa. Depois de decidido isso, o próximo passo é reunir o maior número de informações sobre a área escolhida.

Assim, é preciso conhecer as peculiaridades da carreira que pretende seguir, quais as principais exigências de qualificação para conseguir uma boa colocação no mercado, onde estão localizadas as melhores vagas, entre outras informações.

Após obter os dados essenciais sobre a sua meta, o foco deve ser direcionado para a montagem de uma estratégia de atuação. Nessa fase, serão definidos os melhores caminhos para chegar ao objetivo da forma mais rápida e proveitosa possível. Isso implicará, por exemplo, a escolha dos locais onde estagiar, quais cursos se deve fazer, parcerias a realizar e muito mais.

Agora que você já sabe como fazer um bom planejamento, é hora de verificar as principais vantagens dessa ação. Acompanhe!

Fornece uma orientação segura sobre onde se quer chegar

O planejamento é um ato indispensável para quem deseja atingir seus objetivos sem titubear. Sem um plano de ação seguro e estável, o profissional corre o risco de se perder entre a variada gama de opções disponíveis. É preciso ter em mente que, embora as opções sejam muitas, se não estivermos preparados e qualificados para ocupá-las, outros profissionais farão isso por nós.

Nenhum objetivo pode ser alcançado se não soubermos exatamente o que queremos. Sem foco, nossas ações se perdem pelo caminho e a energia é dissipada antes de atingir o alvo. Na vida profissional, isso não é diferente. Quando começamos a pensar sobre a nossa carreira desde cedo, podemos aproveitar melhor as oportunidades e direcionar o foco para a área que almejamos.

Motiva o profissional a perseguir seu objetivo

Ter uma meta traçada e um plano de ação para alcançá-la motiva o profissional a correr atrás do seu sonho e a empenhar-se diariamente para transformá-lo em realidade. Um objetivo profissional bem definido é um combustível a mais para fomentar a dedicação e o compromisso com a sua realização.

Além disso, quando você se dedica a algo de verdade, acaba envolvendo outras pessoas no projeto, como familiares e amigos. Isso aumentará a sua responsabilidade e seu empenho para atingir a meta, sendo um motivo a mais para querer superar seus limites e vencer.

Evita perda de tempo com projetos de pouca relevância

Quando o profissional está determinado a seguir uma área ou a realizar um certo projeto, acaba focando nisso e repelindo intervenções irrelevantes e meramente procrastinatórias.

Sem um método eficaz, dificilmente o objetivo é alcançado. Muitos profissionais não conseguem ter êxito pelo simples fato de lhes faltarem um planejamento, um programa de ação, que envolva desde a delimitação de um objetivo claro à definição da melhor estratégia para viabilizar sua conquista.

Ao saber exatamente aonde pretende chegar, qual cargo deseja ocupar ou em que empresa pretende trabalhar, o profissional conseguirá filtrar as oportunidades para selecionar as que permitem que ele alcance a meta traçada. Com isso, evita-se muita perda de tempo e otimiza-se os esforços.

Embasa a análise dos resultados

Por fim, o planejamento de carreira também serve para propiciar uma análise dos resultados. Uma coisa é certa: se não soubermos o que queremos, não saberemos também se conseguimos alcançar a meta ou não, e o porquê de eventual insucesso.

Um bom planejamento permite verificar a eficácia da estratégia adotada para alcançar o objetivo traçado e mensurar os resultados alcançados, o que dará embasamento à tomada de decisões.

Defina um objetivo na carreira

Definir um objetivo na carreira é outra medida fundamental para garantir um futuro profissional de sucesso. Já falamos de planejamento, e ele se relaciona diretamente com o objetivo. Na verdade, sua função é concretizar este último.

Todas as áreas proporcionam múltiplos caminhos: você pode trabalhar numa empresa ou abrir o seu próprio negócio, pode se dedicar a determinado ramo ou especialidade ou ter uma atuação mais genérica e abrangente, e assim por diante.

Por isso, é preciso que o profissional reflita sobre os seus objetivos, quais as metas que pretende alcançar, qual o seu propósito profissional, o que mais lhe motiva na sua profissão e por que escolheu esse caminho.

Também vale pensar sobre questões mais práticas, como onde deseja atuar, qual a média remuneratória almejada, se deseja integrar alguma organização específica, se prefere ter mais flexibilidade ou trabalhar em casa etc. Com um objetivo bem definido, as chances de êxito são muito maiores!

Investindo em cursos e especializações

Já explicamos que mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, sobretudo em algumas áreas, que sofreram um certo inchaço após a universalização do ensino superior. Se, por um lado, ampliar a oferta de vagas na universidade democratiza a educação e permite a ascensão social de diversos grupos sociais, por outro, ela traz ainda mais competitividade e eleva as exigências para se conseguir um bom emprego.

Hoje, a graduação não é mais um diferencial, mas só mais um pré-requisito para ocupar determinadas funções. Assim, a necessidade de investir em cursos e especializações torna-se cada vez maior. Além de capacitar ainda mais o profissional, o conhecimento mais aprofundado permite que ele ocupe vagas específicas, inacessíveis a quem não possui determinada titulação.

Não basta mais sair da faculdade e se lançar no mercado. É preciso ter um bom currículo a apresentar, e isso depende das qualificações extras que o profissional possui. Em síntese, é importante investir em cursos e especializações porque:

  • garantem melhores empregos;
  • aumentam o salário;
  • são um diferencial a mais para o mercado;
  • amplificam a qualificação profissional e a capacidade de fornecer soluções rápidas e inovadoras ao mercado;
  • mantêm o profissional atualizado.

Construindo sua rede de contatos

Outra dica essencial para se dar bem em qualquer carreira e garantir um futuro promissor é investir no networking. Construir uma rede de contatos é uma estratégia indispensável para o profissional que quer se destacar e ficar conhecido por aquilo que faz.

Ao lidar com profissionais da mesma área que você, ampliam-se as possibilidades de encontrar um sócio, um colega de trabalho ou mesmo um potencial cliente.

É preciso perceber que, muitas vezes, as relações pessoais e profissionais podem ter uma divisão muito tênue, e fazer networking contribuirá expressivamente para o seu sucesso profissional.

Por isso, é preciso criar e promover a sua marca pessoal para ser reconhecido como uma referência no segmento escolhido. Assim, você deve começar a encarar cada oportunidade com muita responsabilidade e determinação, sempre visando a objetivos maiores.

A sua network poderá ser composta por vários tipos de contato, e é importante não desprezar a importância de nenhum deles. Veja alguns bons exemplos!

Família

Seus familiares podem ser os primeiros contatos da sua rede. Por meio deles, o seu nome poderá ser propagado, pois eles sempre podem fazer indicações, distribuir seus cartões de apresentação, ou mesmo serem seus primeiros clientes.

Amigos

Os amigos também são essenciais para engrossar a sua rede de contatos. Do mesmo modo que a família, eles poderão te ajudar dando uma força na valorização e disseminação do seu nome e projetos, curtindo seus posts profissionais nas redes sociais e contratando seus serviços.

Professores

Manter uma boa relação com os professores é essencial para quem deseja ter sucesso profissional. Muitas vezes, eles já estão há muito mais tempo no mercado de trabalho e conhecem vários outros profissionais da área. Mostrar comprometimento e interesse pela profissão pode despertar a atenção deles para você e motivá-los a querer ajudar ainda mais no seu crescimento.

Colegas de curso

Os colegas de curso também devem ser vistos como aliados estratégicos da sua network. É preciso manter uma boa relação com cada um deles, pois, futuramente, vocês poderão ser sócios, parceiros ou até mesmo chefes uns dos outros.

Contatos nas redes sociais

As redes sociais também são fundamentais para divulgar o seu nome e o seu trabalho. Por meio de sites como o Facebook, LinkedIn e Twitter, você pode ser facilmente contatado e as pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre seu trabalho e suas qualificações.

Além do mais, figurar constantemente na timeline dos amigos fará com que você seja constantemente lembrado por eles. Afinal, somente quem é visto é lembrado!

Experimentando a prática profissional

Outra ótima maneira de chegar a uma decisão consciente sobre a melhor carreira para o seu perfil é viver na prática o dia a dia profissional dela. Melhor do que simplesmente ouvir relatos de terceiros é vivenciar os fatos e formar suas convicções a partir das suas próprias experiência. Assim, você verá com mais nitidez os desafios e benefícios oferecidos por cada área.

Nesta etapa, o ideal é que você já tenha em mente o caminho que deseja trilhar, e use a experiência prática somente para confirmá-lo ou decidir entre poucas opções — aquelas profissões que combinam com seu perfil, que atendem a seus gostos pessoas, suas metas e objetivos.

Você pode se lançar em um trabalho voluntário, um contrato por experiência ou simplesmente um empreendimento pequeno, como uma espécie de teste para confirmar suas expectativas sobre a área.

A alternativa do empreendimento próprio

Empreender é lançar-se frente a algo novo, assumindo os riscos inerentes à atividade empresária. Como todos os campos, tem suas vantagens e desvantagens.

Se, por um lado, ter um emprego formal garante mais segurança ao profissional — sobretudo no início da carreira —, o empreendimento próprio lhe confere mais autonomia, dinamicidade e possibilidade de maior retorno financeiro.

Mas, para mergulhar no mundo empresarial como o chefe do negócio, não bastam apenas vontade e coragem. É preciso conhecer alguns processos, além de possuir o capital necessário para começar. Assim, para ter um empreendimento próprio, você precisa ter um bom planejamento da atividade que deseja iniciar, possuir capital para investir e um plano para atrair os seus clientes. Reunindo esse arsenal, você estará pronto para se aventurar nessa nova missão.

3 erros que você precisa evitar na sua carreira

Apresentamos várias dicas sobre como escolher a carreira e quais os cuidados e os pontos a serem considerados na hora de tomar essa importante decisão. Agora, vamos falar sobre os principais erros que você precisa evitar na hora de decidir os rumos do seu futuro profissional. Confira!

Pensar só no lado financeiro

Esse costuma ser o erro mais comum na hora de definir os rumos da vida profissional. Muita gente pensa só no lado financeiro e se esquece de fatores mais importantes, como a afinidade com área, habilidades, gostos pessoais e objetivos de vida. Assim, podem tornar-se profissionais frustrados e infelizes na profissão.

Deixar-se influenciar pela opinião dos pais e amigos

Ouvir o conselho dos pais e amigos é importante para enriquecer as visões e propiciar mais maturidade à decisão a ser tomada. Contudo, a opinião das pessoas deve servir para te orientar, nunca para determinar a sua escolha. A decisão final do que lhe fará mais feliz e realizado só cabe a você mesmo!

Resistir às mudanças

Até aqui orientamos a escolher a carreira e garantir o sucesso profissional. Falamos em definição de objetivos, planejamento, criação de rede de contatos etc. Mas é preciso lembrar que essa decisão não precisa ser perpétua caso ela não te faça feliz. O importante em qualquer área da vida é buscar a felicidade e a realização pessoal. Por isso, tenha coragem de mudar sempre que for necessário.

Conclusão

Essas são as principais dicas sobre como escolher uma carreira profissional e garantir um futuro de sucesso. Como vimos, trata-se de uma decisão importante, que precisa ser bem pensada e planejada.

A profissão se distingue do hobby justamente pelo amadorismo que caracteriza o segundo. O mercado está cada vez mais competitivo, e é preciso dedicação e esforço para vencer os desafios diários e conquistar o seu lugar ao sol.

E então? Pronto para aplicar nossas dicas e garantir um futuro brilhante? Então veja também quais as habilidades profissionais mais importantes para o seu crescimento no mercado!

Quer saber como ser promovido no seu trabalho? Baixe o e-Book Gratuito!

Baixe o e-Book e veja dicas para ser promovido

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!